12
fev
2014

Quer investir em uma direção segura? Saiba quais os melhores equipamentos para isso

Os comportamentos humanos influenciam positiva ou negativamente em todos os aspectos da convivência em sociedade. Inclusive no trânsito. Portanto, os hábitos de não imprimir excesso de velocidade ao carro, manter-se sempre atento aos movimentos na via e de antecipar eventuais imprevistos são aspectos importantes de uma adequada direção segura (ou defensiva).

Mas ter mais proteção no trânsito não se resume apenas às condutas do motorista ao conduzir o veículo, mas passa também pelo emprego adequado de instrumentos relacionados diretamente à segurança. Os motoristas devem usar e fazer valer os equipamentos e sistemas de segurança que são disponibilizados em seu carro, que servem tanto para proteger os passageiros, como também para melhorar a harmonia na circulação de veículos.

Todo automóvel já vem aparelhado com alguns equipamentos básicos para amenizar ou evitar os danos causados em circunstâncias de riscos ou de acidentes. É importante mantê-los em boas condições de uso, dentro de um arranjo preventivo, para que se possa contar com eles no momento em que forem exigidos. Que tal vermos um pouco mais sobre alguns deles?

O cinto de segurança

O cinto de segurança é um dos acessórios mais importantes no carro, porque, quando corretamente utilizado, impede que o motorista e os outros ocupantes do veículo sejam projetados para frente em ocasiões de batidas ou freadas bruscas. Com isso, as pessoas na cabine diminuem o risco de baterem partes sensíveis do corpo contra as partes mais rígidas do painel ou serem arremessados, quebrando o vidro da janela frontal, para fora do veículo.

Os cintos do banco traseiro devem estar disponíveis para os passageiros que viajam na parte de trás da cabine, já que devem ser utilizados por todos os passageiros. Esse item precisa ser ajustado de modo firme ao corpo, sem deixar folgas, com a faixa inferior posicionada abaixo do abdômen.

Cinto-de-Segurança-4

O encosto de cabeça

O encosto de cabeça é uma peça almofadada que fica acoplada à parte superior dos assentos, logo atrás da cabeça do passageiro, com a função de impedir o golpe de chicote cervical. Esse elemento de segurança antepara o movimento imprevisto e violento da cabeça do passageiro para trás, assim que acontece uma colisão na retaguarda do veículo.

Muitos carros são fabricados, hoje em dia, com o equipamento, mas ainda circulam alguns automóveis sem essa importante peça. Sem falar naqueles que, no banco traseiro, oferecem apenas duas unidades (indevidas para a eventual lotação de três passageiros).

encosto-de-cabeça

Os airbags (bolsa de ar)

As bolsas de ar são preciosos artefatos para os momentos em que o automóvel recebe um forte impacto. Em geral, elas são acopladas no interior do painel e usadas em complemento ao cinto de segurança, inflando no instante da colisão.

Sua função principal é amortecer o choque e evitar que as pessoas que seguem viagem nos assentos frontais sofram danos físicos mais graves, com foco em áreas determinadas como o rosto, o peito e a coluna.

Airbags

Os freios ABS

O sistema de freios ABS é mais seguro do que o sistema de breque tradicional, porque evita o travamento das rodas em frenagens mais severas e repentinas. Ou seja, esse tipo de freio diminui o risco de descontrole do veículo quando o motorista aciona a frenagem, impedindo a derrapagem ou a perda de aderência das rodas à pista.

Já entrou em vigor a nova legislação, desde o início de 2014, que exige que os veículos saiam de fábrica obrigatoriamente equipados com airbag duplo frontal e freios ABS. Mas isso não significa que você não possa providenciar a instalação desses equipamentos para seu veículo mais antigo. Há várias opções disponíveis no mercado.

Abs

O mesmo vale para a instalação dos encostos para a proteção da cabeça: se o seu carro ainda não tem, por que não acoplar estes itens aos assentos de seu veículo? Afinal, nunca é demais investir na segurança de sua vida e na dos amigos e família que viajam com você!

E aí, o que achou de nosso artigo? Não deixe de comentar.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.