Os principais lançamentos de carro do ano de 2014
Qual lançamento de 2014 cabe no seu bolso? Quer comprar um carro e ainda não sabe das novidades por completo? O mercado dos carros de pequeno porte deve ser o mais aquecido no Brasil para este ano. Leia agora quais veículos saíram do forno ou vão sair e veja qual se encaixa no seu perfil. Ainda há dicas de como colocar um acessório no seu carango novo sem risco de perder a garantia.
Entre as novidades, quem está mais em voga é o Up, da Volkswagen, mas a remodelação do Ford Ka, além das fabricantes Nissan e Chery dispostas a desbancar as marcas mais famosas do setor no país, vão criar um bom leque de opções para o consumidor. Nesse mundo, a Fiat, líder de vendas com o seu Palio custando pouco mais de R$ 24 mil, quer manter o posto oferecendo o carro mais barato do país, mesmo com a introdução dos freios ABS e airbag como obrigatórios neste ano.
Alguns andares acima, BMW, Mercedes, Audi e Land Rover anunciaram a produção nacional de modelos e estão trabalhando para finalizar suas fábricas brasileiras. Uma outra notícia para fazer o cenário automobilístico brasileiro evoluir. Conheça aqui a lista dos principais lançamentos do ano que cabem no seu bolso.
Compactos e subcompactos
Volkswagen Up
-
Novidade: substituir o posto de popular do Gol. O modelo foi criado para entrar no lugar do Fusca clássico e agora, no Brasil, pretende ser o carro-chefe da montadora, tanto em versões básicas, como personalizadas e com acessórios a mais. Gol e Fox devem ser elevados no status;
-
Mercado: estreou em 5 de fevereiro e em seu primeiro mês vendeu 2.115 unidades;
-
Preço: entre R$ 26 mil e R$ 32 mil;
-
Fabricação: Taubaté (SP);
- Motor: EA211 três cilindros 1.0 flex (82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol); EA211 quatro cilindros 1.4 flex (ainda a ser lançado).
Nissan March nacional
-
Novidade: a fábrica da empresa instalada no Rio de Janeiro já passou pelos testes após mais de dois anos de construída e vai fabricar o March e o Versa. Antes, os dois carros eram importados do México. Com as cotas de importação impostas pelo governo para importadoras de veículos, a medida tentará colocar os novos nacionais na lista de mais vendidos;
-
Mercado: Abril;
-
Preço: entre R$ 28 mil e R$ 36 mil;
-
Fabricação: Resende (RJ);
-
Motor: 1.0 16V flex (74 cv e 10 kgfm de torque com etanol ou gasolina); 1.6 16V flex (111 cv e 15,1 kgfm de torque com etanol ou gasolina).
Geely GC2
-
Novidade: ainda sem fábrica no Brasil, o carro será importado da China e a montagem de kit de peças será no Uruguai. A montadora quer fazer do modelo sua porta de entrada no mercado, ainda que possua apenas 15 concessionárias por aqui;
-
Mercado: primeiro semestre;
-
Preço: menos de R$ 30 mil;
-
Fabricação: Importado da China e montado no Uruguai;
- Motor: quatro-cilindros 1.0 de 68 cv a gasolina.
Novo Ford Ka
-
Novidade: substitui o atual modelo e tenta agitar o segmento, como o HB20 da Hyundai fez. A estratégia da Ford é globalizar o design de seus carros e vai brigar de frente com Gol, Onix, Palio e o HB20;
-
Mercado: entre abril e maio;
-
Preço: entre R$ 30 mil e R$ 40 mil;
-
Fabricação: Camaçari (BA);
- Motor: três cilindros 1.0 12V flex (ainda inédito, sem potência e torque revelados); 1.5 Sigma 16V flex (111 cv e 15 kgfm de torque com etanol).
Novo Chery QQ
-
Novidade: a montadora chinesa pretende oferecer o melhor custo-benefício entre os subcompactos no Brasil e, em vez de importar da China, a empresa produzirá o modelo no interior de São Paulo. O atual motor, 1.1 Acteco, vai dar lugar ao três cilindros 1.0. Desta forma a empresa conseguirá um IPI menor e terá preço competitivo;
-
Mercado: entre setembro e outubro;
-
Preço: cerca de R$ 24 mil (era cogitado que o valor fosse abaixo dos R$ 20 mil, mas a Chery já admitiu que não será possível);
-
Fabricação: Jacareí (SP);
- Motor: três cilindros 1.0 flex (ainda inédito, sem potência e torque revelados).
Médio e grande portes e SVU
Renault Sandero
-
Novidade: essa é a segunda geração do Sandero, que promete oferecer mais tecnologia e conforto, seguindo o que o Logan apresentou em sua nova versão;
-
Mercado: primeiro trimestre;
-
Preço: entre R$ 30 mil e R$ 45 mil;
-
Fabricação: São José dos Pinhais (PR);
-
Motor: 1.0 16V flex (80 cv e 10,5 kgfm de torque com etanol); 1.6 8V flex (106 cv e 15,5 kgfm com etanol).
