15
maio
2014

Série esportes: tudo sobre o Paris-Dakar

Se você adora carros, esportes radicais e competições automobilísticas, seguramente já ouviu falar no Rally Paris-Dakar. Esta é reputada a mais dura prova de automobilismo todo-o-terreno do planeta. Que tal saber mais sobre o evento?

O início do Paris-Dakar

A competição foi arquitetada após seu idealizador, o motociclista francês Thierry Sabine, ter sobrevivido ao Rally Abidjan-Nice. Tendo ficado perdido após cruzar uma tempestade de areia no deserto e desviado muitas milhas da rota original da competição, o piloto prometeu que, caso saísse vivo daquela situação, organizaria a maior competição desse tipo que o mundo houvera visto até então.

Um ano após Sabine ter escapado àquele infortúnio, a primeira edição do evento planejado por ele saía, em 26 de dezembro de 1978, na Place du Trocadéro, de frente da Torre Eiffel. A ideia seria promover uma aventura em que só os bravos conseguissem enfrentar e superar, cruzando 10.000 quilômetros por França, Espanha, Argélia, Niger e Mali, até chegar à capital do Senegal. Dos 170 participantes, apenas 69 completaram essa prova, chegando a Dakar.

Motos, carros e caminhões competiram em categoria única, sagrando-se campeão o jovem piloto francês Cyril Neveu, pilotando uma Yamaha XT500. O grande sucesso alcançado fez com que a edição de 1980 tivesse grande procura pelos pilotos, e os competidores passaram a ser divididos em três categorias.

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A modificação dos percursos da prova

O rally tinha seus percursos mudados ano a ano em função dos desafios a serem encarados, mas sempre com início em Paris e término em Dakar, interrompendo-se apenas por um dia para ser realizada a travessia marítima do Mediterrâneo entre a Europa e a África. No entanto, por motivos políticos e de segurança, sobretudo, além da cobrança por mudanças, exigidas pelos patrocinadores, fizeram com que a edição de 1992 terminasse na Cidade do Cabo. O rally voltou ao seu percurso original (Paris-Dakar) no ano seguinte, mas em 1994 a rota mudou novamente, tendo sua chegada também em Paris (Paris-Dakar-Paris).

Em 1995 e 1996, as edições tiveram largadas em Granada, na Espanha, terminando em Dakar, percurso que se repetiu em 1999. Os percursos continuaram mudando nos anos posteriores, com partidas de Arras, no norte da França (2002), Marselha (2003), Barcelona (2005) e Lisboa (2006 e 2007), e chegando a ter, em 2003 uma chegada até no Egito, na cidade de Sharm el Sheikh, em meio à Península do Sinai.

A mudança de nome e de continente

Em seus mais de três décadas de existência, o Rally não foi disputado apenas em uma única ocasião, no ano de 2008, por motivos de segurança, frente às ameaças de ataques terroristas. Chile, Argentina e países da Europa Central, como Hungria e República Checa, se ofereceram para sediar um novo percurso para a competição, até que a entidade organizadora resolveu criar as séries Dakar (Dakar Series), mudando o nome do evento.

Assim, em 2009 o Rally Dakar desembarcou em solos “hermanos”, começando em Buenos Aires, passando por território chileno (Valparaíso, em 2009; Antofagasta, em 2010; e Arica, em 2011), até retornar a Buenos Aires. Nos dois anos seguintes, Lima, no Peru, fez também parte do trajeto, além de cidades da Argentina e do Chile. Em 2014, a competição fez o percurso Rosário-Salta-Valparaíso, e em 2015 está delineada para passar por Argentina, Bolívia e Chile.

Alguns competidores e outros organizadores, insatisfeitos com as mudanças das rotas, agora em continente diverso, e também com a programação do evento, decidiram criar um rally que fosse nos moldes do antigo Paris-Dakar. Essa prova teve sua primeira edição ainda em 2009 e se chamou Africa Race, posteriormente alterada para Africa Eco Race.

Entretanto, será que os desertos da América do Sul não oferecem desafios suficientes quanto os europeus e africanos? Deixe sua opinião nos comentários! E acesse o site da Tuning Parts!


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