6
dez
2014

Limite Máximo de Insulfilm Permitido no Carro

Aumenta o número de pessoas que desejam implantar insulfilm no veículo, seja para aumentar a segurança ou proporcionar visual moderno ao carro. Porém, existem certas limitações de transparência dos vidros que devem ser consideradas, do contrário as autoridades podem multar motoristas e recolher automóveis. Por este motivo é um dever dos proprietários conhecer qual limite máximo de insulfilm permitido.

Limite máximo de insulfilm está indicado na legislação, conforme o texto oficial do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), da resolução 254/2007. De acordo com tais regras existem limitações diferentes para cada tipo de vidro.

Atenção! Quem desrespeita qualquer uma das leis sobre limite máximo de insulfilm tem que pagar R$ 127 de multa, além de perder 05 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

limite-máximo-de-insulfilm

Vidro Dianteiro: Limite Máximo de Insulfilm

Por exemplo, o vidro dianteiro não pode ser escurecido além de 25%. Os especialistas indicam que com esta porcentagem já é possível proteger motoristas dos raios de sol capazes de ofuscar a visão e aumentar as chances de acidentes no trânsito.

Porém, há condutores que reclamam desta limitação ao considerar que ainda sentem danos solares à visão.

Limite Máximo de Insulfilm do Para-Brisa

A película do para-brisa precisa de 75% de transparência, do contrário são cinco pontos na CNH e R$ 127 do bolso.

Este limite é importante à segurança ao considerar que desta forma os policiais podem visualizar a parte interna dos carros e solicitar paradas em caso de suspeitas de assaltos ou sequestros.

Limite Máximo de Insulfilm na Janela do Motorista

Limite máximo de insulfilm à janela do motorista sem dúvidas é o mais alto. Nesta área os proprietários podem escurecer até 70% da visibilidade.

Há quem se queixe que esta limitação ainda é arriscada aos condutores ao considerar as dificuldades de enxergar os acontecimentos no retrovisor, embora críticos rebatam estas alegações dizendo que o retrovisor central traz boa visão da parte traseira por causa do limite baixo aos vidros de trás à película.

Limite Máximo de Insulfilm nos Vidros Traseiros

Nos vidros traseiros o limite máximo de insulfilm é 28%. Sem dúvidas a medida mais difícil de ser identificada por policiais, afinal, aos olhos nus, como as autoridades podem saber se há 27% ou 29%?

Ao usar película procure manter os vidros traseiros sempre limpos, do contrário pode ser difícil enxergar o que ocorre no trânsito atrás do carro.

limite-máximo-de-insulfilm

Questão de Segurança

Necessário ficar com os olhos atentos na escolha do insulfilm, afinal, no Brasil, assim como em outras partes do planeta Terra, por questão de segurança a transparência precisa estar entre 5%, 20%, 50%, 70% e 100%.

Não se pode ignorar o fato de que a película 100% está reservada apenas aos veículos de segurança nacional ou internacional, que têm até mesmo placas especiais.

Por exemplo, quando George W Bush veio ao Brasil em 2007 os vidros dos carros luxuosos de sua comitiva tinham 0% de transparência, diminuindo os riscos dos atiradores de elites acertarem tiros no presidente norte-americano.

Em termos relativos, a resolução 254/2007 do CONTRAN diz que o uso é permitido da seguinte maneira: 28% a 100% aos vidros laterais traseiros e vidro traseiro; 70% a 100% para vidros laterais dianteiros; 75% a 100% ao para-brisa.

Segurança e Proteção

Quem deseja insulfilm na grande parte dos casos quer aumentar sua proteção no veículo. A busca por película apenas aumenta em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, grandes centros metropolitanos com índices de roubos a carros elevados às alturas.

Pessoas no lado exterior do veículo não conseguem enxergar o que acontece ao interior por causa da película, transmitindo maior segurança aos passageiros, evitando que bandidos abordem de frente.

