20
jun
2014

Direção defensiva: conheça alguns segredos para se sentir mais seguro no trânsito

Não importa se você é um iniciante ou um motorista experiente, uma das frases que mais vai ouvir durante toda sua vida é que, no trânsito “você tem que dirigir para você e para os outros”. De fato, a frase popular encontra respaldo nas estatísticas. É que segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 90% dos acidentes automobilísticos são causados por falha humana, isto é, por motoristas imprudentes ou despreparados.

Com um trânsito cada vez mais caótico e hostil, a sensação de insegurança parece ser mesmo uma constante. Entretanto, você pode se sentir mais protegido ao adotar algumas medidas de segurança relacionadas à “direção defensiva”, um conjunto de práticas que buscam prevenir e preparar motoristas para situações perigosas enfrentadas no trânsito. Quer saber mais? Conheça, então, algumas dicas preciosas que te garantirão uma viagem segura!

Ações simples para evitar colisões

Na maioria das vezes que acontece uma colisão entre veículos, ela poderia ter sido evitada se algumas ações simples fossem tomadas por algum dos condutores. E, como não conhecemos quem é a pessoa que está do outro lado do volante, nós mesmos temos que nos precaver.

Por isso, mantenha sempre distância do carro da frente. Isso te permitirá ter um maior tempo de reação em casos de atitudes bruscas ou inesperados do outro motorista. Além disso, é muito importante que você sinalize todas as suas conversões e, em caso de cruzamentos não sinalizados, dê sempre preferência ao veículo da direita.

Na estrada, não trafegue no acostamento e não ultrapasse em faixa dupla. E, atenção, caso perceba que algum motorista está sendo imprudente e cometendo infração, não tente disputar espaço com ele. Mantenha a calma, preste bastante atenção na outra pista e aumente a distância do seu veículo.

Revisão no carro é fundamental

Realizar revisões periódicas no seu carro garante a saúde do seu veículo e a integridade física de você e da sua família. Por isso, antes de trafegar confira a calibragem e o desgaste dos pneus, certifique-se que os limpadores de para-brisas estão em boas condições, bem como as pastilhas de freio e o nível do óleo. Pequenas atitudes podem evitar surpresas desagradáveis e graves acidentes na estrada.

direção-defensiva-1

Você está em condições de dirigir?

As causas mais comuns de acidente são provocadas por motoristas com algum tipo de debilidade física: seja por cansaço ou pelo uso de substâncias entorpecentes. Esses fatores diminuem a percepção, visão e audição dos condutores, bem como o seus reflexos, que ficam comprometidos. Por isso, esteja atento as suas condições físicas e psíquicas, pois seu corpo e mente são peças fundamentais na engrenagem do trânsito.

Pense sempre no outro

Antes de tomar qualquer atitude precipitada, reflita sobre as vidas que estão no outro carro. Isso contribui para tornar o trânsito mais humano e evita situações extremas como motoristas que jogam o farol alto para intimidar os que vêm na direção oposta, ou fazem ultrapassagem em locais inapropriados.

Em suma, a “direção defensiva” se trata disso: evitar acidentes a partir de pequenas práticas que você pode fazer todos os dias. Afinal, todos querem chegar bem em casa no final do caminho, não é mesmo?! Por isso, tome atitudes seguras no trânsito. A vida em comunidade te agradece…


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • gicelia cavalcante fiuza disse:

    muito boa…valiosas tirei minha carteira agora em janeiro 2015 to dirigindo praticando sempre a defensiva vou e volto com muita tranquilidade,e sem medo to amando e super confiante