12
jan
2016

De olho no golpe do IPVA em São Paulo

Golpe do IPVA

O golpe do IPVA em São Paulo é outro dos inúmeros atos ilícitos que quadrilhas organizadas implantam para conseguir vantagem ilícita nos tributos do trânsito estadual. Por causa das reclamações que aumentaram nas delegacias no estado, as autoridades se mexem para tentar prender a quadrilha especialista nos golpes do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) relacionados aos boletos bancários falsos.

Golpe do IPVA na zona estadual de São Paulo funciona da seguinte maneira: Primeiro a quadrilha envia o boleto para as casas dos proprietários, que recebem a correspondência como se fosse oficial e realizam o pagamento que cai direto nas contas dos estelionatários.

golpedoipva

As vítimas referentes ao golpe do IPVA precisam pagar de novo, nas agências bancárias, após divulgar o número de RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) ao caixa do banco.

Renavam-IPVA

Uma forma que os bandidos encontraram para ludibriar a lei foi colocar uma mensagem pequena na parte inferior das cartas, condizendo que o pagamento é facultativo, o que gerou a estranheza nas vítimas, que, ao invés de pagar, procuraram se informar melhor no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e nos postos da PM (Polícia Militar), momento ao qual o poder público soube do golpe.

Como evitar o Golpe do IPVA em São Paulo?

Oswaldo Redaelli Filho, presidente da Associação de Despachantes de Campinas, indica que a principal dica para evitar o golpe do IPVA em São Paulo é o código de barras. Ou seja, nas guias falsas se pode observar o mesmo número no começo e fim da numeração completa.

Redaelli ainda alerta que na região estadual de São Paulo os proprietários não devem pagar IPVA via boleto bancário, ao contrário de outros tipos de tributos, tais como o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), por exemplo.

O governo apenas envia os lembretes (e não boletos) de IPVA de São Paulo para lembrar proprietários sobre o prazo correto a pagar. Mas, como em outros estados os usuários pagam via boletos que recebem na residência, então parte do público paulista se confunde e cai no golpe até os dias de hoje.

ipva2016

Ao contrário de São Paulo se pode dizer que Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Piauí são estados nos quais o DETRAN confirmou envio de boleto para pagamento do IPVA, via correio.

Quem mora em São Paulo ou nos outros estados do Brasil, aos quais o DETRAN não enviou o boleto, jamais deve pagar sem antes de consultar o poder público para saber o que acontece de errado.

A melhor maneira de evitar golpe do IPVA é levar o documento e informar os dados de RENAVAM, e, placa, ao caixa do banco acessar o Registro Nacional de Veículos Automotores para realizar a cobrança.

Vale lembrar que a data para pagar IPVA precisa respeitar o calendário, que, na prática, segue as indicações conforme a placa do carro.

tabela-do-ipva

Não se pode ignorar o fato de que IPVA pode ser pago de modo parcelado ou na cota única. Infelizmente, quem caiu no golpe precisa registrar BO (Boletim de Ocorrência), pessoalmente, em qualquer posto da Polícia Militar, e, depois, pagar o imposto no banco corretamente.

O DETRAN SP indica que em 2016 quase 19 milhões de veículos precisam pagar o IPVA. Ao comparar à temporada passada o imposto caiu em 3% na média geral.

Vale considerar as alíquotas no IPVA SP 2016. Picapes com cabine dupla quitam 4%, assim como os proprietários de autos a gasolina ou biocombustível. Veículos movido a álcool, gás ou eletricidade têm alíquota de 3%. Caminhões fazem o pagamento de 1,5%, e, para utilitários de cabine simples o valor é 2% considerando a quantia venal.

Alerta Geral: Secretaria da Fazenda e golpe do IPVA em São Paulo

Na última quinta-feira de 2015, a Secretaria da Fazenda de São Paulo lançou uma nota que alerta sobre as fraudes no IPVA. Conforme a informação foi comprovada a presença de boletos de cobranças indevidas referentes às contas não relacionadas com o DETRAN.

A Secretaria da Fazenda indica que há informações pessoais dos proprietários nos boletos falsos, e, já instaurou inquérito administrativo para descobrir os culpados de vazamentos do conteúdo e demais atos ilícitos no golpe IPVA.

O órgão público ainda alerta que para pagar IPVA de maneira segura é preciso realizar o processo de pagamento nos bancos credenciados, ou, no site da Secretaria da Fazenda.

Quem quer saber maiores informações pode acessar as páginas do DETRAN ou via Secretária da Fazenda – cujo telefone é 0800-170110 (ligação grátis a todo o Brasil, somente telefones fixos).

Agora que você já sabe como evitar o golpe do IPVA em São Paulo e outras regiões brasileiras é hora de acessar o site da Tuning Parts para comprar os melhores acessórios automotivos. Visite também nossas páginas nas redes sociais e conheça mais sobre equipamentos para carros (Youtube e Facebook).


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.