3
out
2013

Carro autônomo: entenda como funciona

A fabricante de automóveis japonesa Nissan apresentou, em Tóquio, um protótipo de carro “autônomo”. O objetivo é que o veículo seja capaz de aumentar a segurança no trânsito e prevenir acidentes. Entenda como esse modelo funciona.

Levado em consideração que 90% dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana, o carro autônomo foi projetado para auxiliar o motorista.

Segundo a Nissan, ele é mais seguro, graças ao uso de sensores e câmeras com capacidades que superam a percepção humana, já que não dispomos de outros meios de identificação de obstáculos e temos campo de visão reduzido – principalmente à noite.

 

carro-autonomo

 

O protótipo utiliza dados cartográficos incrivelmente precisos e faz análises que lhe possibilitam parar diante da aproximação de risco de outro veículo, antecipar cruzamentos e desviar de obstáculos e veículos, além de outras manobras que aumentam a segurança do motorista e dos passageiros.

O carro reproduz tecnicamente ações que o homem faz de maneira instintiva: compreender, julgar e agir. Para isso, conta com cinco câmeras, cinco scanners a laser e outras tecnologias de ponta.

São utilizados, ainda, chips ultra-rápidos e algoritmos de tomada de decisão para garantir respostas imediatas diante de acontecimentos imprevistos.

Veja também os carros que mais agradam seus donos em 2013

A fabricante declarou que foram necessários mais de 30 anos trabalhando em carros autônomos, e que as tecnologias eletrônicas recentes permitiram se aproximar do objetivo.

Vale lembrar que, mesmo com a tecnologia de ponta, o veículo manterá o volante, e o motorista continuará sendo responsabilizado por eventuais acidentes.

O brasileiro Carlos Ghosn, presidente da Nissan, afirmou recentemente que o grupo pretende lançar o carro em 2020.


POSTADO EM Novidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.