Cuidado com a Escolha: Película Refletiva

limite-máximo-de-insulfilm

Para implantar insulfilm nos carros é preciso saber escolher com inteligência. Selecione apenas as tonalidades que escurecem os vidros. A dica é importante porque nos dias de hoje existem pessoas que investem nas películas refletivas para tornar moderno o visual automotivo exterior.

Mas, o uso de películas refletivas é proibido, pois pode causar reflexos para outros condutores nas pistas, aumentando as chances de colisões no trânsito, conforme indica o Major Sarmento de Oliveira, da PM/SP.

Não Basta Multar

Autoridades indicam que as multas não bastam para exterminar o problema de limite máximo do insulfilm permitido, uma regra não obedecida por grande parte dos proprietários de carros com películas nos vidros.

Há diversos veículos com películas maiores do que os limites, em principal nos grandes centros metropolitanos brasileiros. Na cidade de São Paulo, com frota de 7 milhões de carros, foram geradas apenas 7 mil infrações de trânsito por causa da transparência dos vidros.

Na prática os próprios policiais indicam ser difícil saber quando o veículo está com porcentagem maior ou menor sem usar instrumentos adequados. Por este motivo os motoristas levam enquadro da polícia e apenas recebem a dica de manter sempre o vidro aberto quando estiver perto das viaturas, ou seja, nenhuma autuação.

Quase nunca os policiais multam, pois como não têm certeza das limitações preferem aplicar ações educativas para facilitar o serviço da segurança pública.

Apesar dos números pequenos nas multas, membros da PM dizem que trabalham para melhorar a produtividade e coibir proprietários que ultrapassam o limite máximo de insulfilm permitido conforme a legislação.

Fiscalização de Carros com Película nos Vidros

limite-máximo-de-insulfilm

Conforme estimativa da PM/SP, de cada dez veículos que entram em oficinas especialistas, no mínimo sete saem com limite máximo de insulfilm não permitido, o que de forma geral demonstra um quadro em estado de caos se considerar o desrespeito ou as baixas fiscalizações às leis serem cumpridas.

Investigadores falam que os mecânicos-instaladores ajudam clientes com práticas e técnicas para esconder o ato ilícito dos policiais (às quais não podem ser apresentadas neste artigo ao considerar que o Blog Tuning Parts segue e respeita os termos das leis brasileiras).

Clientes Têm Sempre Razão?

Os funcionários precisam implantar um carimbo que serve para autenticar a qualidade e a porcentagem da transparência –  que não pode ser superior aos limites legais.

A lei indica: Se o mecânico coloca valores diferentes nos carimbos do que a realidade dos vidros sofre risco de ser fiscalizado, receber multa e (ou) interdição do estabelecimento.

Este é um exemplo de que nem sempre o cliente tem razão, uma vez que se policiais detectarem algo errado quem sofre os grandes danos legais são os mecânicos.

Fiscalização da Polícia

Na grande parte do Brasil os policiais fazem fiscalização de modo visual. Eles usam as chancelas que estabelecem os limites para se basear nas análises, “sempre com a confiança da fé dos condutores e instaladores”, indica o major Sarmento de Oliveira.

Apenas na cidade de São Paulo existem equipamentos que servem para medir a transparência dos vidros, mas poucos estão em uso, visto que a grande parte passa por processos de teste atualmente.

Por que há Limite Máximo de Insulfilm Permitido?

De acordo com a opinião de especialistas, políticos e membros da polícia, quando há insulfilm exagerado o condutor tem ampla dificuldade para enxergar o que existe ao redor do carro.

Conforme a legislação, quando motoristas são flagrados com película irregular é necessário retirar na hora.

Caso os condutores se neguem em tirar a película irregular, ao considerar o limite máximo de insulfilm permitido, a polícia deve recolher o documento do carro, imediatamente.

Não esqueça de entrar na Tuning Parts para conhecer as melhores novidades em acessórios automotivos.

Fonte: CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Resolução n.º 254/2007 (link)


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Edison Braga Junior disse:

    Para que quer saber mais sobre insulfilm.

