28
abr
2014

Muscle cars: conheça os potentes mais queridinhos do mundo

Quem gosta de potência e velocidade no automobilismo com certeza já ouviu falar no termo “muscle car”, e já até se imaginou dirigindo um veículo como este. Você sabe que variedade de carros é um tipo chamado de muscle car? Se você não quer fazer feio na roda de amigos apaixonados por automóveis, é bom ler as linhas a seguir!

Afinal, o que seria um muscle car?

Os automóveis deste gênero poderiam ser traduzidos, ao pé da letra para o Português, como “carros musculosos”, o que significaria carros com alta potência, de dimensões maiores para um superesportivo, e que desenvolveriam performances elevadas. Os modelos de muscle cars tiveram seu apogeu na indústria automobilística norte-americana das décadas de 1960 e 70, abusando do design característico e da suntuosidade de seus motores.

ford-galaxie

Na maioria das vezes, esse grupo de carros foi produzido segundo modelos esportivos ou cupê, com duas portas e tração traseira. O desenho frequentemente apresenta duas portas simples e cabine para dois ou mais passageiros. Os motores de combustão interna de 8 cilindros, dispostos em duas fileiras, os quais formam um ângulo agudo entre elas, dando a impressão de um “V” (e por isso chamados de motores V8), sempre foram os mais comuns.

pontiac-gto-judge

Muitos carros neste padrão são consagrados para o uso comum em ruas e estradas, criando certo magnetismo natural e dando um estilo a mais para seu condutor, mas também são aproveitados em provas de arrancada, além de ser um sucesso total entre os amantes do tuning. Muitas empresas se especializaram nestes modelos de alta potência e design singular e a fabricação do gênero se expandiu rapidamente em parte da Europa, Austrália e África do Sul.

mercury-cougar

E quais são os muscle cars mais conhecidos?

Os muscle cars levaram para os motoristas comuns a inspiração das pistas de corrida que se popularizavam cada vez mais nas décadas de 1940 e 1950. Algumas fabricantes começaram a investir em modelos com alta potência e desempenho, e a corrida pelos cavalos de potência saiu das pistas de competição e passaram a cativar os amantes da velocidade.

É difícil balizar os carros mais importantes do gênero sem ser injusto e deixar um modelo expressivo de fora, até porque as montadoras lançaram muitos formatos, tamanhos e características diferentes desses bólidos para conquistar o público consumidor. Mas, afinal de contas, nenhuma lista deste tipo deixaria ao menos de citar os carros a seguir.

ford-torino-cobra1970

O Chevrolet Chevelle SS 396 de 1965, por exemplo, foi um muscle car de médio porte que obteve grande êxito nas vendas. Já o Plymouth Road Runner Hemi de 1969, construído por uma divisão automotiva da Chrysler, e o Ford Torino Cobra de 1970 elevaram ainda mais a performance do gênero.

chevrolet-chevelle-ss-396

Outros modelos clássicos são o Dodge Super Bee Six Pack, o Dodge Charger, o elegante Mercury Cougar, o Plymouth Barracuda, o brasileiríssimo Chevrolet Opala, o clássico Ford Maverick Grabber, o Ford Galaxie, o Ford Torino Talladega, o Pontiac GTO Judge, o inglês AC Cobra. Todos esses com suas primeiras (ou únicas) gerações lançadas nas décadas de 1960 e 70. Mas é claro que há muitos outros. Os famosíssimos Ford Mustang e Chevrolet Camaro, por exemplo, travaram uma disputa à parte pelo mercado consumidor através das décadas, e já alcançaram quinta geração.

camaro

É inegável que, com todos esses atributos, os muscle cars sejam os carros mais queridinhos do mundo. Agora que você sabe mais sobre eles, já decidiu qual é o seu favorito? Compartilhe conosco!


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.