2
dez
2014

Motovelocidade: Melhores Pilotos da História

Acelerar ao máximo com a pista livre é um sonho dos motociclistas profissionais ou amadores em motovelocidade. No mundo dos esportes apenas os verdadeiros líderes conseguem ficar na frente de todos, sentindo o vento e a sensação de vencer mais uma corrida na carreira.

Conheça neste artigo a lista dos 10 melhores pilotos de todos os tempos conforme a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), que é a instituição mais respeitada no universo das motos de competição. Veja também o que estas lendas fazem hoje em dia.

A # Giacomo Agostini: Italiano Rei da Motovelocidade

motovelocidade

Se Valentino Rossi é um príncipe guerreiro do motociclismo, então Giacomo Agostini simboliza o verdadeiro rei, afinal, levantar 15 troféus de mundiais não é façanha para qualquer piloto. O italiano nasceu em 1942 e teve seu auge nas pistas entre os anos de 1966 e 1975.

Dos 15 mundiais que Giacomo Agostini venceu, 8 foram na categoria máxima do motociclismo, conhecida como MOTOGP 500cc. Campeão 7 vezes seguidas entre 1966 e 1971. Com a conquista de 1975 selou sua carreira com chave de ouro. Por estas e outras que entrou ao Hall da Fama do Motociclismo em 1999.

Nos dias de hoje Giacomo Agostini vive em Milão e curte sua aposentadoria ao lado da família. De modo frequente ele aparece ao público em campanhas publicitárias ou por causa de homenagens.

Giacomo Agostini foi homenageado em 2012 no Salão de Milão com o modelo F# 800 AGO, da EICMA. Para a última corrida da temporada de 2014 do MOTOGP foi prometida a visita de Agostini para pronunciar sobre o evento.

Agostini apenas competia com motos 500cc e 350cc.

B # Ángel Nieto: Espanhol

motovelocidade

Sem dúvida o piloto espanhol mais lembrado de todos os tempos. Venceu 13 títulos mundiais Grand Prix entre 1969 e 1984. Ao contrário de Agostini, brilhou nas competições com motos leves, de 125cc e 50cc.

Se aposentou em 1986 com 39 anos, deixando o legado de 90 vitórias em grandes prêmios e 13 campeonatos do mundo. Nieto foi um recordista absoluto na sua categoria.

Após a aposentadoria fez uma equipe de motociclismo com seu filho. Nos dias de hoje é comentarista da televisão espanhola. No ano de 2000 foi intitulado como “Legendário” por membros da FIM.

Durante o Grande Prêmio da França de 2008, Nieto parabenizou Valentino Rossi porque o mesmo se igualou ao recorde de 90 vitórias.

C # Valentino Rossi: Italiano

motovelocidade

Aos amantes de motovelocidade dos dias atuais não existe piloto melhor que Valentino Rossi. Ao contrário dos seus colegas do passado, Rossi correu em competições com maior nível de tecnologia e concorrência entre as equipes, e mesmo assim conseguiu obter destaques consideráveis entre 1997-2014, como os 9 títulos mundiais, dos quais: 7 no MotoGP 500cc, 1 em 250cc e 1 na modalidade “125cc”.

Para muitas pessoas Rossi é o melhor piloto de todos os tempos porque brilhou nas pistas com motos pesadas e leves. Outra característica peculiar está na sua habilidade de vencer independente da marca das suas motos.

Ele conseguiu ganhar pilotando Honda, Yamaha e Ducatti. Ao longo da carreira também usou diversos fabricantes de pneus, sempre obtendo destaque no pódio.

De acordo com a revista Sports Illustrated, Rossi tem um dos mais altos ganhos do esporte no mundo. Ele recebeu cerca de 34 milhões de dólares em 2007.

No ano de 2009 a Forbes classificou Rossi como número 9 entre os atletas com melhores renumerações do mundo, ganho estimado em 35 milhões de dólares para 2008.

Ao começo de 2014 existia um forte boato que Valentino Rossi iria se aposentar. Porém, ele já avisou de modo público que está forte e empenhado em continuar no esporte, preparado para novos títulos.