  • Edison Braga Junior disse:

    Pois foi o assunto da internet esta semana, além dos novos extintores em falta no mercado.

  • NILDE disse:

    ACABEI DE OLHAR MEU CELTA ESTA COM CARIMBO NO VIDRO TODOS CO 70% SO NO PARA BRISA Q NAO TEM FILM LA VAI EU GASTAR $$$$$

  • tadeu gomes disse:

    isso tudo e antigo sera que os intaladores de film estao dizendo que a legislacao esta mais rigorosa que mudou a partir de dezembro 2014, apenas por desinformacao? tao dizendo que no vidro dianteiro ta proibido! e verdade ? estou confuso alguem sabe informnar melhor que essa postagem ? Aqui faz referencia a legislacao de 2007 eu tinha dez anos na epoca KKK !!! legislacao de 2007 ???? que noticia novinha KKK !!!!

  • josiane disse:

    oi tudo bem to pra colocar insulfilm no celta ,ais to em dúvida com essa nova lei
    no para-brisa posso colocar 25% e nos vidros do motorista 70% e nos traseiros 28%
    ta certo essa informção, pensei que ñ podesse colocar no para-brisa e os demais podia colocar 70% ???

  • alan disse:

    insulfilm foi proibido ??

  • Ronaldo disse:

    Parece que as multas foram atualizadas com novos e MAIORES valores…

  • juliano disse:

    ai galera , no prabrisa 75% vidros laterais dianteiro 70% vidros laterais traseiro 28% vidro traseiro 28% segundo o contran

  • Anderson Rocha disse:

    Acontece que no para brisas dianteiro a transparência do vidro original já é de 75%, então se vc coloca película no vidro dianteiro já está fora do padrão estabelecido pelo Contran.

    • Ubiratã Machado disse:

      só para reforçar o que foi dito pelo Anderson Rocha.
      O “X” da questão é esse, a transparência do parabrisa original já é de 75%, então não se pode colocar película que diminua a transparência.
      Esta semana tive uma experiência desagradável durante uma vistoria no Detran, onde fui fazer a transferência de um veículo, fui obrigado retirar a película do para brisa, que mal dava para notar que existia. Durante a vistoria, o vistoriador disse que existia, e confirmou. Tive que removê-la para passar na vistoria. Ele se utilizou dos argumentos expostos acima, e reforçou, se caso tivesse passado sem perceber que havia película, estava sujeito a multas e pontinhos na carteira. Na hora, confesso que, fiquei
      indignado, mas depois fui buscar informações e constatei que ele estava correto.

      • jair disse:

        por favor, Machado, onde fala que a transparência do vidro original ´´e 75 por cento? grato

      • Ricardo disse:

        Nao existe isso de transparencia original, nenhum parabrisa tem transparencia baixa, todos saem de fabrica com 100% de transparencia, algumas concessionarias instalam o film para facilitar a venda.

  • José Luiz disse:

    Pretendo colocar uma tonalidade de transparência só traseiro e laterais, qual e o permitido por lei e indicado na opinião de quem já usa. Obrigado

  • marquito disse:

    Esse tal de insulfilm alem de nao ajudar em nada a noite é uma loteria ver o que se passa ao redor do veiculo. Proibe essa joça de vez e pronto. Agora a maioria coloca pra ficar com ar de carro chique. Chique o c…

    • Marcos disse:

      Putz como tem gente burra e ignorante nesse mundo, Marquito o insulfim na maioria do caso é colocado em primeiro lugar por segurança e em segundo por estetica, se voce acha que é mais seguro voce andar com seu carro totalmente limpo para os bandidos terem certeza de quem está dentro do carro é seu, agora falar que deve proibir é desrespeitar a vontade da outra grande parte da população, para de ser ignorante amigo e saia desse seu mundinho…

    • Ricardo disse:

      Burro do caralho, com ctz vc é um favelado que nao entende nada de film, mandou instalar film de 90 conto, que ficou roxo depois de 1 ano… Pelicula de qualidade não escurece o interior do carro, escurece apenas o exterior, alem disso as de qualidade diminuem a entrada dos raios solares, baixando ate 20 graus na temperatura interna.

