21
jul
2014

Rodas esportivas versus réplicas: tudo que você precisa saber

Trocar as rodas originais dos carros por rodas esportivas é uma prática muito comum entre os apaixonados por carros e por tuning. Afinal de contas, um conjunto de rodas que tenham um design arrojado, com variações especiais nos aros ou com perfis mais baixos, faz parte da montagem de uma composição visual personalizada, dinâmica e ao gosto do freguês. Mas há os proprietários que gostam do desenho de fábrica das rodas de seu possante, e preferem investir em outras customizações automobilísticas, e quando vão substituir esses itens, por conta de alguma avaria ou desgaste natural, ficam inclinados a comprar réplicas. Será que vale a pena?

As rodas réplicas

As rodas que são chamadas de réplicas, principalmente aquelas que procuram imitar os anéis de modelos famosos, sempre tiveram uma boa saída no Brasil e em outros países. Hoje em dia, é possível encontrar equipamentos que sejam feitos de materiais bons e duráveis, com ligas de alumínio e outros metais, que até se aproximam da qualidade das rodas originais. Mas nem sempre é assim, e existem no mercado rodas produzidas com materiais de má qualidade e processos de fabricação ultrapassados, como a fundição simples, deixando-as mais baratas para o consumidor, porém são mais pesadas para o carro e podem apresentar riscos diversos de segurança. Isso sem falar na piora em relação ao acabamento das peças – o que é também ruim, visto que um dos objetivos é o alcance de um design matador para o veículo.

roda-replica

As rodas originais são mais caras porque é evidente que existe muita tecnologia investida na fabricação destas peças, e nem sempre as réplicas conseguem atender a todas as indicações de segurança e qualidade exigidas para o bom uso do automóvel. Nos produtos originais, é comum que se encontre o código de localização da montadora para reposição ou troca do item, além de informações diversas de uso, o que não é confiável no mercado de réplicas.

As rodas esportivas

Quando se fala deste tipo de rodas, a coisa pode ser um pouco diferente e melhor. Para se conseguir um visual inovador para seu carro, as rodas esportivas de aro maior ou perfil baixo chamam a atenção e conseguem atingir uma aparência muito bonita. O importante na hora de trocar a coleção original das rodas é não infringir a Resolução nº 292/2008 do Denatran, que proíbe aumentar ou diminuir o diâmetro externo do conjunto formado pelas rodas e pneus, o qual não poderá ultrapassar os limites externos dos para-lamas.

Esses itens são normalmente mais caros, porque apostam em materiais que originam uma liga leve. Além da estética, o objetivo é reduzir o peso final do carro e otimizar o funcionamento do sistema de suspensão, favorecendo ainda mais a dirigibilidade do veículo. O aproveitamento de metais nobres para fazer essa liga leve, como o alumínio e o silício, reduz os resíduos de fabricação, fazendo desses componentes um produto sustentável, que pode até ser reciclado com mais facilidade. Para o carro, ainda podem ser destacados os benefícios da diminuição do consumo de combustível e o menor desgaste dos freios, porque, sobretudo o alumínio, é um material com alta resistência e proporciona ainda uma grande dinâmica de layouts possíveis. Ou seja, aqui existe boa resistência associada ao design e ao baixo peso.

roda-5

Na hora em que for trocar suas rodas para dar um toque de esportividade ao seu carro, porém, preste atenção em cuidados especiais. A substituição pode alterar o comportamento dinâmico do veículo, e se você colocar rodas inadequadas para seu modelo de automóvel, a coisa pode sair ao contrário: a estabilidade pode ficar comprometida nas curvas, a dirigibilidade poderá piorar em certas situações, e o combustível pode até aumentar seu consumo. Por isso, faça uma pesquisa aprofundada sobre o que pode ir no seu carro, os tipos de dimensões, a furação, além de respeitar as legislações em vigor. Se possível, conte com ajuda especializada.

Você tem alguma dúvida sobre isso? Que tal perguntar para a equipe da Tuning Parts? Escreva logo abaixo, nos comentários! E siga a gente no Instagram: lojatuningparts. E você quer conferir nossas rodas esportivas, então clique aqui seja feliz!


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.