5
ago
2014

Aprenda a fazer a baliza perfeita!

Qual é um dos principais medos dos motoristas? Entre as opções mais graves como um acidente, ou as estressantes, como enfrentar um congestionamento, a baliza aparece, com certeza, entre as cinco mais lembradas. Essa dor de cabeça na hora de estacionar pode ser eliminada e agora você vai saber como isso é possível.

O assunto é tão importante que está na relação de principais motivos para reprovação no teste prático para tirar a carteira de motorista e já motivou estudos em uma universidade da Inglaterra, que procurou encontrar a fórmula matemática perfeita para ensinar o motorista a fazer baliza.

Conheça agora o que a ciência, a prática e a tecnologia podem te ensinar a tornar a baliza menos estressante e motivo para atraso em seus compromissos.

Técnica da escola

Uma regra para fazer a baliza sem ajuda de equipamentos é seguir três passos, que geralmente são ensinados em auto-escola. A técnica é a seguinte:

  • Você coloca seu carro alinhado com o carro da frente e precisa se atentar para um detalhe. Sua roda traseira (pode ser medido pelo vidro lateral traseiro também) deve estar paralela com o para-choque do veículo na sua lateral;

  • Engate a ré e esterce completamente o volante para o lado da vaga, de forma que o carro vá em sentido contrário à vaga. Siga até que a frente do seu carro esteja mais ou menos alinhada ao para-choque do veículo à sua frente (matematicamente, 30º da calçada). Com isso, é hora de deixar o volante reto e continuar na ré para o carro entrar na vaga;

  • O pneu traseiro vai encostar ou quase tocar a guia. Então você precisa torcer o volante novamente, agora no sentido que vai fazer a frente do carro entrar no espaço à sua frente, o que vai fazê-lo encaixar na vaga. Talvez seja necessário ainda ir um pouco para frente ou para trás para alinhar o veículo e você deve usar os retrovisores para evitar colisão.

Claro que explicar o passo a passo torna a situação um pouco mais complicada. Uma dica é treinar com as mãos. Como assim? Isso mesmo, pretenda que sua mão é um carro e imagine os movimentos citados acima. Este é um treino que ajuda seu cérebro a ser condicionado para entender o que é preciso fazer na hora da baliza.

Depois, é claro, vá para a prática. Dirigir é um hábito que se adquire. Portanto, quanto mais você pratica, melhor consegue responder às exigências da rua.

Baliza

Como a ciência ajuda

A baliza tornou-se tão relevante que um professor da Universidade de Londres decidiu estudar o assunto e criou uma fórmula matemática para achar o espaço perfeito para estacionar o carro.

Simon Blackburn criou o cálculo em 2010 após analisar várias variáveis e usou a geometria e a teoria dos triângulos de Pitágoras para chegar a uma conclusão.

É claro que andar com a fórmula no porta luvas do carro não seria a melhor maneira de fazer uma baliza, mas o que vale é a curiosidade e entender o que o matemático quis representar: conseguir estacionar o carro depende unicamente de avaliar da melhor forma se o se veículo cabe no espaço disponível.

Por isso, antes de entrar em uma baliza, tente parar o carro lateralmente à vaga e veja se ele cabe ali antes de tentar fazer diferentes manobras.

Com tecnologia fica mais fácil

De todos os truques, talvez o que tenha um efeito mais prático é ter alguns equipamentos instalados no carro para garantir uma baliza sem problemas. Deve-se ressaltar que alguma prática vai tornar o uso desses sistemas mais eficaz, até porque esses acessórios não fazem a baliza por conta própria e o motorista precisa intervir.

O primeiro deles é ter uma câmera de ré. Com esse equipamento, você tem uma visão mais ampla da traseira do seu carro e enxerga os espaços facilmente.

Essa tecnologia já fez parte apenas de modelos luxuosos, mas atualmente o produto se popularizou principalmente por conta da queda dos preços (já existem acessórios desse tipo que custam R$ 60,00).

Com uma espécie de régua disponível no visor dentro do carro, o motorista consegue ter segurança do espaço que ele possui para estacionar o veículo.

Essas câmeras são pequenas, à prova de água, podem ser instaladas acima da placa traseira ou no para-choque. Alguns modelos até possuem infravermelho para auxiliar o motorista em locais com pouca luminosidade e podem ser colocadas em qualquer veículo.

Nesses casos, você precisa ter uma central multimídia no seu carro para conectar a câmera a um monitor.

O mercado também disponibiliza sensores de estacionamento, que tornam a vida do motorista muito mais prática.

Além do sensor, o acessório vem com display, que fica dentro do carro e mostra a distância do outro veículo. Ele geralmente funciona automaticamente quando você engata a ré. Esse equipamento já é universal e pode ser instalado em qualquer veículo. Os preços variam um pouco, mas é possível comprar um sensor de estacionamento relativamente barato, a partir de R$ 100,00.

Agora que você já sabe das dicas práticas, científicas e tecnológicas para tornar a baliza um problema superado, basta escolher a que melhor te ajuda. Não esqueça de sempre praticar e não temer a pressão de outros motoristas. Se quiser, pode também assistir aqui a mais dicas sobre acessórios para seu carro.

Conhece alguém que tem sérios problemas com baliza? Conte essas dicas para essa pessoa. Aproveite e deixe nos comentários experiências passadas por você. Vai ver que muita gente vai compartilhar da mesma situação.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.