Peugeot 2008
-
Novidade: o carro pretende encarar o Ford EcoSport, o Renault Duster e o Chevrolet Tracker. A francesa ainda espera que o 2008 e o 208 reforcem a marca no Brasil. O lançamento terá 4,15 metros de comprimento e mesma tecnologia que o Hatch 208;
-
Mercado: Salão do Automóvel de São Paulo (outubro);
-
Preço: a partir de R$ 55 mil (estimado);
-
Fabricação: Porto Real (RJ);
-
Motor: 1.5 flex (93 cv e 14,2 kgfm com etanol); 1.6 EC5 16V flex (122 cv e 16,4 kgfm com etanol). Existe a possibilidade também do motor esportivo THP, 1.6 turbo (165 cv e 24,5 kgfm, apenas com gasolina).
Novo Honda Fit
-
Novidade: substituir o atual Honda Fit e manter o Brasil atualizado diante do cenário internacional, já que esse mesmo carro foi lançado no Japão há um ano. O modelo também estava praticamente intacto desde 2009 e o novo desenho tem traços do Civic e City;
-
Mercado: em maio;
-
Preço: R$ 50 mil e R$ 64 mil;
-
Fabricação: Sumaré (SP);
-
Motor: 1.4 16V flex (101 cv e 13 kgfm de torque com etanol); 1.5 16V flex (116 cv e 14,8 kgfm de torque com etanol).
Luta de sedãs
Toyota Corolla
-
Novidade: o carro agora terá o mesmo visual do modelo europeu e promete ter mais arrojo no acabamento e equipamentos para desbancar o Civic, hoje melhor cotado entre os sedãs médios. O câmbio 4 marchas também sairá de cena;
-
Mercado: março;
-
Preço: entre R$ 65 mil e R$ 85 mil;
-
Fabricação: Indaiatuba (SP);
- Motor: 1.8 Dual VVT-i 16V flex (144 cv e 18,6 kgfm com etanol); 2.0 Dual VVT-i 16V flex (153 cv e 20,7 kgfm com etanol). Haverá a estreia do câmbio CVT (continuamente variável) simulando sete marchas.
Honda Civic
- Novidade: o líder em sedãs médios está preocupado com a concorrência, e para trabalhar o “fator novidade” a montadora japonesa adotou o design europeu para o Brasil, além de promover uprgrade de equipamentos. A Honda ainda tem a intenção de relançar o Civic Si como cupê, importado do Japão;
-
Mercado: segundo semestre;
-
Preço: entre R$ 65 mil e R$ 85 mil;
-
Fabricação: Sumaré (SP);
- Motor: 1.8 16V i-VTEC flex (140 cv e 17,7 kgfm com etanol); 2.0 16V i-VTEC flex (155 cv e 19,5 kgfm com etanol).
Mercedes-Bens CLA
-
Novidade: o carro será o termômetro da alemã para sua produção nacional, em fábrica que funcionará no interior de São Paulo a partir de 2016. A intenção é alcançar a classe C com o modelo, ainda com preço salgado;
-
Mercado: janeiro;
-
Preço: entre R$ 100 mil e R$ 120 mil;
-
Fabricação: Importadado da Hungria, mas em 2016 será brasileiro, a partir da fábrica em Iracemápolis (SP);
-
Motor: 1.6 turbo (156 cv e 25,5 kgfm de torque), mesmo usado no hatch Classe A e no monovolume Classe B.
Acessórios e garantia
Se você pretende adquirir um carro novo em 2014 fique atento aos acessórios que poderá instalar sem perder a garantia do fabricante. Abaixo você confere o que dá para fazer para melhorar o conforto e a dirigibilidade, sem crise com a montadora.
-
Vidro elétrico: se quiser saber mais sobre qual desses itens serve no seu carro novo, clique aqui;
-
Lâmpadas especiais: muitas vezes o farol do carro pode melhorar mais um pouco e o uso de lâmpadas brancas ajuda bastante;
-
Faróis de milha: o uso desse equipamento é principalmente recomendado para quem anda muito na estrada. Em caso de tempestade e neblina o farol de milha é muito útil. Os diferentes modelos podem ser encontrados a partir deste link.
-
Central multimídia: basta escolher um equipamento com o mesmo chicote que o seu carro possui. A central facilita muito a vida do motorista e otimiza a função apenas CD/rádio. A partir da central multimídia você tem MP3, MP4, DVD, GPS, TV, Bluetooth e até câmera de ré, dependendo do modelo. Clicando aqui dá conhecer diversas opções.
Gostou de alguns dos novos modelos de 2014? Comente aqui qual ganhou sua atenção. E não deixe de visitar o site da Tuning Parts!
COMENTAR