15
jul
2014

Série carros que marcaram época: Fusca e Kombi

Muitos carros são apenas uma forma de ir do ponto A para o ponto B. Outros formam verdadeiras experiências, geram memórias de infância e motivam fãs apaixonados. Hoje vamos falar de dois desses queridos veículos, ambos da Volkswagen: o Fusca e a Kombi.

O mais famoso Beetle

A triste história que você ouviu é verdade: o Fusca foi uma encomenda do ditador nazista Adolf Hitler (1889-1945). Quando ele tomou o poder, no começo dos anos 30, a Alemanha vivia uma época de crescimento industrial e os carros passavam a ser acessíveis à classe média. Hitler queria um carro barato e simples com o qual as famílias pudessem viajar pelas estradas do país. A tarefa de desenhá-lo ficou a cargo do lendário Ferdinand Porsche, fundador da montadora de mesmo nome. Ou seja, todo Fusca é um legítimo Porsche…!

Ironicamente, a produção do Fusca só estourou mesmo depois de 1945, com a derrota de Hitler na Segunda Guerra Mundial. Com mais de 21 milhões de unidades, o Fusca é o carro (com a mesma plataforma de design) mais vendido do mundo.

O Fusca é chamado de “besouro”, “escaravelho” ou de bichos parecidos no mundo inteiro. No Brasil, o nome vem de uma pronúncia aportuguesada de “Volks”, apelido da Volkswagen. O “V” em alemão tem som de “F”, daí a sonorização “Folks”. De Folks em Folks acabou ficando Fusca mesmo. O nome foi adotado oficialmente pela Volkswagen a partir de 1983.

Com o inconfundível número 53 no capô, o Herbie é o mais famoso Fusca do mundo, astro de seis filmes da Disney e de uma série de televisão. Herbie dirige sozinho, já disputou corridas e até trabalhou como táxi.

Outra coisa que a gente não pode deixar de lembrar de jeito nenhum é da música Fuscão Preto, que inspirou o filme homônimo, com ninguém menos que Xuxa.

O último Fusca original foi produzido em 2003, sabe onde? Não foi no Brasil! Foi no México. Mas seu legado é para sempre…

carros-marcantes-fusca-herbie

Lá vem a Kombi

A Kombi também é chamada de “Tipo 2”, por ter nascido como uma variação do “Tipo 1”, que, claro, é o Fusca. Como seu irmão mais velho, ela também carrega o motor na parte traseira. O nome vem do começo da palavra Kombinationsfahrzeug, que significa “veículo de COMBInação”, ou seja, pau pra todo obra. A ideia é uma van que combine espaço para carga e passeio.

Talvez por essa dupla utilidade a Kombi tenha encarnado tanto a ideia de liberdade. É o veículo-símbolo da contracultura dos anos 60, sendo conhecida nos Estados Unidos como “van de hippie”.

Apesar de suas inúmeras variantes (com trocadilho), no Brasil foram produzidas, basicamente, duas gerações da Kombi: a T1 (1950-1975) e a T2 (1976-2013). A segunda geração é maior e mais pesada, mas talvez a característica que mais salta aos olhos é que o para-brisa deixou de ser dividido em duas partes.

Para celebrar o fim de uma era, a Volkswagen do Brasil produziu a Kombi Last Edition, a um preço bem longe dos veículos populares: R$ 85 mil. Com rodas e calotas pintadas de branco estilo retrô, bancos com forração especial e cortinas em tear azul, é certamente a mais bonita versão do mais popular carro entre os perueiros.

kombi-last

E aí, que histórias você tem a contar sobre o Fusca e a Kombi? Você curte carros com aspecto retrô? Escreva nos comentários. E visite a loja da Tuning Parts!


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.