16
ago
2013

Sensor de estacionamento: manobre seu carro com mais facilidade

Estacionar o carro pode ser uma dificuldade para muitas pessoas. Descubra como funciona o sensor de estacionamento e manobre seu carro com mais facilidade.

Os estacionamentos costumam causar medo em muitos motoristas. Mesmo os mais experientes sentem um certo receio ao ter que fazer uma baliza ou estacionar em uma vaga mais apertada ou rodeada de obstáculos como árvores, postes, carrinhos de supermercado e até mesmo crianças. Nessas horas, nunca é demais ter ajuda para realizar a manobra. Para quem não se sente seguro nessas ocasiões, uma boa dica é adquirir um sensor de estacionamento.

sensor-1

Antes restrito aos modelos de carro importados, esse dispositivo está cada vez mais popular e já pode ser encontrado a preços acessíveis, com diferentes funcionalidades.Instalado no para-choque, pode ser utilizado em qualquer tipo de veículo – algumas empresas desenvolveram o acessório para ser adicionado ao carro, independentemente do modelo ou versão.

Como funciona

O funcionamento do sensor é simples, com tecnologia baseada no ultrassom. O aparelho emite uma frequência sonora alta, mas inaudível. O sinal reflete-se no objeto mais próximo e retorna para o sensor. Por meio desse retorno, o sensor mede a distância entre o carro e o obstáculo, como um sonar. Uma vez detectada a distância, é emitido um aviso sonoro, dividido em três estágios de bip. Quanto mais próximo do objeto, menor será o intervalo entre os sinais sonoros – quando o aviso se tornar ininterrupto, é sinal de que o veículo está muito próximo do objeto.

Vale lembrar que objetos pequenos ou obstáculos que estejam fora do raio de alcance do dispositivo podem não ser identificados por alguns tipos de sensor. Nesse caso, o sistema não emite o bip de aviso. Muitos sensores funcionam, em média, a partir de 150 centímetros de distância e independente do tipo de obstáculo que tiver por perto.

Vantagens

A maior vantagem do sensor de estacionamento é a segurança, principalmente pela ajuda com os pontos cegos – as áreas que não se pode ver pelos retrovisores. Ter um acessório que indique a presença de um objeto nessas circuntâncias faz com que seja muito mais fácil manobrar o veículo e evita arranhões e outros danos. O benefício se estende aos pedestres, já que o motorista também é alertado caso haja alguém atrás do carro, evitando também acidentes domésticos com crianças.

Recursos

Com o sucesso dos sensores, os recursos estão cada vez mais diversificados. Marcas como a Mercedes-Benz, por exemplo, produzem dispositivos que auxiliam a manobra por voz. Basta aproximar o carro do local onde se vai estacionar e ativar o sistema. O sensor, então, faz as vezes de manobrista, indicando quando ir para frente, para trás etc.

O Sensor de Estacionamento 4 Sensores Branco com Display Numérico Orbe, por exemplo, tem display LCD de 3 polegadas; cahve muting que permite ligar e desligar o aviso sonoro; plug de fácil instalação e sinal de alarme sonoro crescente. O aviso visual indica no visor a distância entre o obstáculo e o veículo.

sensor-2

Existem, ainda, carros que possuem o dispositivo também na dianteira. Nesse caso, o bip é ativado quando o veículo se aproxima de outro no trânsito. Se o barulho incomodar demais, é possível desativá-lo temporariamente e ativá-lo somente nas manobras de estacionamento.

Na Tuning Parts você encontra diversos modelos de sensores de estacionamento. Acesse o site e confira nossos produtos.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.