8
nov
2014

Comprar Carro Usado Sem Cilada: Veja os 10 Segredos

Inclusive profissionais especialistas na arte de adquirir carros usados podem cair em verdadeiras ciladas. Para te ajudar nesta busca reunimos 10 segredos para comprar carro usado sem dor de cabeça no futuro.

1 # Documentos em Dia

comprar-carro-usado

  • O primeiro ponto a considerar ao comprar carro usado sem cilada é investigar a documentação do veículo. Solicite o CRV (Certificado de Registro do Veículo) e os números do chassi.
  • Fique atento! Há golpistas que vendem unidades automotivas roubadas e com placas adulteradas. Quem compra carro usado e roubado pode receber “batidas” da polícia e ser apontado como criminoso.
  • O CRLV é outro documento que deve ser averiguado antes de comprar carro usado.
  • Qualquer mudança no carro precisa estar presente na documentação, como à suspensão rebaixada, as cores da lataria, entre outros exemplos.
  • Não esqueça de solicitar o código RENAVAM e acessar os sites do DETRAN e DER para investigar e saber se há multas, IPVA ou DPVAT atrasados antes de comprar carro usado.

Detalhe! Aos olhos da lei os impostos e as multas em atraso ficam no nome do novo comprador.

2 # Estrutura do Motor: Comprar Carro Usado

comprar-carro-usado

  • Conforme o PROCON as principais reclamações dos consumidores que decidem comprar carros usados estão no motor. Fique com a atenção redobrada aos vestígios de ferrugem, que podem simbolizar sinais de que a motorização foi afogada e recuperada.
  • Duvide também se a aparência estiver perfeita, afinal, nem tudo que reluz é ouro.
  • Verifique os vazamentos, problema que pode estar presente mesmo nos motores com aparência de novos.

Jamais assine o recibo de compra e venda sem antes dar a partida e observar se não há falhas.

3 # Colisões do Passado

comprar-carro-usado

  • Comprar carro usado exige atenção quanto às colisões do passado. Por vezes são realizadas manutenções na carroceria com a técnica do martelinho de ouro para disfarçar. Fique atento!
  • Diferença em termos de cores entre documento e veículo representa um ponto a desconfiar.
  • Qualquer problema na pintura requer negociações para abaixar o preço.
  • Investigue a presença de massas enrustidas em partes importantes da carroceria que podem desvalorizar o veículo.
  • Atenção, é contraindicado comprar carro usado que sofreu colisão na parte frontal, visto que existe o risco da companhia de seguros não fazer a cobertura por causa deste problema, capaz de inviabilizar os automóveis ao uso.

4 # Parte Interna

comprar-carro-usado

  • O comprador deve fazer vistoria completa no interior antes de comprar carro usado! Fique atento à ferrugem às partes metálicas, capazes de diminuir a vida útil das peças.
  • Outro ponto a ser investigado está na umidade, que quando presente no interior significa indício de alagamento ao passado do carro.
  • Se perceber um cheiro de perfume é sinal que o vendedor usou essências especiais para enganar os clientes.

5 # Marca no Estofado

comprar-carro-usado

Quando o estofado tem furos ou algo do gênero é preciso tomar cuidado ao máximo antes de comprar carro usado. Bancos compostos por couro e que possuem marcas de cigarro ou tinta são inviáveis, porque o novo comprador vai ter um enorme trabalho para trocar a estrutura por completo.

6 # Peças Originais

comprar-carro-usado

Procure saber se as peças internas são originais! Nos dias de hoje o registro do chassi está marcado em partes diferentes do veículo, desde vidro até porta-luvas. Não se esqueça de ler também o manual do condutor para ficar atualizado sobre quais os procedimentos corretos a seguir para manter a vida útil do veículo.

7 # Valor do Seguro

comprar-carro-usado

O valor do seguro deve ser levado em consideração. Tenha em mente de que quanto maior a idade do veículo mais chances existem de aumentar o preço do prêmio à companhia seguradora.

Às vezes o automóvel é antigo ao ponto de não existir a possibilidade de ser coberto por nenhuma companhia.

Atenção, se certifique sobre os valores do seguro antes de comprar carro usado.

8 # Acompanhamento Mecânico

comprar-carro-usado

Quase todos os motoristas experientes têm contato com mecânicos de confiança. Por vezes os serviços são prestados há longos anos na família.

Vale a pena pagar um pequeno valor ao mecânico de confiança acompanhar o comprador, para saber sobre as legítimas condições, antes de comprar carro usado, principalmente quando o consumidor não tem a mínima noção sobre mecânica.

9 # Teste-Drive

sinais de problemas nos carros usados

  • Comprar carro usado sem fazer teste-drive representa dar um tiro no escuro. De fato, o veículo pode aparentar perfeitas condições, mas apenas após testar é possível ter a constatação verdadeira.
  • Somente apresente a CNH, procure não deixar este documento na loja, lojistas possuem costume de tirar cópias e verificar o CPF da pessoa que faz teste-drive.
  • Na internet existem diversas opções que parecem verdadeiras barganhas. Procure combinar com o vendedor sobre a possibilidade de fazer um teste-drive. Caso seu pedido seja negado é sinal de que algo está errado no veículo à venda, ou seja, não vale a pena consumir.

Exija sempre o direito de dirigir antes de comprar carro usado. Aproveite para retirar dúvidas ou negociar com o vendedor no teste-drive!

10 # Valorizar Carro Usado

comprar-carro-usado

Após comprar carro usado é preciso adquirir acessórios para valorizar seu bem, além de promover benefícios consideráveis para poupar gasolina, ganhar conforto, segurança, entre outras vantagens.

Compre com desconto à vista na Tuning Parts, e-commerce que também divide compras em diversas vezes sem juros.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.