5 Funções do Farol de Neblina
Vários motoristas devem desconhecer a principal função do farol de neblina. Neste post vamos desvendar as funções do farol de neblina.
Hoje em dia, alguns carros já saem com o farol de neblina, para ajudar o motorista na estrada. No entanto, é fácil ver carros com o farol de neblina instalado e ainda é mais comum avistarmos esses carros com o farol de neblina acesso durante o dia, pasme! É muito comum. Esses motoristas creem que o farol de neblina pode substituir o farol baixo. Acontece, quando os motoristas fazem isso, utilizando o farol de neblina no lugar do farol baixo, eles comentem uma infração de trânsito.
A diferença entre o Farol de neblina e o Farol de milha
O farol de milha, como o nome já sugere, é de longo alcance. Sua lâmpada tem alta potência, e a peça só pode ser acesa em conjunto com o farol alto. Como seu objetivo é iluminar à distância, deve ser instalado nos pontos mais elevados do carro. Pode ser posicionado na mesma altura que os faróis ou acima deles.
Atente-se para a diferença entre o farol de neblina e o farol de milha. Os faróis abaixo são de neblina, mas foram categorizados como de milha por serem comumente chamados assim.
5 Funções do Farol de Neblina
1 – O farol de neblina como o próprio nome diz, tem a função de aprimorar a iluminação da rua em caso de neblina, tempestade, nevasca, nuvem mais densa e destacar os dispositivos refletivos que estão na rua, guiando o motorista no seu trajeto.
2 – A posição ideal para instalar o farol de neblina é próximo ao solo, com até 80 cm de altura.
3 – Não use o farol de neblina como farol baixo, ele só deve ser utilizado nas descrições ditas acima.
4 – O farol neblina possui uma lâmpada de pouca intensidade, e por isso deve ser ligada junto com o farol baixo.
5 – O farol de neblina ilumina as laterais da pista. Tudo isso, porque a neblina se forma a 30 cm do chão.
Preste Atenção!
Não use lâmpada branca no farol de neblina, pois ela pode acabar confundindo o motorista, já que o nevoeiro tem uma coloração esbranquiçada.
A utilização do farol de neblina na cidade não é permitida, recebendo a multa no valor de R$ 127,69 e ainda perde 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
Agora que já temos um carro limpinho e pronto para a próxima aventura, que tal compartilharmos experiências e ainda mais conhecimento nos comentários? Ah, e não se esqueça de de acessar o canal do Tuning Parts no YouTube!
Ótimo artigo.
É muito importante o brasileiro distinguir essas diferenças que foram citadas, assim evitam de cometer infrações puníveis com multas e pontuação na CNH e o principal, com essas orientações pode-se evitar possíveis acidentes causados por pura imprudencia.
O que mais se vê nas cidades, é o carro com o farol de neblina aceso.
Todos usam na cidade como item de tuning e confesso, quero fazer o mesmo
ÓTIMO.
[…] Olá amigo amante de carros! Sejam bem vindos de volta! Antes de entrar na questão precisamos diferenciar o farol de milha e o de neblina. […]
” Não se deve confundir, entretanto, o farol de longo alcance com o farol de neblina (“farol utilizado para melhorar a iluminação da via em caso de neblina, nevasca, tempestade ou nuvem de poeira” – item 2.7.20. da Resolução n. 227/07), para o qual não há, apesar de sua destinação específica, qualquer vedação legal de utilização no período noturno, em vias iluminadas (desde que em concomitância com o farol principal). Se, todavia, for utilizado o farol de neblina, em substituição ao farol principal, a sanção administrativa ocorrerá pela não utilização da luz baixa (artigo 250, inciso I, alínea ‘a’). “
Embora o post seja antigo, preciso comentá-lo para agradecer a ajuda, já que minha ideia ERA exatamente trocar por uz branca. Muito obrigado. Post perfeito.