9
set
2014

Consórcio de Automóveis: Vantagens e Desvantagens?

Consórcio de Automóveis

No consórcio de automóveis, comprador paga certo valor nas parcelas mensais, até contemplar os boletos e ter direito ao bem automotivo. Também existem clientes que conseguem receber antes de terminar o pagamento, desde que sejam sorteados conforme a política da instituição, de bancos populares até às próprias montadoras.

A grande parte das pessoas que buscam consórcio de automóveis não tem dinheiro para quitar à vista ou condições a efetivar o financiamento. Existem riscos eminentes no caminho, tais como risco de inadimplência e as chances de perder altas quantias investidas.

Sem contar com os golpes, que prosperam junto à demanda por automotivos consorciados no mercado. Por outro lado, não há como negar este fato: Consórcio de automóveis é mais barato do que financiamentos. Quais vantagens e desvantagens do consórcio de automóveis? Confira a seguir.

● Quais Vantagens do Consórcio de Automóveis?

1.    Facilidade na Compra

No consórcio de automóveis menos burocracia. Na grande parte dos casos não é preciso comprovar renda com holerite. Para quem trabalha de modo informal, ou seja, sem carteira assinada, consiste no tipo de compra ideal. Basta quitar as parcelas ao prazo correto que não há problemas em receber o veículo.

2.    Educação Financeira

Ao fazer consórcio de automóveis os clientes precisam economizar, fato que para certas pessoas é positivo, levando em conta que aumenta a educação financeira. Depois de quitar o plano por completo, a quantia paga às parcelas precisa virar reserva à manutenção do veículo ou para comprar acessórios a valorizar o bem.

Quem deseja custo-benefício deve comprar nas lojas online especializadas em acessórios, caso da Tuning Parts, que oferece produtos com 5% de desconto no boleto bancário, ou parcela compras em 12x no cartão de crédito (clique no link e faça sua compra).

3.    Ausência de Juros

Consórcios de automóveis são conhecidos por causa da falta de juros. Neste sentido, com certeza acarreta maior economia do que comprar com financiamento. Mas, existem custos secundários, caso da taxa de administração, adesão, entre outros. Porém, o gasto deste plano de pagamento ainda traz maior economia no final das contas.

Brasil é um país com grandes problemas de juros. De modo provável, compradores devem pagar mais do imaginado nos planos consorciados, embora este valor nunca será superior aos juros de financiamento, independente do que parte da imprensa especialista possa dizer com matérias compradas, para afugentar o público do mercado de consórcio, por motivos não explicados explicitamente.

4.    Veículos Novos

Normalmente quando oferecem consórcios de automóveis, os bancos e as montadoras garantem entregar veículos novos, outra vantagem aos interessados apenas em unidades automotivas novas, com peças intactas e aquele cheiro de novidade. Vale ressaltar que para parte do público em geral esta pode ser desvantagem, em principal a quem busca seminovos ou usados.

● Quais Desvantagens do Consórcio?

1.    Esperar para Dirigir

Grande desvantagem do consórcio de automóveis é não receber o produto ao começar a pagar, ao contrário dos financiamentos, que entregam veículos logo após as assinaturas dos vendedores e compradores estarem no contrato. Em termos práticos, sempre há alguém que vai receber por último enquanto outros são sorteados de modo antecipado. Quem tiver azar pode esperar anos para dirigir seu veículo próprio.

2.    Taxa de Administração

Embora não tenha juros, neste tipo de compra existem gastos consideráveis, tais como: Seguro, fundo de reserva, taxa administrativa e custo de adesão. Neste sentido, quem faz consórcio precisa ter em mente de que não vai gastar apenas com os preços das parcelas. Existem custos secundários a serem quitados para não colocar o plano do consórcio de automóveis em risco.

3.    Risco de Inadimplência

Como se sabe, fazer consórcio implica em possuir alta capacidade na gestão econômica. No que tange ao financiamento, ao dever os consumidores ficam no máximo com seus nomes inadimplentes, problema sanável sem problemas quando surgir dinheiro.

Por outro lado, nos planos consorciados, o ato de atrasar parcelas coloca em risco investimentos feitos ao longo prazo. Imagine perder tudo o que investiu por causa dos atrasos em quitar as parcelas?

Taxa de Amortização: Este termo soa como um grande susto à parte das pessoas que apostam no consórcio de carros. Imagine que você é sorteado no meio do prazo, mas não tem dinheiro para pagar esta taxa. O que acontece? De modo provável não vai dirigir até quitar por completo, ou seja, precisa continuar a pagar para receber o bem ao encerrar as parcelas.

4.    Questão de Juros

Apesar de não existirem juros em consórcios de automóveis, os valores das parcelas a pagar e das taxas de amortização são ajustados de forma frequente por índices do governo.

Neste sentido, ao fazer o plano é preciso considerar que juros no Brasil são conhecidos por serem péssimos aos compradores ao longo prazo. No final, seu carro pode custar entre 10% e 20% da quantia a ser gasta, conforme prevista no início do plano de consórcio.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)

Fontes: Dinheiro.br.msn.com Infomoney.com.br G1.globo.com


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.