HB, SW, SUV: Você conhece os tipos de carros e carrocerias?
Você já deve ter ouvido algum amigo comentar que prefere um carro sedã a um cupê. Ou alguém ponderar que gostaria de substituir sua perua por um SUV. E aquele primo, que quer montar um negócio de transportes com uma minivan? Então, você percebe que todos estão falando em tipos de carro, mas não entende muita coisa sobre o assunto…
Com o objetivo prático de alcançarem uma classificação mais estável e precisa, o que inclusive facilitaria o consumo dos veículos a públicos-alvo específicos, as montadoras passaram a desenvolver e separar modelos de automóveis em segmentos mais bem definidos. As diferenças determinantes levam em consideração os volumes existentes nos automóveis, seus tipos de carroceria – que são as estruturas que envolvem os carros, demarcando sua forma, plataforma de montagem e chassi – e também algumas características mais particulares. E então, você gostaria de entender um pouco mais sobre os tipos de carroceria mais tradicionais? Confira a seguir!
Hatchback (hatch ou HB)
Esta categoria é fácil de identificar: possui dois volumes bem distintos, o cofre do motor e a cabine de passageiros, à qual em geral um bagageiro de pequenas dimensões vem integrado. É comum que seja o modelo de entrada das marcas, menos potente, mais barato e econômico. Existem os hatchs compactos, como o VW Gol, o Fiat Uno, Chevrolet Celta e o Peugeot 206, mas também os chamados hatchs médios (ou esportivos), que são um pouco maiores e mais potentes, como o Renault Sandero, o Fiat Punto e o Ford Focus, por exemplo.
Fastback e notchback
São segmentos derivados do hatchback e, portanto, bem parecidos com este. O fastback traz a parte traseira mais alongada, com o desenho externo do teto abraçando em curva o porta-malas, como no Ford Mustang, Chevrolet Kadett e o Ford Escort. Já o notchback oferece um porta-malas mais reduzido, sem formar um volume independente, como ocorre no Chevrolet Astra, no Citroën Xsara e no Fiat Stilo.
Sedã
É a versão mais tradicional, apresentando três volumes bem definidos e fáceis de identificar: a parte do motor, a cabine de passageiros e um porta-malas. Há subcategorias, que são os sedãs compactos (com motorização não esportiva e menores), como o Corsa Classic, o Fiat Siena e o Chevrolet Prisma; os sedãs médios (com motores mais fortes e maior espaço no bagageiro), como o Citroën C4 Pallas, o Honda Civic, o Nissan Sentra, o VW Jetta e o Toyota Corolla; e os sedãs grandes (mais luxuosos, potentes e confortáveis), como o Audi A6, o Honda Accord, o Hyundai Azera e o Mercedes Classe E.
Cupê
De formato mais clássico, em dois volumes, mas com menor espaço para os bancos e compartimentos traseiros, já que as linhas de design são projetadas para declinar de forma acentuada até o bagageiro. Em geral, reúnem boa aerodinâmica e alto desempenho, como o Kia Cerato Koup e o Hyundai Veloster.
Monovolume ou minivan (MPV)
Categoria que reúne amplo espaço interno e conforto, geralmente com posições variantes dos bancos a fim de facilitar o transporte de muitos passageiros. Aqui, os volumes são quase integrados, sendo trabalhoso distinguir visualmente a cabine do compartimento do motor e do porta-malas. Tudo parece uma coisa só, num desenho uniforme, como acontece no Fiat Idea, no Nissan Livina, no Honda Fit e no Chevrolet Meriva.
Van e furgão
Segmento que apresenta maiores dimensões ainda do que a minivan, destinado ao transporte de mais passageiros e com grande aproveitamento do espaço interno, como a Kia Besta, o Fiat Ducato e a VW Kombi. O furgão, também chamado de utilitário comercial, em muito se assemelha com a categoria anterior, só que com destinação especial para o transporte e entrega de cargas, muitas vezes com um compartimento separado para a atividade, como no Fiat Fiorino, Renault Kangoo e Fiat Doblò.
Perua (Station Wagon ou SW)
Para quem precisa de um grande bagageiro e possui família numerosa, essa categoria traz modelos com cabine estendida até o porta-malas, cuja tampa, em geral, envolve a janela traseira, tal qual vemos no Fiat Palio Weekend, no VW SpaceFox, no Audi Avant, no Citroën Xsara Break e no Toyota Fielder.
Utilitário esportivo ou SUV
A sigla SUV significa, em inglês, Sport Utility Vehycle, consistindo em carros mais robustos, com carroceria alta e com bom desempenho na estrada. Seu design pega emprestado a base da perua, mas com muito mais tecnologia e melhor acabamento. Servem de exemplos: o Jeep Cherokee, o Toyota Hilux SW4 e o Mitsubishi Pajero.
Picape (Pick-up)
Segmento especialmente desenvolvido para servir como veículo de trabalho, oferecendo caçamba com grande espaço, carroceria alta e cabine mais reduzida, embora haja no mercado modelos com cabine dupla. Exemplos do segmento são: o Ford Ranger, o Fiat Strada, o VW Saveiro e o Chevrolet S10.
Jipe
Veículo projetado para enfrentar terrenos acidentados e de difícil acesso, com carroceria curta e tração nas quatro rodas, como o Jeep Wrangler, o Troller T4 e a Land Rover 110.
Esportivo
Categoria que agrupa carros com muita potência de motor, design arrojado, luxo e excelente acabamento. Podem ser fechados ou conversíveis, com ou sem rebaixamento de capota. Como exemplos, seguem o Audi A5, o Mercedes SLK, e os modelos fabricados pelas empresas automobilísticas Ferrari, Maserati e Porsche.
Crossover
Para conquistar ainda mais consumidores, as empresas vêm apostando em automóveis que misturam conceitos de categorias diferentes, com modificações diversas. Servem de exemplos o VW Crossfox, que teria o formato de um hatch compacto para enfrentar terrenos mais difíceis e aventureiros, e o BMW X6, que mistura elementos de um cupê e de um utilitário esportivo.
E agora? Conseguiu saber em qual categoria seu carro se encaixa? Conte para nós! E não deixe de visitar o site da Tuning Parts!
Excelente matéria!!! Muito esclarecedora, abordando o assunto de uma forma bastante didática, de fácil entendimento. Gostei!
Matéria muito bem elaborada para os leigos no assunto como eu!
Estão de parabens.
Sdz,
@Orlando Souza:
Agradecemos o seu elogio.
Excelente matéria, se quiser ajuda com o design do blog conta comigo !
gostei muito, agora vcs poderiam fazer uma materia sobre os modelo d motos e as categorias, ex: gran turismo, estrada, off-road e sportivo.
@Elismar veloso de moura:
Tudo bem? Obrigado pelo elogio, podemos fazer sim 🙂