5
mar
2014

Volvo Cars cria novo console central com muito design e tecnologia

A Volvo Cars usa o Salão de Genebra para revelar seu novo controle central, composto de uma larga tela sensível ao toque, que simplifica e amplia o modo com que os motoristas operam seus carros.

O limpo e fino dispositivo touch screen substitui o tradicional conjunto de botões e controles no console central. Ele mistura a funcionalidade de um tablet, de correr entre telas e ampliar imagens, com novas soluções especialmente desenvolvidas para o uso dentro do carro. Além disso, o console também interage com o painel digital de instrumentos.

“A ideia básica é organizar os controles e informações de um modo intuitivo e amigável. Tudo é exatamente da forma que você espera que seja, fazendo a condução mais agradável, eficiente e segura”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente de Design da Volvo Cars.

Essa inédita experiência de condução será introduzida na próxima geração de carros da fabricante sueca, começando pelo Novo Volvo XC90, que será apresentado no fim do ano.

volvo-2

“A nova interface é desenhada para criar uma suave, logica e segura interação entre o carro e o motorista”, observa Thomas Ingenlath. “Isso vai muito além de colocar um tablet grande no centro do painel. Nós criamos uma interação digital totalmente integrada ao carro.”

“Quatro azulejos”

O layout principal pode ser descrito como quatro azulejos flexíveis, cada um apresentando uma funcionalidade-chave. A navegação fica no topo, seguida pela parte multimídia e pela de telefonia. Uma barra de notificações é posicionada sobre esse bloco de informações, enquanto os controles climáticos ficam na base.

“As informações, os dados de GPS e de mídias estão no topo e são fáceis de enxergar. As informações de telefone e os demais aplicativos, além dos controles de climatização, ficam na parte de baixo, em uma posição confortável e ao alcance do motorista. Usar a tela é algo tão lógico que sua operação se torna automática em instantes”, explica Thomas Ingenlath.

A interface suave de uso inclui a possibilidade de operar por meio de controles no volante ou mediante comandos de voz

Solução digital

A nova interface é desenvolvida de forma que os “azulejos” na tela se expandam com o toque. Quando um dos quadros é expandido para acessar a informação, os outros são comprimidos, mas ainda assim ficam visíveis e facilmente acessíveis.

“Tendo todas as funções disponíveis durante todo o tempo, a tela touchscreen se torna muito amigável. O layout espaçoso permite uma interação suave, sem distrair o condutor”, afirma Thomas Ingenlath.

volvo-3

Cristalino e calmo

Criar esse ambiente cristalino e calmo é parte fundamental do “artesanato” digital da Volvo Cars. É normal que um tablet roube toda sua atenção, mas uma tela sensível ao toque em um carro é completamente diferente. “A informação deve estar acessível e amigável, sem tirar o foco da estrada. Isso permite que seja fácil obter informações realmente urgentes, como um alerta, de forma muito clara”, conclui Thomas Ingenlath.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.