16
mar
2015

Offset da roda: O que é? Como identificar? Quais diferenças? Possível medir?

Offset da roda consiste na diferença entre a metade da largura referente à roda e a superfície do apoio. Presente na roda com as letras ET. Em termos práticos existem dois tipos: Positivo e negativo. Estas medidas são analisáveis em milímetros.

Pessoas se perguntam para que serve o offset da roda. Importante ter em mente que não é útil apenas para realçar o estilo dos carros. Indispensável instalar de modo correto para manter qualidade alta à dirigibilidade. Consiste em uma boa forma de economizar pneus, que têm menos chances de sofrerem desgastes prematuros, assim como os preciosos componentes da suspensão.

Como identificar offset da roda?

Ao considerar o offset da roda positivo, a diferença entre a largura e a superfície é maior que 0. Ou seja, a superfície tem mais profundidade que a roda. As rodas ficam mais para dentro conforme a abertura do offset. Caso o cubo se encontre projetado para fora das rodas depois da metade, então quer dizer que o offset da roda é positivo.

Observe as fotos e tenha uma ideia clara do offset da roda positivo:

offset-da-roda-positivo

Veja como fica o carro com offset da roda positivo:

offset-da-roda-positivo

Se o cubo estiver projetado dentro da roda, considerando como ponto de partida a metade dela, então é offset negativo. Matematicamente se pode dizer que offset negativo tem a diferença menor que 0. Assim, a superfície ao apoio das rodas fica posicionada de modo mais interno comparando ao offset positivo. Neste sentido, uma regra é certa: Quanto menor o offset mais para fora o mesmo se projeta.

Analise as imagens abaixo e compreenda características do offset da roda negativo:

offset-da-roda-negativo

Agora, o mesmo carro de cima, mas com offset da roda negativo (roda projetada um pouco mais para fora):

offset-da-roda-negativo

Não se pode ignorar o fato de que quando a projeção está no meio da roda é offset “zero”. Veja como fica diferente das opções citadas anteriormente:

offset-da-roda-zero

Como identificar o offset da roda?

offset-da-roda

Encontrar o offset da roda é mais fácil do que você imagina. Na prática, esta numeração se encontra à parte de trás das rodas. Normalmente na região há a sigla “ET” junto com números. No caso da imagem (ET40) existe offset de roda em 40 positivo. Viu que simples!

Como medir offset da roda?

offset-da-roda

Erros de fabricação acontecem, embora no caso de offset da roda seja bastante difícil. Porém, se você suspeita de problemas com o tamanho, ou ainda, quer conferir apenas por curiosidade, é possível medir o offset da roda. Necessário o mínimo de conhecimento técnico, afinal, a medição se faz com a roda desmontada, ou seja, sem os pneus e a câmara.

Para medir o offset da roda é preciso um instrumento de medição, que pode ser uma régua, por exemplo, desde que exista medida para milímetros, afinal, esta representa a mensuração do offset da roda. Siga as indicações:

  1. Sobre um piso, coloque a roda (já desmontada) deitada. O lado das porcas deve ficar para cima, de acordo com a imagem acima.
  2. Procure medir de modo preciso, na vertical, o total da altura externa referente ao lado “A” (sempre em milímetros).
  3. É preciso medir da vertical à altura “B”, entre a superfície da encosta e o piso.

Use a seguinte fórmula para medir o offset da roda: Offset = B – (A/2)

Offset da roda: 3 Curiosidades

  1. Grande parte dos especialistas indica que a maioria dos carros utiliza offset da roda positivo, com uma variação média entre 35mm e 50mm.
  2. Offset da roda negativo se encontra presente de modo usual em veículos maiores, tais como pick-ups, por exemplo. Porém, não é surpresa notar este formato nos carros de corrida.
  3. Offset da roda consiste na distância entre o centro da tala e a face de assentamento da roda. Para identificar os usuários precisam idealizar uma linha imaginária de modo exato no meio das rodas.

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Gostou deste artigo? Tem algo a dizer sobre este assunto? Deixe sua opinião abaixo e diga mais sobre offset da roda, estamos ansiosos por sua estimada colaboração.

