18
out
2014

Motor do Carro: Quais Principais Componentes?

Motor do Carro

Motores estão repletos de estruturas indispensáveis ao tráfego perfeito. Quando qualquer parte, por menor que seja, tem danos, a motorização não trabalha de modo correto, o que resulta em maior esforço dos outros componentes. Ao conhecer motor do carro, proprietário pode identificar e resolver problemas por conta própria, economizando na manutenção.

● Quais Principais Componentes no Motor do Carro?

Alternador

Sem alternadores a bateria não recarrega. Responsáveis por alimentar pontos elétricos com sua corrente, no momento que o veículo está em funcionamento. Alternadores trabalham apenas quando motoristas acionam partidas, depois ficam inoperantes.

Anéis de Segmento

Presentes no lado exterior (pistão) e interior (cilindro). Trabalham para ajudar na mistura entre combustível e ar, fazendo com que não vaze nada ao cárter durante a compressão. Anéis são importantes no motor do carro, atuam para administrar o ciclo da combustão e os gases que saem dos escapamentos.

Bateria

Fornece energia ao motor funcionar de forma adequada. Tem responsabilidade de alimentar sistema elétrico do automotivo. Vale ressaltar que, quando descarregada, não há chances da motorização funcionar adequadamente, gerando falhas consideráveis na partida.

Cabeçote

A cabeça da motorização, denominada “cabeçote” de forma popular, também tem importância fundamental aos motoristas que desejam conhecer como funciona o motor do carro. Junto das velas, tem importância fundamental no trabalho das válvulas que admitem a entrada de combustível e ar.

Cilindros

Responsáveis por proporcionar movimento do pistão, indispensável ao trabalho dos motores. De acordo com especialistas, a potência que existe na estrutura da motorização se relaciona de forma direta aos cilindros. Para conhecer o motor do carro é preciso saber que: Quanto mais cilindradas, maior a potencialidade.

Pistão

Trabalha na parte interna do cilindro. Os veículos antigos possuem este componente composto de ferro fundido, ao ponto que nos carros modernos há estrutura composta por alumínio, para diminuir as chances de superaquecimento na motorização.

Solenoide de Partida

Esse tipo de peça possui nomes diferentes conforme a região do Brasil. Existem mecânicos que denominam como “relé”, ou “bobina de chamada”. Tem responsabilidade a ligar o motor de arranque junto à bateria, combinação fundamental no sistema automotivo.

Válvulas

Este componente veda as estruturas compostas na câmara, que mantém a combustão ao escapamento, responsável por gerar abertura aos gases. Para obter ciclo completo há necessidade das válvulas de admissão capturarem ar e combustível.

Atenção, quando válvulas têm problemas, ocorre a queima de gás e óleo, gerando maior quantia de fumaça com cor escura.

Vela da Ignição

Componente de motor do carro indispensável para gerar faíscas no momento dos motoristas acionarem a partida, fazendo o veículo funcionar. Existe mistura entre gasolina e ar a acontecer trabalho inicial ao ciclo da combustão. Interessante notar que tal estrutura não está presente em sistemas a diesel.

Virabrequim

Responsável por administrar os movimentos do pistão. Dentro da câmara de combustão, quando acontece queima de combustível, os gases empurram o pistão, que por sua vez, fica ligado à árvore da manivela, ou, virabrequim.

Em ressumo, os virabrequins transformam o movimento alternado dos pistões em rotação, transmitindo energia de modo direto às rodas. Este trabalho ocorre junto aos mancais fixos, presentes no bloco do motor.

Os casquilhos, aquelas capas presentes nos mancais, servem para reduzir atrito no virabrequim. O bloco funde e gera lubrificação específica a garantir com que óleo circule ao sistema.

De Olho no Manual

Para conhecer melhor os motores de carros é preciso conferir o manual dos proprietários, documento com informações básicas, não apenas da motorização, como também de outros componentes do veículo.

Quem não tem esse tipo de conteúdo informativo precisa fazer o máximo possível para encontrar cópias em sites na internet, disponíveis nos formatos PDF, normalmente.

Compre componentes ao desempenho de motores na Tuning Parts, e-commerce especialista, líder de mercado, que concede 5% no desconto na compra com boleto bancário (clique no link).

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)


POSTADO EM Funções

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.