8
jul
2013

Como lavar o carro corretamente: confira 5 dicas

Lavar o carro em casa requer alguns cuidados, por isso separamos 5 dicas de como lavar o carro corretamente. Confira.

Não são apenas os acessórios que deixam o carro com uma aparência melhor: cuidados básicos, como a lavagem, também fazem toda a diferença. O procedimento pode parecer simples à primeira vista, mas exige muita atenção e produtos específicos.

lavar-carro

Se feita da maneira errada, a lavagem pode causar uma série de prejuízos, como arranhões no verniz da pintura e aparecimento de manchas. Do shampoo à pressão da água, tudo pode provocar um resultado negativo. Confira cinco dicas para lavar corretamente seu carro:

1. Use os produtos adequados

Hoje, já é possível encontrar produtos específicos para cada parte do carro, e o investimento vale a pena – usar detergente de louças ou sabão em pó pode danificar a pintura do veículo ou causar manchas. Na ausência de um shampoo próprio para a linha automotiva, use sabão neutro.

As luvas de lavagem também merecem atenção. Use luvas de lã natural ou microfibra, que absorvem melhor as partículas. Esponjas feitas de espuma mantém a sujeira na superfície e riscam o verniz da pintura.

Na hora de secar o carro, as toalhas de tecido sintético também podem danificar a pintura. Dê preferência às de microfibra ou algodão. Por fim, você vai precisar de duas escovas macias: uma para lavar os pneus e outra para as rodas.

2. Fuja do sol e das manchas

Antes de começar, estacione o carro na sombra e espere a carroceria esfriar – isso evita que a água e o sabão sequem e deixem manchas. O cuidado vale para todo o processo: durante a lavagem, mantenha o veículo sempre molhado.

3. Lave por partes

A orientação geral é lavar o carro de cima pra baixo: primeiro teto, depois vidros, capô, porta-malas, laterais e rodas. Entretanto, há quem recomende lavar primeiro as rodas. Como acumulam mais sujeira que a carroceria, começar por elas evita que os resíduos respinguem no resto do veículo quando ele já estiver limpo. Ainda sobre as rodas, deve-se esperar que elas esfriem antes da lavagem, para que não haja empenamentos no contato com a água gelada.

Carroceria

Comece molhando do teto para baixo. Se não puder usar um lavador de alta pressão, aumente a pressão do esguicho da mangueira. Depois, vista a luva, mergulhe-a em uma solução de shampoo e água e espalhe suavemente a espuma pelo teto. Vire a luva sempre que limpar uma nova área e enxague-a após usar os dois lados. O mesmo procedimento pode ser feito nos vidros, capô e tampa traseira.

Laterais

Aqui, é preciso ter um pouco mais de atenção. Para lavar a metade superior, pode-se usar a mesma luva utilizada no resto da carroceria. Já a parte inferior, que costuma ser delimitada pelos borrachões, acumula mais sujeira e exige o uso de outra luva.

Quando terminar, remova a espuma do shampoo utilizando o esguicho com menos pressão e deixando a água escorrer vagarosamente sobre o veículo.

4. Secagem

Use toalhas de microfibra, algodão ou silicone. Há duas maneiras de secar o carro: arrastando lentamente a toalha aberta sobre a superfície ou comprimindo-a sobre uma área para absorver a água. Independentemente do método, é importante manter o veículo na sombra para evitar o aparecimento de manchas.

5. Limpeza interna

Não deixe de lado o interior do carro. Para uma limpeza eficiente, utilize aspirador portátil. Dê atenção aos locais mais esquecidos, como cantos e partes internas das portas. Os tapetes de borracha devem ser retirados e lavados com bucha e sabão.

Seguindo essas dicas você vai deixar seu carro limpinho sem causar nenhum dano. É importante utilizar produtos adequados e de qualidade, na hora de adquiri-los conte com a Tunning Parts, no nosso site você encontra todo o material necessário para cuidar do seu carro sem precisar sair de casa.

Não se esqueça de visitar as páginas da Tuning Parts nas redes sociais e o nosso siteYoutube, Facebook e Instagram.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *