28
mar
2014

Aerofólios: tudo sobre esse acessório!

O que há de comum entre os carros da Fórmula 1, os veículos das competições da Nascar e os aviões? As asas – ou melhor dizendo, os aerofólios.

De instalação simples e preço relativamente baixo (alguns modelos saem por menos de 200 reais, dependendo do carro), aerofólios são obrigatórios nos carros de corrida. Mas você deve instalar um no seu veículo? Leia este texto antes de decidir.

O que são aerofólios?

Estritamente, o aerofólio é uma forma e não um objeto. São aerofólios qualquer rotor, turbina ou propulsor em forma de asa ou lâmina. Até a barbatana do golfinho, embora não seja um aerofólio, obedece aos mesmos princípios. Por causa da forma que têm, os aerofólios produzem uma força aerodinâmica quando se movimentam por um fluido (como o ar). Nos aviões, o aerofólio usa essa força para se jogar para cima, ou seja, voar. No caso dos carros, não seria muito seguro… você não quer capotar! Na verdade, o aerofólio no carro serve para o contrário: “jogar” o carro para baixo, aumentando sua aderência com o solo. Não é à toa que os carros de Fórmula 1 têm essas asas invertidas. A mais de 300 quilômetros por hora, uma leve subida ou impacto poderia levar o carro para bem alto (como às vezes acontece nos acidentes).

Carros diferentes, modelos diferentes

Existem vários tipos de aerofólio. Note nas fotos abaixo que num carro de F1 o aerofólio é a parte mais alta e uma das mais chamativas. Já nos carros de competição da Nascar eles são até relativamente discretos, posicionados perto do porta-malas. Na loja da Tuning Parts você encontra aerofólios desenhados especificamente para cada modelo de carro, incluindo hatch, sedãs e utilitários. Outra possibilidade: incluir ou não luzes de freio.

aerofolio-1

Personalizando suas asas

Até para um mesmo modelo de carro nem todos os aerofólios são iguais; Os aerofólios são vendidos normalmente nas cores prata e preto e o ideal é mandar pintar o aerofólio na mesma cor do veículo, conferindo um visual original e esportivo ao mesmo tempo.

Segurança nas curvas

Por que instalar um aerofólio? Primeiro, o óbvio: porque eles dão um visual muito maneiro ao seu carro. Mas há outras considerações. Aerofólios aumentam a aderência dos pneus com solo, fornecendo mais precisão e segurança durante as manobras, como curvas em alta velocidade ou muito fechadas. Na estrada, o aerofólio permite mais segurança nas ultrapassagens, principalmente dos caminhões, que provocam muita turbulência e tendem a fazer o carro chacoalhar.

Bonito e limpinho

Como se não bastasse, o aerofólio barra a sujeira e a lama que vêm da traseira, contribuindo para deixar o vidro traseiro mais limpo. Assim dá para ver melhor quem ficou atrás de você comendo poeira!

Convenceu-se das vantagens do aerofólio? É uma peça quase sempre de simples instalação, barata e que muda muito a aparência do seu carro.

E você, instalou as asas invertidas no seu carro? Qual modelo? O que achou? Conte para nós e não deixe de visitar o site da Tuning Parts.


POSTADO EM Funções

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.