      Deixa de ser burro e pesquisa um pouco antes ok?

  • Cristiano disse:

    Caro marquito… se vc quer ficar dendro do seu carro parecendo que esta dentro de um aquario, sem insulfim nenhum o problema é seu. Mas não vem falar em proibição de insulfim, pois ele ajuda na segurança, não só na aparencia.

  • Rodrigo Marcussi Dos Santos disse:

    O meu carro ta lacrado no film,g5 espelhado quando passarem.perto de policiais deixem. os vidros dianteiros um pouco abertos assim a luz do solclareia o intrerior

  • Henrique disse:

    Hoje o mundo que nós estamos vivendo o insufim é de grande importancia por causa de maus hábitos motoristas no transito;E a sautante o carro deveria ter em geral

  • Felipe disse:

    Estou com um celta 2012 4 portas LT dos lados está G5 na frente G35 e atrás estava G20, coloquei outro G20 por cima, está mais forte que dos lados, agora irei colocar G5 na frente no lugar do G35, depende do policial, se ele quiser te ferrar, se vc tiver G35 em tudo até na frente ele pode aprender seu carro, e vc vai falar oque? Vai deixar ir pro pátio e voltar com as peças trocadas ou vai arrancar na unha? eu arrancaria na unha na outra semana colocaria de novo.

  • Luiz Carlos disse:

    Sr bom dia! Gostaria de saber em qual porcentagem se enquadra cada “g”. O g5 o g20 e assim por diante.

  • Dede disse:

    Ae galera do post, mano eu mandei lacrar o meu: G5 nos vidros do motorista e passageiro, G5 no vidro traseiro= 5% de transparecia, e G35 no parabrisa 35% de transparencia.
    Se vc estão em choque com o Contran, liguem pro batman, meu instalador mando bem no trampo, e outra aki na minha quebrada da pra andar de boa lacrado, e outra evitei multas de andar sem cinto de segurança, pois na região de osasco os Cet (amarelinhos) de la metem a caneta sem do: 127,00 e 5pontos na carteira.
    Hahahaha.
    Muita agora engenheiro lapas kkkkkkk

  • Adilson disse:

    Não sei pq tanta polêmica em torno da aplicação de insulfilm nos carros. Acho que em primeiro lugar vem a segurança e se ele proteje contra possíveis roubos/sequestros já é um motivo pra ser incentivado seu uso, e não a repressão por questões de visibilidade. Afinal ninguém vai colocar algo no carro para se prejudicar. Tenho em meu carro uma película bastante escura que me dá bastante segurança mas agora vou trocar por uma permitida por lei, embora contrariado. Quem é contra o uso de película, apenas não use !!!

    • Ricardo disse:

      Vc fala isso pq nunca levou uma porrada e o cara que bateu foi embora sem pagar nada. Ta cheio de gente que instala g5 em 2 camadas pra ficar preto, principalmente dono de chevete e esses carros de favelado com som alto.

      Os putos tem demencia, instalam essas bostas, botam o som alto que nem da pra ouvir uma buzina do lado de fora, ai destrai, bate em alguem e vao embora. Por causa desses trouxa, o film chegou a ser proibido nos anos 80

  • Valdecir disse:

    Boa noite pessoal acabei de ver o filme do meu carro no para brisa não tem.nos vidro dianteiro 70% motorista e passageiro 70% vidros traseiro dos passageiros 28% e vidro de tras o vigia 28% será que está correto? quem souber me da toque. Um abraço

  • Andreia Diamantino disse:

    Bom dia!! Gostaria de saber se houve mudança quanto ao uso de insufilm. Ouvi um boato ontem ( 19/07/2015) que não sera mais pertimido ter unsufilm nos carros, isso é verdade?

