5
nov
2013

Sistema Anti-Esmagamento

Nem todas as pessoas sabem, mas grande parte dos carros fabricados no Brasil deveriam possuir o sistema de anti-esmagamento no vidro elétrico. Mesmo sendo um item obrigatório pelo Contran, embora a lei preveja punições para os fabricantes. Confira a importância do sistema anti-esmagamento.

Você Sabia!

Os vidros elétricos sem a função de anti-esmagamento já causaram sete mortes e todas elas de crianças. Em 2004, aconteceu o primeiro acidente com morte por causa do vidro elétrico, desde então já aconteceram sete mortes como foi dito anteriormente, a mais atual ocorreu em 2012, quando uma criança perdeu a vida ao ficar preso no vidro do carro da família.

Nos Estados Unidos, esses números são alarmantes, são 40 milhões de acidentes causados por vidro elétrico e, dentre esse número, 50 crianças vieram a falecer e outras centenas ficaram com sequelas, como danos cerebrais e até amputações.

Entenda o Caso

O Contran exige a instalação do equipamento em vidros elétricos com fechamento automático, desde 1992, de acordo com a resolução 762, regulamentada no mesmo ano, isso garante (em tese) que os veículos fabricados a partir de 1992 devem possuir o sistema de anti-esmagamento, porém não é o que acontece na realidade.

O sistema anti-esmagamento foi desenvolvido para que os vidros elétricos parem ao detectar algo que o evite subir e volte a descer. Esse dispositivo garante a segurança do motorista e dos passageiros. Caso você tenha filho, essa função é fundamental para não ocorrer acidentes.

Sistema-anti-esmagamento

 

Segundo o Ministério das Cidades a resolução deverá ser atualizada para se tornar mais rígida. O que poderá a passar a exigir o sistema anti-esmagamento em todos os vidros elétricos, sendo automático ou não.

Logo abaixo estão os sistemas de vidros elétricos, entenda como funciona:

1 – No controle Simples do vidro elétrico é necessário manter o botão de subida do vidro pressionado ou puxado. Ao soltá-lo, o vidro deve parar. No texto atual, a resolução 762 não exige anti-esmagamento neste caso.

2 – Nos veículos com “one touch” basta apertar o botão uma vez para que o vidro suba automaticamente até o fim, sem precisar mantê-lo pressionado, a lei exige a função anti-esmagamento.

3 – No acionamento por controle remoto ou alarme, os vidros fecham totalmente quando o botão é acionado. A lei atual também exige o recurso de segurança neste caso.

Nestes três casos o Ministério das Cidades vai exigir o sistema anti-esmagamento.

Vidro-Elétrico

 

Curiosidade

Testes realizados indicam que os vidros elétricos de um carro abrem e fecham em média 30 mil vezes, sem a necessidade de manutenção. Mas, isso ocorre quando eles são utilizados quando necessário. Por isso, você que tem filho, avise-o que o vidro elétrico não é para brincar, o sobe e desce desnecessário irá reduzir a vida útil do sistema.

Um problema muito comum do vidro elétrico é o cabo de aço, que faz com que o vidro suba e desça. O que pode ocorrer é o cabo romper ou se desfiar com o passar do tempo. Para não forçar muito o cabo, é recomendável ter uma lata de silicone em spray para aplicar na lateral do vidro, fazendo com que o vidro fique lubrificado. A revisão no sistema do vidro elétrico deve ser feita pelo menos a cada 30 mil quilômetros.

Espero ter sido útil, caso queira acrescentar alguma informação, esse espaço foi feito para você.


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