27
mar
2017

Saiba tudo sobre regulagem de equalizador do som

Olá amigo amante de carros! Tudo bem? Assim como eu, certamente você já se deparou com o equalizador do player do seu carro e ajustou “para cima ou para baixo” itens como grave, médio e agudo, para que o som ficasse mais de acordo com seu gosto auditivo. Mas aí eu te pergunto: você realmente entende o que acontece com o seu sistema de som quando mudamos estas configurações?

Conhecendo o Equalizador

Como pequenos ajustes podem maximizar sua experiência auditiva.

Esta função dos players chamada equalizador procura ajustar os timbres sonoros para que fique confortável aos ouvidos. E é possível encontrar dos mais variados tipos de equalizadores, dos mais simples aos mais complexos. Mas este humilde artigo não tem a pretensão de te tornar um expert em “afinação” do seu sistema de som automotivo, mas sim te trazer a mínima instrução para que, ao ajustar seu equalizador, consiga tirar do seu sistema uma resposta auditiva confortável e prazerosa.

Pois bem, a audição humana consegue perceber sons que variam de 20Hz à 20.000Hz (ou 20KHz), assim as percepções sonoras viajam neste espectro nos possibilitando distinguir as frequências baixas, também conhecidas como graves, e as frequências mais altas, conhecidas por agudos. Nem precisamos falar que no meio do caminho entre graves e agudos temos os médios, que seria uma frequência intermediária entre os dois extremos.

As baixas frequências iniciam nos 20Hz até o limite de 63Hz, ali trabalham os Sub Graves, ou Subwoofer. Aquela vibração tão consistente que até dispara o alarme dos carros (quem nunca né!). Entre 63Hz e 250Hz trabalham os Graves, ou os Woofers, que proporcionam graves macios e com maior volume.

As frequências médias variamos entre 250 Hz à 5 KHz e, trabalhando a nosso favor, podemos contar com MidBass, Mid Range, Cornetas, entre outros.

Frequências mais altas, ou agudas, fazem parte da força do tweeter. Não temos a imponência vibrante dos graves mais podemos desfrutar de toques metálicos que trazem mais brilho à experiência auditiva.

Assim, quando for ajustar seu equipamento, tenha em mente a capacidade de cada falante instalado em seu carro e qual frequência precisa de mais ou menos valorização no seu som. Você vai fazer, necessariamente, um ajuste nos timbres musicais para que ele fique de acordo com aquilo que você considera mais prazeroso no que se refere à sua experiência sonora pessoal.

Vai depender também do seu objetivo! Um som de fechar o tempo, com equipamentos superpotentes que vão te ajudar a extrair o máximo de potência sonora através de uma equalização mais pesada, ou a qualidade sonora, onde convergimos equipamentos de alta qualidade com experiências auditivas tamanha que, com um ajuste personalizado no equalizador, poderemos distinguir as vibrações de todos timbres.

Vale lembrar que muitos players possuem equalizações pré-definidas onde podemos encontrar ajustes para curtir um Rock, Pop, entre outros, mas a personalização é uma ótima opção para deixar o seu som com mais atitude e com a sua cara. A dica: comece com as posições dos potenciômetros zerados, na posição Flat, na marca 0 dB. Assim que você for sentindo falta, ou excessos, de graves médios e agudos, ajuste o equalizador em sua frequência correspondente (como já explicamos acima) e perceba como cada um vai se destacando. Quer um funk mais pesadão? Adicione mais grave. Rock com atitude, os médios dos vocais e do overdrive da guitarra podem ganhar mais alguns decibéis.

Mas seja qual for o seu estilo, a Tuning Parts tem o equipamento certo para você. Passeie pelos nosso portfólio e encontre tudo que você precisa para montar o som do seu carro do seu jeito! Dos projetos mais pesados aos de maior qualidade! Clique e veja os acessórios para seu som. Quer dicas? Acompanhe os próximos artigos.

E lembrem-se: Consulte sempre um técnico especializado para tirar dúvidas e evitar dores de cabeça em instalações que você não possui a especialidade necessária. Aqui no site temos uma lista de especialistas que podem te dar aquela ajuda na hora do aperto.

Curtiu? É só clicar e comprar. Agora você não fica mais parado no meio da rua. Segue as nossas redes sociais: (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube)!

Escrito por: Luciano Dantas de Souza


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.