10
abr
2014

Quer ganhar cavalos de potência? Conheça o filtro de ar K&N modelo Inbox

Muitos acessórios prometem aumentar a potência do seu carro. Poucos podem fazer isso com segurança, eficiência e durabilidade. A K&N Engineering, empresa com sede na Califórnia, é a líder mundial em fabricação de filtros de ar laváveis, e você definitivamente deveria conhecer seus produtos. Entre eles estão os filtros de ar K&N, nos formatos cônico ou inbox. Antes de comprar, saiba mais sobre estes produtos de alta qualidade.

O que é que esse filtro tem?

Um filtro de ar da K&N é composto por quatro a seis camadas de gaze de algodão encaixadas entre duas telas de arame de alumínio revestidas de epóxi. O algodão é tratado com um óleo especial para ficar mais pegajoso. A natureza do algodão permite altos volumes de fluxo de ar, e a ‘pegajosidade’ do óleo cria um poderoso meio de filtragem que garante a proteção do motor. A maior parte dos filtros no mercado não consegue equilibrar uma coisa (fluxo de ar) com a outra (proteção do motor).

Chega de trocar o filtro

Tudo o que dissemos no parágrafo anterior pode ser resumido nisto: o filtro da K&N é lavável. Eles custam a partir de 300 reais, mas oferecem economia a longo prazo, já que não precisam ser trocados. Segundo a empresa, há filtros que já foram lavados mais de 100 vezes em laboratório e ainda desempenharam como novos. Dependendo das condições de em que você dirige, o filtro K&N deve ser lavado a cada 80 mil quilômetros rodados (50 mil milhas), ou por volta disso.

filtro-de-ar-k&n-1

Economia de combustível? Cuidado

Há muitos boatos no mercado sobre produtos que supostamente melhoram a razão entre combustível gasto e quilometragem andada (o famoso “X quilômetros por litro”). De forma responsável, a K&N não faz qualquer afirmação sobre relação entre seus filtros e economia de combustível. Em tese, um bom filtro reduz o esforço do motor, e se o motor faz menos força para fazer o carro andar, a quilometragem melhora. Mas há muitos fatores influenciando essa medida, tais como o estado dos pneus, a forma como você dirige, se você carrega muita coisa no carro, o óleo do motor e até o clima. Uma boa filtragem de ar, porém, é parte fundamental da manutenção de qualquer carro.

Mais forte, mais rápido, mais limpo

Os primeiros filtros de ar da K&N foram desenvolvidos para corridas de motocross – ambientes brutais cheios de areia e poeira nos quais é fundamental ter boa aceleração. Como resultado, os produtos são desenhados para obter um fluxo de ar quase irrestrito, mas mantendo níveis filtragem adequados para garantir a vida útil do motor. Assim, os filtros originais da K&N geralmente adicionam de um a quatro cavalos de potência! É muita coisa.

Peça pelo número

Os filtros de ar inbox da K&N são manufaturados para cada modelo de veículo (Civic, Clio, Duster, Meriva, Sandero, Tucson etc.), mas são vendidas também duas variedades cônicas universais, o RR-3001 e o RR-3003. Todos oferecem a mesma tecnologia usada nas ferozes corridas da Nascar. Existe um filtro que é o seu número!

E aí, já conhecia esse poderoso acessório? O que achou? Conte para a gente através dos comentários! E não deixe de visitar o site da Tuning Parts!


POSTADO EM DicasReview

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *