27
mar
2014

HB, SW, SUV: Você conhece os tipos de carros e carrocerias?

Você já deve ter ouvido algum amigo comentar que prefere um carro sedã a um cupê. Ou alguém ponderar que gostaria de substituir sua perua por um SUV. E aquele primo, que quer montar um negócio de transportes com uma minivan? Então, você percebe que todos estão falando em tipos de carro, mas não entende muita coisa sobre o assunto…

Com o objetivo prático de alcançarem uma classificação mais estável e precisa, o que inclusive facilitaria o consumo dos veículos a públicos-alvo específicos, as montadoras passaram a desenvolver e separar modelos de automóveis em segmentos mais bem definidos. As diferenças determinantes levam em consideração os volumes existentes nos automóveis, seus tipos de carroceria – que são as estruturas que envolvem os carros, demarcando sua forma, plataforma de montagem e chassi – e também algumas características mais particulares. E então, você gostaria de entender um pouco mais sobre os tipos de carroceria mais tradicionais? Confira a seguir!

Hatchback (hatch ou HB)

Esta categoria é fácil de identificar: possui dois volumes bem distintos, o cofre do motor e a cabine de passageiros, à qual em geral um bagageiro de pequenas dimensões vem integrado. É comum que seja o modelo de entrada das marcas, menos potente, mais barato e econômico. Existem os hatchs compactos, como o VW Gol, o Fiat Uno, Chevrolet Celta e o Peugeot 206, mas também os chamados hatchs médios (ou esportivos), que são um pouco maiores e mais potentes, como o Renault Sandero, o Fiat Punto e o Ford Focus, por exemplo.

tipos-de-carro-2

Fastback e notchback

São segmentos derivados do hatchback e, portanto, bem parecidos com este. O fastback traz a parte traseira mais alongada, com o desenho externo do teto abraçando em curva o porta-malas, como no Ford Mustang, Chevrolet Kadett e o Ford Escort. Já o notchback oferece um porta-malas mais reduzido, sem formar um volume independente, como ocorre no Chevrolet Astra, no Citroën Xsara e no Fiat Stilo.

Mustang

Sedã

É a versão mais tradicional, apresentando três volumes bem definidos e fáceis de identificar: a parte do motor, a cabine de passageiros e um porta-malas. Há subcategorias, que são os sedãs compactos (com motorização não esportiva e menores), como o Corsa Classic, o Fiat Siena e o Chevrolet Prisma; os sedãs médios (com motores mais fortes e maior espaço no bagageiro), como o Citroën C4 Pallas, o Honda Civic, o Nissan Sentra, o VW Jetta e o Toyota Corolla; e os sedãs grandes (mais luxuosos, potentes e confortáveis), como o Audi A6, o Honda Accord, o Hyundai Azera e o Mercedes Classe E.

tipos-de-carro-4

Cupê

De formato mais clássico, em dois volumes, mas com menor espaço para os bancos e compartimentos traseiros, já que as linhas de design são projetadas para declinar de forma acentuada até o bagageiro. Em geral, reúnem boa aerodinâmica e alto desempenho, como o Kia Cerato Koup e o Hyundai Veloster.

tipos-de-carro-5

Monovolume ou minivan (MPV)

Categoria que reúne amplo espaço interno e conforto, geralmente com posições variantes dos bancos a fim de facilitar o transporte de muitos passageiros. Aqui, os volumes são quase integrados, sendo trabalhoso distinguir visualmente a cabine do compartimento do motor e do porta-malas. Tudo parece uma coisa só, num desenho uniforme, como acontece no Fiat Idea, no Nissan Livina, no Honda Fit e no Chevrolet Meriva.

tipos-de-carro-6

Van e furgão

Segmento que apresenta maiores dimensões ainda do que a minivan, destinado ao transporte de mais passageiros e com grande aproveitamento do espaço interno, como a Kia Besta, o Fiat Ducato e a VW Kombi. O furgão, também chamado de utilitário comercial, em muito se assemelha com a categoria anterior, só que com destinação especial para o transporte e entrega de cargas, muitas vezes com um compartimento separado para a atividade, como no Fiat Fiorino, Renault Kangoo e Fiat Doblò.

tipos-de-carro-7

Perua (Station Wagon ou SW)

Para quem precisa de um grande bagageiro e possui família numerosa, essa categoria traz modelos com cabine estendida até o porta-malas, cuja tampa, em geral, envolve a janela traseira, tal qual vemos no Fiat Palio Weekend, no VW SpaceFox, no Audi Avant, no Citroën Xsara Break e no Toyota Fielder.

tipos-de-carro-8

Utilitário esportivo ou SUV

A sigla SUV significa, em inglês, Sport Utility Vehycle, consistindo em carros mais robustos, com carroceria alta e com bom desempenho na estrada. Seu design pega emprestado a base da perua, mas com muito mais tecnologia e melhor acabamento. Servem de exemplos: o Jeep Cherokee, o Toyota Hilux SW4 e o Mitsubishi Pajero.

tipos-de-carro-9

Picape (Pick-up)

Segmento especialmente desenvolvido para servir como veículo de trabalho, oferecendo caçamba com grande espaço, carroceria alta e cabine mais reduzida, embora haja no mercado modelos com cabine dupla. Exemplos do segmento são: o Ford Ranger, o Fiat Strada, o VW Saveiro e o Chevrolet S10.

tipos-de-carro-10

Jipe

Veículo projetado para enfrentar terrenos acidentados e de difícil acesso, com carroceria curta e tração nas quatro rodas, como o Jeep Wrangler, o Troller T4 e a Land Rover 110.

tipos-de-carro-11

Esportivo

Categoria que agrupa carros com muita potência de motor, design arrojado, luxo e excelente acabamento. Podem ser fechados ou conversíveis, com ou sem rebaixamento de capota. Como exemplos, seguem o Audi A5, o Mercedes SLK, e os modelos fabricados pelas empresas automobilísticas Ferrari, Maserati e Porsche.

tipos-de-carro-12

Crossover

Para conquistar ainda mais consumidores, as empresas vêm apostando em automóveis que misturam conceitos de categorias diferentes, com modificações diversas. Servem de exemplos o VW Crossfox, que teria o formato de um hatch compacto para enfrentar terrenos mais difíceis e aventureiros, e o BMW X6, que mistura elementos de um cupê e de um utilitário esportivo.

tipos-de-carro-13

E agora? Conseguiu saber em qual categoria seu carro se encaixa? Conte para nós! E não deixe de visitar o site da Tuning Parts!


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.