 



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  • Welton disse:

    Ola! Eu tenho um Elantra/12 e a roda é aro 17 e o offset é 38. Esteticamente acho a roda muito para dentro da lataria do carro, acho que ficaria mais bonita se ela fosse um pouco mais para fora, eu gostaria de colocar na mesma linha da lataria do carro.

    Para a minha roda ficar um pouco mais pra fora eu teria que alterar o offset para 40 ou 35 ?

  • Jonas Torres disse:

    Boa tarde, tenho um Focus 2012 com rodas originais 16 et 50! quero colocar Rodas Volcano Rocket Aro 18 x 7 Prata 5×108 ET45! será que da certo esse off-set? inclusive estou pra fazer o pedido dessas rodas nesse site,porem estou meio em duvida sobre esse et! será que fica raspando no para-lama(topando) com esse et?

  • […] # Para uma instalação perfeita é preciso conhecer o valor OFFSET da roda. Lembre-se que os varejistas não costumam a trocar produtos apenas porque consumidores compraram o […]

  • Lucas Weyne Schuch disse:

    Amigo o offset original do meu carro é 49 (veloster) ,será que se botar roda et47 dá problema? (et47, 16×6,5, 5×114.3 do fluence)

  • Franklin disse:

    Boa noite, estou querendo trocar as rodas do meu city, mas estou em duvidas.
    A roda original tem as medidas 15″x6″ ET48, se eu colocar uma 20″x7.5″ ET45 (Volcano Santorini), ela vai ficar pra fora?

  • airton borges disse:

    eu tenho uma bmw m3 com offset 41 e quero colocar uma roda com offset 43, esta troca vai trazer algum problema para meu carro

  • Fernando disse:

    Boa noite, tenho um Peugeot 207 passion, estou tentando encontrar umas rodas maiores, tipo 17 ou 18, mais o espaço entre o cubo e a lata é bem pequeno, qual roda você me indicaria? Obrigado!

  • Leonardo disse:

    Amigo, boa noite. Comprei as rodas retrô da trw, modelo teia de aranha aro 17″, tala 7″ e ET 35. Elas serão instaladas num fusca 1983. Você pode me auxiliar informando se elas vão se encaixar bem no carro? Qual a especificação do pneu que devo adquirir para rebaixar e não pegar nos paralamas?

  • dennis disse:

    eu consigo fazer offset em uma roda 17 para positivo ? ou elas ja tem que vir de fabrica com offset ?

  • jaime disse:

    Qual aro devo usar no c4 pallas hatch ano 2009/2010?

  • Rafael disse:

    Oie boa trde queria saber qual aro usar na saveiro para perfil alto e que pneu para o diadia sem precisar mexer em suspensão

  • Antonio Marcio dos Santos disse:

    Bom dia, tenho um celta 2009, e gostaria de colocar rodas Kr R35 Audi Rs6 / Aro 15 tala 6 / 4 Furos, com Pneus Dunlop SP Sport LM704 175/60R15 81H, será que vai raspar?

  • Jose Wilson disse:

    Sendo assim, eu queria só tirar uma dúvida, se eu colocar um espaçador entre o cubo e a roda eu estarei alterando o off set pra dentro ou somente abrindo a distancia entre as rodas?

  • Adriano disse:

    Cara valeu pela matéria mas tenho uma pergunta tenho um siena 2010 rodas originais 185/65/14. Tala5.5. Offset 44 quero trocar por 195/55/15 tala6. Offset 42 vai raspar no paralama ou pegar no amortecedor preciso fazer alguma modificação.grato

  • Alex disse:

    Bom dia Rodrigo ! a maioria dos condutores automotivos na maioria das vezes não sbem nem calibrar os pneumáticos. Imagine sber o ET. Acaba sendo um ET mesmo.

    Parabéns belo video. Very good.

    Fique com Deus.

    Até

  • Alex disse:

    Bom dia Rodrigo! ótimo video.

    Fique com Deus.

    Até.