D # Mike Hailwood: Britânico

motovelocidade

Entre 1961 e 1967 não teve para ninguém nas modalidades de 500cc e 250cc. O “piloto da pesada” ganhou 9 títulos mundiais. Seu apelido era “Mike the Bike”, isto por causa da sua alta capacidade e quitação natural para brilhar com diversos tipos de motores.

Mais tarde competiu na Fórmula 1 e em outras classes de corridas se tornando um dos poucos homens a disputar Grand Prix, tanto de motos como carro, com sucesso.

Mike Hailwood morreu em um acidente de avião que ocorreu na região de Warwickshire, Inglaterra.

E # Carlo Ubbiali: Italiano

motovelocidade

Entre 1951 e 1960, em plena época de ouro da motovelocidade, Carlo Ubbiali conseguiu colocar seu nome na história ao ganhar 9 mundiais, 3 com 250cc e 6 na modalidade 125cc. Ele foi uma força dominante da década de 1950 nos Grand Prix de motos leves.

No ano de 2001 a FIM colocou seu nome no Hall da Hama. Hoje em dia ele se encontra com seus amigos para eventos de motovelocidade. Ubbiali está aposentado na Itália.

F # John Surtees: Britânico

motovelocidade

Entre 1956 e 1960, ou seja, em apenas 4 anos, John venceu 7 mundiais nas duas modalidades mais rápidas do mundo, 500cc (4 títulos) e 350cc (3 títulos), números que o coloca na lista das verdadeiras lendas.

Após se aposentar abriu uma loja de motos, além de permanecer envolvido com motociclismo participando de eventos clássicos. Seu nome chegou ao Hall da Fama de Motovelocidade em 1996. No ano de 2008 ele ganhou a honraria de “Oficial da Ordem do Império Britânico”.

G # Phil Read: Britânico: Motovelocidade

motovelocidade

Phil Read é um britânico que se consagrou na motovelocidade de 1964 até 1974. Nestes 10 anos obteve  7 mundiais: 500cc (2 títulos), 250cc (4 títulos) e 125cc (1 título).

Teve que abandonar o esporte por causa dos diversos tipos de AVC que contraiu enquanto piloto. Quando se aposentou resolveu apostar em produção de design para acessórios de motociclismo, atividade que exerce até os dias atuais.

H # Geoff Duke: Britânico

motovelocidade

Se Carlo Ubbiali dominou os campeonatos de motos leves nos anos de 1950, nas disputas entre as máquinas potentes o rei foi Geoff Duke. Nos 5 primeiros anos da década de 50 do século XX este britânico ganhou 6 títulos mundiais, 4 em 500cc e 2 com 350cc.

Depois de se aposentar Duke virou um homem de negócios, inicialmente no comércio de automóvel e mais tarde em serviços de transporte. Ao ano de 1978 ele foi fundamental na criação da empresa Manxline.

I # Jim Redman: República da Rodésia

motovelocidade

Redman teve seu auge na primeira metade da década de 60. Possui 6 títulos mundiais: 350cc (4 troféus) e 250cc (2 troféus). Foi no ano de 1966 que abandonou as pistas, após ser ferido no Grand Prix da Bélgica.

O piloto se aposentou com um total de 45 vitórias em grandes prêmios. Atualmente mora na cidade de Londres. Ele é empresário e comentarista de motovelocidade.

J # Mick Doohan: Australiano

motovelocidade

Mick Doohan é o mais conhecido motociclista profissional da Austrália. Possui 5 mundiais em 500cc, obtidos entre 1994 e 1998. De fato, ganhar a modalidade mais rápida do mundo cinco vezes consecutivas jamais será um feito esquecido.

Aposentado em agosto de 2006, Doohan enfrentou acusações por causa de uma briga em um clube de strip-tease. Sua personalidade marcante ainda é notada quando opina sobre temas relacionados à motovelocidade.

Não esqueça de visitar o site da Tuning Parts, especialista em acessórios automotivos.

Fonte: Fim-live.com Moto.com.br Ilsussidiario.net Sradmotor.blogspot.com.br


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Júnior disse:

    Sou muito fã de Valentino Rossi, acho ele o melhor de todos os tempos! Um cara de 37 anos e ainda com tanta motivação e competindo de igual com a ótimos e novos pilotos e até superando eles!!!!

  • Motocicleta disse:

    Que legal! Para quem gosta de Motocicleta é um prato cheio!