10
jun
2014

Série esportes: tudo sobre a Pikes Peak

Quem nunca apostou uma corrida subindo o morro? Um dos mais tradicionais eventos de automobilismo dos Estados Unidos é baseado nesse conceito. A diferença é que ele envolve carros de 875 cavalos acelerando em uma subida bem íngreme a até mais de 140 quilômetros por hora. A Pikes Peak International Hill Climb, ou “Corrida para as Nuvens”, é realizada desde 1916 no Colorado, sudoeste dos Estados Unidos.

A pista tem quase 20 quilômetros de comprimento e começa aos 2.800 metros de altitude, terminando no pico aos 4.300 metros (para se ter uma ideia, o Pico da Neblina, no Amazonas, ponto mais alto do Brasil, não chega aos 3.000 metros de altitude). À medida que os pilotos sobem rumo ao topo, o ar rarefeito torna seus reflexos mais lentos e os faz perder força muscular. Segundo os organizadores, o ar “fino” ainda rouba 30% da potência do motor lá no topo do morro! Portanto, tanto os competidores quanto os carros devem estar em forma só para terminar a corrida… quanto mais vencê-la. Evidentemente, não existe segunda volta!

A emoção de subir o morro

Melhor do que contar é mostrar. O piloto francês Sébastien Loeb foi o último vencedor da Pikes Peak, em junho de 2013, com um tempo de 8min13s878. Então dá uma olhada nesse vídeo dos treinos dele.

Loeb, nove vezes vencedor do Mundial de Rali, pilotou um Peugeot 208 T16 especialmente modificado para a Pikes Peak. Foi um golaço da montadora, que não participava há 14 anos da competição.

Loeb foi o primeiro a largar na classe ilimitada da corrida, depois de as motos passarem pela pista. Uma série de atrasos chegou a deixá-lo preocupado, porque o tempo estava fechando. “Na linha de partida eu pude ver as nuvens se aproximando do topo das montanhas”, contou ele.

Pikes-Peak-1

Subindo à cabeça

A aceleração do veículo da Pikes Peak é maior que a de um carro da Fórmula 1, disparando a cada canto como uma bala de canhão. Atravessar as 156 curvas subindo a toda essa velocidade, claro, é muito arriscado e leva a acidentes como este.

….no qual felizmente ninguém se machucou.

Já nesta ocasião aqui os espectadores foram muito imprudentes e por muito pouco a vitória de Loeb não virou tragédia.

Por causa desse grupo de gente sem-noção, os organizadores da Pikes Peak mudaram as regras e a partir deste ano (2014). Os pontos de onde pode se assistir à corrida serão limitados a seis. Um dos motivos para essa determinação foi o aumento na velocidade dos carros. Antes eles tinham 10 minutos como meta, mas agora terminam a prova em pouco mais de oito. Isso deixa pouca margem de manobra para erros, especialmente nas curvas mais fortes.

Pikes-Peak-3

Vem mais por aí

A próxima edição da Pikes Peak será em 29 de junho de 2014. O tempo de Loeb é considerado muito difícil de ser quebrado, já que ele mesmo bateu o recorde anterior em mais de 90 segundos (era de 9m46s164).

E você? Quais as suas apostas para a Pikes Peak 2014? Veremos um novo recorde? Nos dê o seu palpite? E não deixe de visitar o site da Tuning Parts!


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.