6
out
2014

Condições Adversas de Iluminação para Motoristas

A luz é fator de segurança essencial aos condutores observarem e seguirem sendo vistos por todos ao redor, inclusive outros veículos, pedestres, ciclistas, motociclistas e animais. Por este motivo, qualquer motorista que se preze, deve ficar atento às condições adversas de iluminação na pista.

Luz pode ser fator prejudicial quando está em falta ou excesso, aumentando as condições adversas de iluminação que colocam em risco a vitalidade do trânsito. Entre as principais modalidades às condições adversas de iluminação há três destaques:

  • Ofuscamento
  • Penumbra
  • Noite

Ofuscamento de Luzes

Ofuscamento é uma cegueira momentânea causada por excesso de luz nos olhos. Especialistas indicam que a vista humano pode levar até sete segundos para se recuperar após ser ofuscada.

Ou seja, qualquer veículo que esteja em velocidade de 80 km/h deve percorrer quase 160 metros antes do condutor recuperar 100% da visão.

Quais Principais Causas do Ofuscamento?

Condições adversas de iluminação

  • Incidência direta de raios solares: Em geral ocorre na parte da manhã, ou no final das tardes, quando o sol se encontra próximo ao horizonte. Este problema pode ser evitado usando quebra-sol, equipamento indispensável de acordo com a Legislação de Trânsito. Conheça opções interessantes para comprar este item no link.
  • Reflexos de luz solar: Consiste na reflexão das luzes solares nos vidros, espelhos e nas janelas dos outros veículos que compartilham o fluxo.
  • Luz alta em sentido contrário: Provoca cegueira momentânea agravada por fatores adversos, caso das condições ambientais (chuva, neblina, neve, entre outras).
  • Luz alta no retrovisor: Este tipo de ofuscamento é evitado ao instalar dispositivos capazes de reduzir o nível da intensidade das luzes refletivas por espelhos.

Penumbra: Condições Adversas de Iluminação

Condições adversas de iluminação

Penumbra, ou lusco-fusco, é a situação na qual há pouco sinal de luminosidade. Ocorre com frequência ao anoitecer, durante as manhãs, no interior dos túneis, viadutos e das tempestades.

Especialistas indicam esta como situação perigosa, em principal porque contornos e tons de cores ficam pouco definidos, o que torna mais difícil reconhecer objetos, avaliar distâncias de modo correto e ser visto, principalmente.

Procure realizar os seguintes procedimentos para fugir desta que é uma das grandes condições adversas de iluminação aos motoristas:

  • Manter luz baixa apagada
  • Reduzir velocidade
  • Redobrar atenção

Noite: Condições Adversas de Iluminação

Condições adversas de iluminação

Noite consiste na ausência total de luzes solares, momento no qual a visibilidade fica dependente dos faróis ou das sinalizações luminosas.

Em consequência da limitação que existe aos faróis, à largura do facho e às potências das lâmpadas, se faz necessário considerar certos cuidados para conduzir com máxima segurança na pista:

  • Manter luzes em funcionamento adequado (atenção – conheça promoções para renovar seu farol de milha aqui);
  • Permanecer sempre com faróis regulados e limpos. Clique no link e veja como é fácil limpar e deixar seu acessório como se fosse novo;
  • Ficar atento ao fato de que velocidade segura nestas condições adversas de iluminação significa ritmo inferior ao praticado durante o dia;
  • Não dirigir na traseira de outros veículos. Busque sempre manter distância segura;
  • Evitar trafegar de noite ou nos períodos da madrugada.
  • Estar sempre descansado ao trafegar na pista escura;

Usar sensores de estacionamento a parar o veículo de modo adequado, sem risco de colisões que geram amassados à lataria. Na Tuning Parts há produtos do gênero com descontos: Confira!!!

Cuidado para Não Ofuscar

Entre as principais regras a evitar condições adversas de iluminação vale o destaque: Jamais ofusque outros condutores, visto que tal prática gera acidentes.

Neste sentido, ao perceber que existem veículos que seguem em sentido contrário, nos períodos noturnos, ou em outras condições adversas de iluminação, procure diminuir a luz, e não apenas quando seu carro estiver próximo dos veículos de outros condutores presentes no fluxo.

De Olho nos Fenômenos Climáticos

Fenômenos climáticos podem interferir de modo direto na segurança por ofuscar condutores e alterar as condições da via.

Os fenômenos climáticos, além de modificar a visão, também mudam os padrões à condução e ao comportamento aos motoristas, que devem ficar atentos em consequência da baixa aderência e estabilidade dos pneus.

As condições de mau tempo podem se agravar a impedir com que o carro tenha deslocamento seguro. Sem contar que por causa da péssima qualidade do ambiente fica difícil distinguir os sinais luminosos dos motoristas ou das placas de trânsito.

Importante notar as chuvas, neblinas e os granizos, considerados principais elementos naturais responsáveis por ofuscar a vista de condutores. Por sorte, no Brasil não neva, mas quem trafega em vias do MERCOSUL precisa ficar atento com outro perigo considerável na lista das condições adversas para motoristas: A neve!

Procure manter a iluminação perfeita para não prejudicar o trânsito com ofuscamento, fato que gera multa por colocar em risco a integridade do trânsito. Compre suas luzes na Tuning Parts, em doze vezes sem juros. Não se esqueça de observar nossas fotos no Instagram.

Deixe seu comentário abaixo e diga o que achou deste artigo.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *