27
ago
2015

Importância do cinto de segurança: manual para o motorista

Qual a importância do cinto de segurança? Como se sabe, o que mais existe nos dias de hoje são manuais que trazem indicações de uso deste acessório indispensável para assegurar a integridade física dos integrantes do carro.

Para facilitar a vida de quem procura informações rápidas sobre o assunto reunimos nesse artigo os principais tipos de importância do cinto de segurança.

importância-do-cinto-de-segurança

Importância do cinto de segurança em evitar danos corporais

Embora seja um dispositivo simples se pode dizer que o uso do cinto de segurança é importante no sentido de diminuir as consequências do acidente, protegendo o corpo contra os diferentes tipos de choque que podem ocorrer após as colisões ou freadas bruscas.

Com o cinto de segurança o corpo do passageiro ou motorista não se choca contra o para-brisa, o painel e o volante. Sem contar que representa um acessório indispensável para evitar com que as pessoas sejam lançadas para fora de automóveis.

Nos dias de hoje a importância do cinto de segurança é tamanha que esse acessório automotivo está entre os itens de série indispensáveis dos carros novos.

De fato, o cinto de segurança traseiro é um daqueles acessórios indispensáveis para quem tem crianças!

Passageiros do banco traseiro

importância-do-cinto-de-segurança

Continuando esse artigo sobre a importância do cinto de segurança vale destacar o cinto traseiro, cujo uso, além de evitar multas de trânsito, pode segurar o corpo das pessoas no banco de trás quando ocorrem as colisões ou freadas bruscas.

Clique no link e conheça mais dicas para usar o cinto de segurança destinado aos passageiros.

Cinto de segurança: o anjo-da-guarda do motorista

De acordo com testes no DETRAN, se um veículo estiver a 40 km/h e ocorrer uma colisão o motorista pode ser atirado de modo violento contra o para-brisa ou para fora do veículo.

Há condutores que possuem a crença de que basta segurar o volante para amortecer, o que na verdade é uma ilusão, em principal ao considerar que braços são eficazes apenas quando os carros estão a 8 km/h no máximo.

Você sabia que nos dias de hoje há diferentes tipos de cintos de segurança? Leia outro artigo da Tuning Parts e saiba tudo sobre o assunto.

Duplas colisões

Uma batida de trânsito gera no mínimo duas colisões. A primeira se trata do choque dos veículos e a segunda é o atrito entre o corpo de integrantes no carro e as partes internas automotivas. Nesse sentido, ao considerar a importância de cinto de segurança é possível afirmar que o uso impede a segunda colisão.

A tecnologia para o cinto de segurança surpreende os especialistas diariamente. Leia esse outro post e conheça novidades tecnológicas deste acessório automotivo.

Como usar cinto de segurança?

Conforme você já percebeu existem diversos tópicos que explicam sobre a importância de usar cinto de segurança. Contudo, motoristas e passageiros jamais podem aproveitar de todas as benfeitorias deste acessório quando não utilizam de modo correto. Veja como realizar o procedimento e usufruir da máxima proteção:

A. Sente com calma e posicione o corpo de maneira correta no banco. Procure manter a coluna bem reta. Relembre do tempo de escola, quando a professora ensinava a postura certa: Esse é o método correto de se posicionar para colocar o cinto de segurança.

B. Puxe o cinto até o prendedor. Tenha em mente de que o cinto abdominal precisa estar na região dos quadris e jamais no centro da barriga – tome a máxima atenção porque esse erro é mais comum do que se imagina!

Faça o clique aqui e conheça uma síntese bacana sobre as principais regras do cinto de segurança!

C. Após travar o cinto veja se seu corpo está posicionado, confortável e firme antes de você ligar o carro para seguir viagem.

Cinto de segurança gera danos no corpo?

imagem

Interessante notar que a principal alegação das pessoas que deixam de usar cinto está na falta de conforto, capaz inclusive de gerar pequenas lesões à pele. De fato, embora sejam raros, existem momentos nos quais podem ocorrer pequenos machucados, em principal após uma freada brusca.

Grande parte dos especialistas indica que apenas ocorrem lesões na pele após choques violentos que sem o uso do cinto de segurança com certeza trariam danos maiores, que poderiam gerar inclusive o óbito de motoristas ou passageiros.

Não pense duas vezes em usar o cinto de modo adequado!

Ficou com dúvidas sobre como utilizar o cinto de segurança perfeitamente? Acesse esse link e leia um texto que traz uma explicação rápida e eficaz!

Comprar cinto de segurança online

Para não receber multa ou jamais correr riscos de sofrer danos sérios no corpo o motorista deve sempre manter os cintos de segurança em condições impecáveis. Se você precisa adquirir novas unidades é só comprar barato na Tuning Parts (aqui).

O que você achou deste artigo sobre a importância do cinto de segurança? Deixe registrada a sua opinião.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.