21
jan
2015

Itens de série do carro: 10 acessórios obrigatórios

Itens de série do carro indispensáveis conforme a lei são aqueles acessórios ou equipamentos obrigatórios. Proprietário que não usa pode receber multa ou até mesmo ter veículo recolhido para a garagem do DETRAN (Departamento de Transportes).

Interessante notar que por vezes estes itens adicionais do carro, tidos como obrigatórios, não vêm com o veículo de fábrica.

É necessária atenção aos mínimos detalhes nos itens de série do carro para evitar dores de cabeça no futuro.

Itens de série do carro: Brake-light (luz de freio)

itens-de-serie-do-carro

Acessório indispensável para a segurança. Ao acionar o condutor avisa aos motoristas de trás que está com os pés no freio. O equipamento auxilia de modo direto ao bem-estar no fluxo dos veículos.

A eficácia do equipamento é tamanha que automóveis Premium saem da fábrica com este adicional de série. A Resolução 227 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) diz que tal acessório é de uso obrigatório no Brasil.

Temporizador do limpador de para-brisa

itens-de-serie-do-carro

Temporizador do limpador de para-brisa também é um dos obrigatórios itens de série do carro. Seu sistema permite que o vidro não fique com gotas prejudiciais à visão dos motoristas.

Dica para melhorar a eficácia do equipamento é usar após alguns segundos de chuva e não logo no momento em que começam as primeiras garoas. Desta forma diminuem as chances de riscar o para-brisa por causa da sujeira.

Limpador e desembaçador de vidro traseiro

itens-de-serie-do-carro

Limpadores são itens de série do carro obrigatórios, presentes em qualquer automóvel zero. Proprietários precisam dispor de atenção máxima para manter este equipamento funcionando de modo correto e assim não sofrerem problemas com agentes de trânsito.

Desembaçador está presente na parte superior do para-brisas. Direcionado para cima, ao teto dos carros. Serve para evitar que os vidros fiquem embaçados.

Travas de vidros elétricos

itens-de-serie-do-carro

Você sabia que automóveis com quatro portas exigem sistema elétrico de vidro e travas? Por este motivo em veículos modernos ou luxuosos estes são itens de série do carro.

Travas e vidros elétricos não servem apenas para modernizar o automóvel. Na prática são úteis para aumentar a segurança, em principal das crianças que se encontram nos bancos traseiros.

Cinto de Segurança e Air bags

itens-de-serie-do-carro

Normalmente os itens de série do carro se direcionam à defesa da integridade física dos ocupantes. No Brasil, airbags estão presentes em todos os veículos novos construídos de janeiro de 2014 para frente.

Cinto de segurança e airbags sempre formaram grandes debates entre especialistas de segurança em automóveis.

Após diversos estudos para comprovar qual melhor método de defesa contra danos de colisões foi concluído que ambos possuem particularidades distintas, e, por este motivo são obrigatórios itens de série do carro hoje em dia.

Macaco

itens-de-serie-do-carro

Macacos servem para levantar os veículos de modo rápido e sem grande esforço físico. Acessório importante, afinal, nunca se sabe quando vai existir a necessidade de usar. Quando o pneu fura é hora de utilizar macaco para auxiliar na troca por estepe.

Triângulo

itens-de-serie-do-carro

Assim como o macaco, triângulo também deve ser usado em casos de trocas do pneu. Equipamento útil para alertar que o carro não pode trafegar por determinado motivo.

Quem encosta o veículo no acostamento sem colocar este item como alerta, em no mínimo 30 metros, recebe multa.

A grande vantagem do acessório está na universalidade, ou seja, proprietários de veículos podem comprar e (ou) usar qualquer triângulo que respeita as especificações da lei quanto ao tamanho.

Estepe

itens-de-serie-do-carro

Sem dúvidas representa um dos itens de série do carro indispensáveis para qualquer veículo. Sair com automóvel sem pneu reserva é um risco que não pode ser cometido, seja para evitar multas ou o transtorno de ficar parado na pista.

Em todos os momentos em que calibram pneus os motoristas precisam fazer também o serviço no estepe.

Do contrário, ao momento em que usar seu pneu reserva, o condutor tem risco de utilizar acessório com estrutura inadequada, aumentando o risco do estepe furar antes de chegar à oficina mais próxima.

Direção hidráulica

itens-de-serie-do-carro

Direção hidráulica facilita o tráfego de qualquer tipo de condutor, dos amadores até profissionais. Até para realizar baliza perfeita este acessório auxilia de modo direto. Fazer curvas precisas e em alta velocidade nunca foi tão fácil.

Freios ABS – Itens de série do carro

itens-de-serie-do-carro

Freios ABS também estão presentes em todos os carros novos do Brasil, isto de acordo com a lei recém-criada, na qual obriga montadoras a instalarem este equipamento antes de venderem qualquer automóvel em terras nacionais.

Fique dentro da lei! Compre itens de série do carro na Tuning Parts, loja online que vende acessórios e equipamentos para carros com enormes facilidades ao pagamento.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Luzivaldo disse:

    Comprei um veiculo zerola km,ele não veio com o extintor e Filtro de ar condicionado,tá correto essa recomendação é disseram que eu só podia botar o filtro com 200 km rodados

  • IAGO ANTONIO SILVA ANDRADE disse:

    Gostaria de entender onde cita que DH é obrigatório de fábrica.