27
nov
2013

Como Usar o Cinto de Segurança Para Reduzir Acidentes

O cinto de segurança é o meio mais eficaz quando falamos em reduzir acidentes graves. Vamos falar a importância do Cinto de Segurança.

Qual a Função do Cinto de Segurança ?

O cinto de segurança foi desenvolvido para evitar que os passageiros e o motorista, em caso de colisão, que seu corpo se choque com outras partes do veículo ou até com os ocupantes e, também evita que você seja arremessado para fora do carro em caso de um acidente grave.

O acessório é um item de segurança obrigatório atualmente, por isso é recomendado verificar o cinto de segurança uma vez por ano, para mantê-lo em perfeitas condições. É preciso checar se os engates não estão com folga e se estão bem presos. Observe também o tecido, conferir se não está desfiando devido ao desgaste.

Cinto-de-Segurança-2

No caso de cintos retratáveis, é bom puxar a parte diagonal bem rápido para verificar se o cinto está travando e se o sistema de recolhimento está funcionando adequadamente. Se você reparar alguma alteração, é imprescindível levar o veículo para um especialista.

Os cintos de segurança jamais devem ser consertados. Em casos de defeito no pano ou em alguma peça, a parte defeituosa deve ser imediatamente trocada por um modelo igual ao recomendado pela montadora.

A sujeira pode obstruir o seu enrolamento automático e os resíduos também danificam o material do cadarço, provocando corrosão e até o rompimento na hora de um choque.

Se seu carro pega muita poeira com os vidros abertos ou se foi molhado por dentro, é recomendado fazer uma lavagem. Para lavar o cadarço deve ser puxado todo para fora, limpo e guardado somente depois de seco.

A limpeza pode ser feita com sabão neutro e água morna. Nunca utilize água sanitária e, cuidado com produtos para polimento, óleos, produtos químicos.

Cinto-de-Segurança-3

Atenção!

Caso você não utilize o cinto de segurança, está propício a levar multa com infração grave, no valor de R$ 127,69 e perdendo 5 pontos na carteira.

Se o cinto de segurança estiver torcido, não vão cumprir sua função corretamente e em caso de colisão podem até ferir os ocupantes.

Após um acidente, a recomendação é trocar os cintos, mesmo que não existam problemas aparentes.

Alguns motoristas imaginam que podem suavizar o choque segurando com força o volante, isto é ilusório. Em testes realizados, o carro com a velocidade de 40 km/h, o motorista já pode ser atirado violentamente contra o para-brisa e até pode ser arremessado para fora do carro.

Estatísticas sobre acidentes mostram, 8 a cada 10 pessoas que não utilizavam o cinto de segurança, morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos com a velocidade acima de 40 km/h. Por isso, é importante lembrar de utilizar o cinto de segurança, mesmo em distância pequenas, como por exemplo: quando você está chegando na sua casa, o recomendável é retirar o cinto de segurança quando o carro estiver parado, desligado e devidamente estacionado.

Não deixe também de visitar a loja Tuning Parts e conferir o que temos de acessórios para o seu carro.


POSTADO EM DicasFunções

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.