    • Benhur disse:

      @Andreia Diamantino:

      Apenas boatos, Andreia. Pode ficar tranquila. Ainda valem as mesmas normas de segurança e porcentagens de escurecimento de antes.

  • Reginaldo disse:

    Pretendo colocar uma tonalidade de transparência só traseiro e laterais!!

  • mozart; disse:

    Sera que os Polítíco são coloca também, porque só sombra pra os mais fraco .a Leí tem que ser pra todos.ok

  • Johab disse:

    Galera. Uso G5 atraz, laterais e G20 na frente. kkkk to nem ai. quero é mais. Covil de chereca.

  • Marcelo Santos disse:

    A Lei também diz: “…Para aplicação de penalidade, o agente de trânsito deve realizar a conferência dos níveis de visibilidade com equipamento devidamente calibrado….” “….O número de série do equipamento deverá constar no auto de infração…” “…O aparelho para verificação do grau de visibilidade atualmente homologado para fiscalização é o luxímetro…”

  • Vanda padilha disse:

    Na 116 vacaria estão a polícia está parando os carros e já possuem aparelhos para medir o insufilme, tem 5 dias para retirar ou na hora, eles receberam aparelhos para medição, esta semana nos pegaram

  • Gabriel disse:

    Posso colocar g35 parabrisa e g20 laterais e traseiro?

  • bruno disse:

    Com tantos roubos e brincadeira elea ainda nao liberarem isso e cumulo do presente do extintor deveria ser liberado .

  • Breno Garcia Filho disse:

    Existem muitos absurdos quando o assunto são películas, como o que ouvi de um agente do Detran no momento em que flagrou uma película refletiva no meu jeep: “que para pessoas jurídicas poderia passar na vistoria com película refletiva mas para pessoa física, não. Uma bobagem inconstitucional, kkk.

  • Rodrigo dias santos disse:

    Eu tenho película G5 somente nos vidros da porta no vidro traseiro e transparente MSM assim posso receber uma multa?

  • Davidson Afonso disse:

    Aí pessoal Sou de BH estive viajando ano passado no Rio de Janeiro em Cabo Frio todos os carros que vi quase 100% eram fechados no filme até os táxis. Infelizmente aqui em BH não podemos fazer nada nem mesmo colocar uma luz super branca no carro que já somos multados infelizmente.
    Meu carro está com Insulfilm em tudo G5 dos lados e atrás e 20% no para-brisa fui parado em uma blitz e não tomei multa fato real.

  • Anderson Alves disse:

    Mas conforme manda a lei a polícia não pode multar ou manda retira sem ter a plena certeza ou seja sem o aparelho pra fazer a medição de transparência acho que o blog deveria ter informado isso aqui pós acho um absurdo ricos famosos poderem usa como meio de defesa e os demais não poder usufruírem dessa segurança

  • Raimundo o silva disse:

    Tenho carro estou com dificudade p colocar a pelicula correta preciso de iformacao correta pra colocar a mesma.

  • Sebastião Aparecido disse:

    Película g20 é permitido no carro tanto nos vidros laterais quanto no vidro traseiro?
    Desde já agradeço vossa atenção.
    ATT:SEbastião

  • marco aurélio disse:

    Boa Noite Meus Camaradas!!!
    Por acaso: NÃO seria mais viável,Criarém uma LEI OBRIGANDO OS FABRICANTES AUTOMOTORES HA SAIRÉM DE SUAS MONTADORAS COM OS VIDROS ESCURECIDOS DENTRO DO PADRÃO DE ESCURECIMENTO DO CONTRAM,CREIO EU, QUE SERIA BEM MELHOR E ACABARIA DE VEZ COM ESTE BATE PAPO DE ENXUGA GELO QUE NÃO VAI A LUGAR ALGUM SÓ BABUZEIRAS ME DESCULPEM OS INTELIGENTES E EXPERT EM EXPLICAÇÕES SOBRE película escura “O insulfilm”.

    ATENCIOSAMENTE!!!

    MARCO DARDE.