14
nov
2013

Dicas Sobre o Ar-Condicionado Automotivo

Tanto quanto o carro, o ar-condicionado também merece uma atenção especial. Nesse post vamos tirar algumas dúvidas sobre o ar-condicionado automotivo.

Para funcionar bem, o ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana, assim você garante a lubrificação do sistema e evita o ressecamento das peças. Por essa razão, o recomendável instalar equipamentos de qualidade e, sempre que possível, procurar oficinas especializadas para realizar a instalação.

 

Botão-do-ar-condicionado

 

Um dado importante, a venda de carros com ar-condicionado triplica com a chegada do verão. Então se você pretende comprar um carro com tal acessório, você vai precisa ter um pouco de paciência, pois com o aumento da venda, os clientes demoram até 45 dias para receber o veículo.

Imagine a cena, você deixa o seu carro estacionado sob um forte sol e, quando volta para o carro, o calor fica insuportável no interior do veículo, nada pior que enfrentar aquele calor. Logicamente, você ligaria o ar-condicionado do carro para não sentir o calor, certo? Porém este procedimento não está correto. O ideal é deixar os vidros abertos por alguns minutos. Deste modo, o ar quente é dissipado e depois o ar-condicionado pode ser ligado.

Dúvidas Sobre o Ar-Condicionado

Uma dúvida bastante frequente entre os motoristas é sobre dirigir na estrada, se vale a pena ligar o ar-condicionado ou não. Bom, pela lógica, utilizar o carro com o ar ligado aumenta o consumo de combustível, isso é fato, no entanto na estrada é uma exceção.

Quando você está dirigindo na estrada com a velocidade maior que 70Km/h, com o vidro aberto, cria-se o chamado “arrasto”, isto é, o vento entra no carro e “segura” o veículo, fazendo com que o motor seja exigido, causando um consumo maior do combustível.

No entanto, se você estiver com o ar-condicionado ligado e os vidros fechados, você consegue impedir tal fenômeno, criando uma aerodinâmica, isso faz com que o vento passe pelo carro, tornando sua viagem mais econômica.

Então você já sabe, nesse feriado você pode curtir a viagem mais confortável e sem se preocupar com o bolso.

 

Ar-condicionado

 

Dicas de como utilizar e cuidar do ar-condicionado

1 – O correto é ligar o ar-condicionado somente 30 segundos depois que o motor for ligado e deve ser desligado antes que o motor.

2 – O botão de recirculação (o botão que indica que o ar circulará somente no interior do veículo) não precisa estar sempre ligado. Mesmo que a recirculação propicie um resfriamento mais rápido, o recomendável é ser acionado em trânsito, onde a bastante fumaça e poluição. Porém, esse recurso não deve ser usado por um longo período, evitando assim a sobrecarga do equipamento e a saturação do ar do interior do veículo.

3 – O recomendável é comprar um carro com ar-condicionado de fábrica, isso garante que o compressor instalado será compatível com o modelo do carro.

4 – É importante que o sistema de refrigeração do veículo seja limpo a cada seis meses, trocando o filtro de ar e utilizando produtos que eliminam fungos e bactérias.

5 – O compressor do ar-condicionado funciona de uma forma constante, portanto não faz diferença se estiver ligado na potência 1,2,3 ou 4, o consumo será sempre o mesmo.

Espero ter sido útil, caso queira acrescentar alguma informação ou deixar seu comentário, esse espaço foi feito para você.

Não deixe também de visitar a loja Tuning Parts e conferir os que temos de acessórios para o seu carro.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.