3
maio
2016

Rodas e Pneus – Como escolher corretamente

Rodas e pneus são itens de segurança indispensáveis para qualquer automóvel. Graças à tal combinação é possível existir frenagens corretas, e, estabilidade perfeita.

Estes acessórios sustentam a carga do automotivo e precisam estar com manutenção em dia no intuito de usuários não correrem riscos de sofrer acidentes quando estão nos carros. Abaixo você vai conhecer 14 dicas de como escolher rodas e pneus corretamente.

Como escolher pneus corretamente?

rodas-e-pneus-como-escolher-corretamente

1 # Nos dias de hoje a indústria de rodas e pneus evolui de modo surpreendente, ao ponto de existir disponível diversos tipos para cada situação, considerando as potências dos motores ou as características de pista.

Cabe ao consumidor consciente identificar o segmento correto em termos automotivos e de pista antes de escolher a linha dos pneus com mais benefícios e menos custos.

2 # Uma das características dos pneus é ficar em contato direto com o solo. A zona do pneu que tem mais proximidade com a pista se chama banda de rodagem. Você precisa se ater aos desenhos na banda para saber quando as unidades são 100% para terra, asfalto, chuva ou neve.

3 # Quanto ao diâmetro se recomenda o uso dos pneus substitutos com medições iguais ou um pouco maior do que os modelos originais, no máximo 3% superior em tamanho.

4 # A mesma qualidade dos pneus utilizados nos carros deve existir no estepe, afinal, nunca se sabe quando é necessário utilizar unidades reservas que estejam perfeitas para evitar danos nas rodas ou no próprio eixo do automóvel.

5 # Compre pneus que correspondam ao Índice de Carga no automotivo.

6 # Você jamais deve usar pneus com diâmetros diferentes em um único eixo do carro. O mais indicado é utilizar tamanhos iguais nas quatro rodas.

7 # Opte por adquirir pneus da mesma marca. Tenha em mente de que, embora os diâmetros sejam semelhantes, as unidades são compostas por materiais diferentes em parte dos casos, o que às vezes prejudica o controle veicular, principalmente nas situações emergenciais, como, por exemplo, numa frenagem brusca.

8 # Uma dica útil é o pneu verde, cuja formulação tem composições renováveis e um desenho que facilita o trabalho dos motores por diminuir a resistência ao rolamento, auxiliando inclusive na economia do combustível.

9 # Pneus remodelados também são conhecidos por causa da tendência sustentável e em consequência de custar os menores preços no mercado.

10 # Medida da largura: Quanto mais largo o pneu maior estabilidade existe ao carro.

11 # Medida de altura dos pneus: É preciso escolher a altura certa, que se encaixe de modo perfeito no automotivo.

RodasePneus-como-escolher-corretamente

Conhecer as medições de altura e largura é medida indispensável para escolher perfeitamente. Para isto, considere o exemplo abaixo de uma típica marcação em pneus:

190/68R11

  • 190: é a largura do pneu.
  • 68: altura da parede do pneu
  • 11: diâmetro do pneu
  • R: significa que o pneu é radial

Medida-dos-Pneus

13 # Embora tenham vantagens destacáveis, pneus remold também agregam desvantagens que fazem os motoristas repensarem o consumo ao redor do mundo.

14 # Leia mais sobre pneus remold em outro artigo do Blog Tuning Parts.

Como escolher rodas de forma correta?

RodasePneus-como-escolher-corretamente

1 # Faça um planejamento básico ao considerar a usabilidade do carro e as especificações das rodas;

2 # No mundo automotivo existe uma regra que é certa: quanto maior a roda, menos conforto aos motoristas e passageiros, salvo em raras exceções. Procure um meio termo no que tange aos diâmetros.

3 # É importante saber o tamanho e o aro, mas também existe a necessidade de escolher as especificações conforme a altura e a suspensão do automóvel.

4 # Outros aspectos importantes no sentido de escolher as rodas perfeitas e saber se é ideal ao limite do carro está em conferir os furos, a largura e as talas. Estas medidas têm importância fundamental para assegurar o encaixe nas caixas de rodas, e, evitar com que a estrutura fique fora ou dentro, prejudicando para-lamas, amortecedores e caixa das rodas.

5 # No que tange à escolha das rodas esportivas você sempre deve considerar o design, afinal, ninguém deseja como resultado final um carro feio em aparência no lado exterior.

6 # Em termos estéticos não existem regras específicas, cabe aos usuários selecionarem conforme o próprio estilo. Você tem a total liberdade para escolher os desenhos que fazem parte dos detalhes do seu carro tunado.

Para conhecer melhor quais tipos de rodas selecionar ao automóvel leia um artigo que tem as melhores imagens de unidades esportivas.

7 # Existem rodas réplicas que possuem um estilo ideal para determinados veículos. Pesquise os melhores selos e adquira com maior confiança, considerando que marcas realizam testes com determinados tipos de carros antes de lançar itens aftermarketing no mercado.

8 # Não adianta apenas comprar, é preciso saber cuidar. Nem a melhor roda de todos os tempos dura se usuários não utilizam medidas básicas para limpeza.

Rodas e Pneus - Como escolher corretamente

9 # Para uma instalação perfeita é preciso conhecer o valor OFFSET da roda. Lembre-se que os varejistas não costumam a trocar produtos apenas porque consumidores compraram o tamanho errado.

10 # Mesmo que a furação esteja perfeita, se o offset não for compatível pode existir sérios problemas ou danos ao carro e à segurança dos ocupantes, prejudicando estabilidade, itens de suspensão e até mesmo a lataria, dependendo dos casos.

11 # Outra consequência da escolha do offset errado é o veículo ficar fora das normas – está proibido ao conjunto “roda e pneu” permanecer para fora dos para-lamas.

12 # A tala, ou seja, a largura da roda, se escolhida de forma errada, dificulta a manobrabilidade e também deixa o carro fora das normas de rodagem.

13 # A questão do tamanho da roda e dos pneus também interfere na aferição de velocímetro, por isso, ao aumentar o diâmetro da roda, se diminui a altura do pneu.

14 # Rodas esportivas ou réplicas, qual é a melhor para escolher? Isto você vai conhecer em outro texto do blog Tuning Parts.

Comprar rodas e pneus online

Agora que você já sabe como escolher rodas e pneus corretamente chega o momento de comprar na loja de acessórios automotivos com maior estoque no Brasil, a Tuning Parts. Aproveite para conhecer mais sobre rodas ou pneus ao acessar nossas páginas nas mídias colaborativas: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Valdy disse:

    Legal tira dúvidas

  • Cidraque disse:

    Excelente explicação para quem não sabia burundanga nenhuma sobre pneu pensava que estes montes de letras no pneu era coisa de pixador

  • Alessandra Trindade Cardozo disse:

    Bom dia . Gostaria de saber se os pneus 85/65R15 ContiPowerContact Continental 88H e 92T são a mesma coisa. Estou pesquisando pra comprar e encontrei 92T, sendo que os originais do meu carro são 88H. Renault Sandero Expression.