16
jul
2016

15 dúvidas sobre Abafador Esportivo – A 4 é a mais frequente.

Abafadores esportivos em inox (aço inoxidável) tem a função de proporcionar um ronco mais esportivo para o carro, com durabilidade muito maior do que um abafador esportivo comum e som mais refinado, devido a qualidade dos materiais utilizados.

Aqui temos a imagem do escapamento completo para que possamos localizar onde os abafadores podem ser aplicados:

local-abafador-esportivo

 

Dúvidas Sobre Abafador Esportivo

Pergunta 1 – Tem ganho de potência instalando um abafador esportivo?

Você não vai ter nenhum ganho de potência instalando o abafador final, para ter uma aumento de potência, você terá que instalar o intermediário, porque a passagem dos gases vai ficar se nenhuma restrição.

Pergunta 2 – Pode ser instalado em carros de qualquer potência?

Pode sim, o abafador esportivo nunca vai subtrair, ele sempre vai somar, seja com potência ou com ronco esportivo. Porém é bom verificar o espaço disponível para acomodar o abafador. Muitos carros podem não acomodar modelos muito grandes.

Pergunta 3 – Pode danificar o motor?

Não, ele não vai danificar nada no motor, pode instalar tranquilamente, sem nenhum medo.

Pergunta 4 – Aumenta o consumo de combustível?

O abafador esportivo não vai interferir no consumo, o que vai aumentar são as pisadas que você dar no acelerador, para escutar o ronco do motor, porque tenho certeza que você vai pisar.

Pergunta 5 – O ronco esportivo fica só na saída do escapamento ou no motor também?

Pode até parecer uma pergunta meio óbvia para algumas pessoas, mas é uma real, muita gente tem essa dúvida, e a gente tá aqui pra isso mesmo, dividir conhecimento e para pessoas que gostam de carro e não entendem muito. Bom, o som do abafador esportivo, só vai ficar na saída do escapamento mesmo, para alterar o ronco do motor, você terá que instalar um filtro esportivo.

Pergunta 6 – Influencia no torque?

Não influencia.

Pergunta 7 – Se instalar o abafador esportivo e depois for preciso colocar novamente o original, é possível?

Consegue sim, por isso aconselhamos a fazer instalação em um local de confiança, porque lá o profissional vai cortar o abafador original na solda e quando você quiser fazer a instalação dele novamente, você vai consegui fazer sem nenhum problema.

Pergunta 8 – O que é preciso para fazer a instalação do abafador?

Para fazer a instalação, você precisar somente do abafador e da cinta, que já vai no kit, caso precise de algum outro item, por exemplo um extensor, que é fabricado na hora da instalação, muitas vezes a oficina que está fazendo a instalação é responsável por esse item sem nenhum custo, mas é claro que é sempre bom perguntar se terá algum custo adicional.

Pergunta 9 – Qual é melhor: difusor ou abafador esportivo?

Para quem não sabe, o difusor é aquele “Y” que proporciona uma saída direta no escapamento. Não aconselhamos, porque dependendo do local onde você instalar, se for antes do intermediário você pode perder potência e se for depois você pode levar uma multa, porque vai ficar um escapamento direto, então sempre um abafador esportivo.

Pergunta 10 – O abafador esportivo é permitido por lei? Eu posso levar uma multa se tiver utilizando ele?

Para você entender um pouco melhor, existe uma lei do Conama que diz o seguinte: ” Sistema de escapamento ou parte dele, poderão ser trocados e substituídos por similares, desde que os níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo”. O que quer dizer tudo isso? Quer dizer que você não poderá trafegar com o abafador esportivo estourado ou direto só o cano, aí o barulho é muito alto, assim você poderá ser multado.

Pergunta 11 – Abafador esportivo intermediário aumenta o ronco?

Sim, se você trocar o intermediário original e o abafador esportivo final também original, por dois esportivos, a passagem dos gases ficara totalmente livre e ronco vai bem mais encorpado. Este abafador substitui o abafador intermediário original do carro, o que já altera o ronco e pode proporcionar aumento de potência através da menor restrição que ele proporciona, assim como diminuir o barulho de carros que possuem escape direto, sem abafadores ou com um único abafador no final. Faz par perfeito com os abafadores de inox da Luzian. Também indicado para carros com ponteiras incorporadas ao para-choque, que não permitem a alteração do abafador final. Aplicável em todo veículo com escapamento de diâmetro menor ou igual a 2,5”.

Pergunta 12 – Com a instalação do abafador esportivo, a garantia do motor é perdida?

Do motor você não perde a garantia. Você perde garantia do escapamento.

Pergunta 13 – Carro automático fica bom com abafador?

Os carros automáticos vão ficar com um ronco alto, sempre contínuo, que pode te dar um pouco de dor de cabeça, mas nada impede que você coloque o abafador.

Pergunta 14 – Posso instalar qualquer abafador no meu carro?

Pode sim, desde que tenha espaço suficiente para colocar ele e que o diâmetro do escapamento original seja menor do que a entrada do abafador esportivo.

Pergunta 15 – Tem diferença no ronco de carros 1.0 para 1.6 (ou 2.0) com o mesmo abafador?

Tem sim, o ronco vai depender da motorização do carro, não vai depender somente do diâmetro do corpo ou da entrada do abafador esportivo.

Também fizemos um vídeo, respondendo todas as dúvidas:

Agora que você já sabe tudo sobre abafador esportivo. Chegou a hora de acessar o nosso site e escolher qual você vai colocar.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • oie…

    Tudo bem por aí?

    Eu estava até esse momento pesquisando esse assunto! E acabei chegando aqui…

    Quem sabe você pode me acabar com uma dúvida:

    vc tem como passar mais infos pra eu me aprofundar mais?

    seja como for, obrigado por todo o conteúdo que você disponibiliza assim de graça!

    abraço pra vc!

  • Eric Kenji Komesu disse:

    Olá , qual abafador vocês recomendam pra carro automatico ?
    Eu coloquei um da RaceChrome no meu Civic EX 2000 AT e o som pelo menos pra min esta bem alto , gostaria de sabe um que fique bom nele .Obrigado !

  • Ola
    Nao entendi a desvantagem do difusor… poderia explicar melhor por favor?

  • DENIS disse:

    Oi! tudo bem?
    Gostaria de saber como funciona o abafador intermediario esportivo. O que acontece se eu colocar um abafador intermediario esportivo e deixar o original traseiro? E se o carro não tiver silencioso intermediario e mesmo assim eu colocar um esportivo?

  • Peugeot308 disse:

    Tenho um peugeot 308 Manual 2.0 Queria saber Qual escapamento cairia bem para o meu carro se poderem me ajudar ficaria grato. E se possivel saber se só o Silencioso traseiro ou também precisaria trocar o Intermediario.

  • luan miranda disse:

    bom dia!
    tenho um palio 1.8 8v.. e queria colocar um abafador Jk nele.. vi alguns videos no youtube e gostei do ronco.
    a duvida é, fica muito alto? teria outro pra me indicar (em conta) pois queria algo não muito alto, viajo bastante e tenho medo de me incomodar isso.

  • Clayton disse:

    Olá, tudo bem? Ótimo site e muito informativo.

    Cara, tenho um Megane Hatch RXE 2001 e gostaria de saber qual o abafador que melhor se adaptaria no carro?

    Grande abraço!

  • Daniel Vidal disse:

    Boa noite. .. Meu carro não tem o catalisador, se eu instalar um abafador vai dar um ronco legal ou vai sair mais o som de sopro do escape?? ( tenho um renault logan)

  • Matheus Almeida disse:

    se eu usar um abafador com corpo de 4” em um carro 2.0 , o que acontece

  • Marcus Roberthus disse:

    Na instalação de um ponteira dupla, sem ter trocado o abafador, o meu carro vai ter um ronco esportivo ?

  • Ronaldo Mesquita disse:

    Olá, boa tarde. Meu carro é um Kia Cerato modelo 2010 manual, motorização 1.6. Penso em colocar este dispositivo no meu carro, Ok. Mas, com a sua experiência, qual abafador (tanto o intermediário quanto o final) (um ou outro, ou os dois), devo colocar no meu carro. Pergunto porque o que eu quero na realidade não é um som muito alto a ponto de incomodar, mas sim ter um som encorpado, algo que chegue próximo ao ronco de um Camaro, um Mustang, (carros com motores V6 ou V8) por exemplo, é um som “normal”, porém bastante encorpado, um ronco “grosso”. Fico no aguardo. Abs.

  • Lucas disse:

    Eu tenho uma dúvida. O meu carro possui, de fábrica, dupla saída de escape. Dessa forma, eu queria manter o padrão original e colocar um abafador esportivo de saída dupla. Entretanto, não achei nenhum modelo da LUZIAN com saída dupla e com a presença do ATENUADOR, o que é um item indispensável p mim por diversos motivos. Gostaria de saber por que não há atenuadores em modelos de saída dupla e se é possível confeccionar/adaptar um atenuador em um abafador esportivo de saída dupla.

    Grato pela atenção

  • Maurício disse:

    Apenas esse abafador intermediário é suficiente para modificar o ronco do carro?

  • Joaquim disse:

    Boa Noite, tenho um Ford Fusion Awd ecoboost e queria saber qual abafador usar pra ficar com um ronco bem legal.

  • Vinícius disse:

    Eu gostaria de deixar um ronco esportivo mais alto em altas rpm e quase imperceptível em baixas rpm. É aconselhável eu trocar o intermediário, o final ou os dois?

  • G. Pozzobon disse:

    Olá, tenho um Vectra GT e troquei o abafador final por um esportivo, agora estou pensando em tirar o abafador intermediario e colocar um cano direto, porem estou na duvida se mantenho o esportivo no final, ou trago ele pro meio e deixo o cano direto no final. O que seria melhor? E quais as diferenças? Obrigado!!!

  • Raimundo disse:

    Opa tudo bem? Queria saber se existe algum sistema que voce possa escolher quando quer ou nao escutar o ronco?

  • Rodrigo Nakad disse:

    Boa Tarde,

    Tenho um Hyundai i30 2010 2.0, qual abafador você indica ?

  • Leandro disse:

    Existe a possibilidade de instalar um escape esportivo mantendo o foco original ou bem próximo deste?

  • Guilherme disse:

    Quanto mair a polega mais barulho faz o escapamento ? Ou quanto menor ?

  • HUDSON MANFRINATO FERNANDES disse:

    P.Srs.
    Retirei o Silencioso do carro Mercedes e coloquei um abafador, ruido gostoso e baixo.
    Daí começou a dar retrocesso do gás e queimar o olho.
    O que devo fazer ?
    Att/Hudson/Bauru SP