9
out
2014

Itens de Segurança Indispensáveis para Carros: 10 Opções

Uso dos itens de segurança indispensáveis para carros está previsto na lei, ou seja, se a polícia fazer vistoria e encontrar problemas em algum destes equipamentos o condutor é autuado, recebendo multa, recolha do veículo ou da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conforme gravidade dos fatos.

1 # Direção

volantes réplicas Volks

Todos os componentes presentes na estrutura de direção devem operar com máxima eficiência. A estrutura necessita responder sem problemas aos movimentos feitos por condutores.

Hoje há moda de trocar o volante original de fábrica por réplicas. Isto porque no mercado das cópias os fabricantes se preocupam em implantar maior conforto e riqueza estética. Como se sabe, apenas este acessório consegue mudar o visual do painel completamente.

2 # Freios

itens de segurança indispensáveis

Desde o começo da segunda década do século XXI, no Brasil os veículos precisam sair de fábrica com freios ABS, capazes de trazer maior segurança, ao contrário das estruturas antigas, que podem travar em momentos importantes.

Veículos antigos que trafegam nas pistas nacionais sem ABS não sofrem multa, mas oferecem carência na certeza quanto à freada com segurança. Fique de olho também ao período às trocas das pastilhas do freio.

3 # Buzina

itens de segurança indispensáveis

A buzina está na lista dos itens de segurança indispensáveis por ser espécie de alerta aos condutores, pedestres, ciclistas e até animais sobre riscos de colisão. Ao considerar polícia, ambulâncias ou bombeiros, há sirenes como recursos sonoros. Já condutores comuns apenas podem buzinar.

É necessário usar buzina de forma adequada para não receber multa. Por exemplo, jamais deve ser acionada perto dos hospitais, postos públicos de saúde, entre outros locais que exigem silêncio.

Atenção: Permitido usar buzina das 06h às 22h. Por este motivo, ao buscar sua namorada na casa dela para ir à balada de madrugada, jamais use este acessório para chamá-la, porque pode incomodar vizinhos e atrair policiais.

4 # Suspensão

itens de segurança indispensáveis

Necessário manter suspensão em dia, do contrário será preciso gastar grande quantia de dinheiro para comprar outra estrutura. Depois do motor, tais reformas se encontram no topo da lista das partes mais caras dos carros.

Sem a suspensão o veículo trafegaria pulando. Suas molas servem para amortecer impacto ao peso não interferir no trabalho dos pneus. É possível ficar à vida inteira com ela, desde que haja manutenção e cuidados em dia.

Também é preciso seguir as indicações previstas nos manuais dos proprietários a não exceder o peso limite que suporta seu automóvel.

5 # Pneus

Pneus merecem destaque entre os itens de segurança indispensáveis. Use com validade para evitar chances de estouros. O sulco da estrutura deve estar no mínimo em 1,5 mm do solo, ao contrário os policiais ou agentes podem providenciar a recolha do veículo.

Além de manter pneus sempre jovens e brilhantes, calibre no mínimo em cada duas semanas, isto para quem trafega nos ambientes metropolitanos.

Condutores que percorrem pistas em ambientes arenosos, como perto das praias, precisam balancear semanalmente.

Outro ponto jamais negligenciável, suscetível inclusive de infrações: Procure balancear e manter em dia o estepe. Item indispensável ao uso nos casos das emergências.

Troque os estepes quando encontrar a primeira borracharia de confiança. Especialistas contraindicam trafegar longos quilômetros com pneu reserva.

6 # Faróis

Manter faróis em dia faz parte do processo de ser um bom motorista. Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), existem diversas penalidades para quem ofusca outros condutores por causa do mau uso das luzes.

Por exemplo, se considera multa grave transitar com luz alta ou farol desregulado. Também há infrações por causa do seguinte problema: Utilizar luzes altas em vias iluminadas.

Especialistas indicam que antes de viagens longas é necessário verificar os conjuntos dos faróis (assim como os outros itens à segurança), porque além da multa, tal negligência causa acidentes.

7 # Lanternas

Itens importantes para sinalizar ao trânsito em geral que condutores devem embarcar ou desembarcar passageiros. Também demonstram a todos que existe veículo com carga / descarga de mercadorias no período noturno.

As lanternas precisam estar em uso inclusive de dia, quando há pouca visibilidade, como no caso das neblinas matinais, cerração ou tempestades.

8 # Sinalizadores

Não há como fazer tráfego seguro se o veículo tem problemas com sinalizadores. Por exemplo, para cada curva você deve acionar a seta antecipadamente, indicando ao trânsito suas ações. Quando tais acessórios não funcionam, podem desorientar e causar colisões ou atropelamentos.

Pisca-alerta é importante e deve ser acionado sempre nas curtas paradas.

Outro sinalizador importante: Luzes de freios – indicam aos condutores de trás que seu veículo está devagar e exige distância segura.

9 # Limpadores de Para-Brisa

itens de segurança indispensáveis

Essenciais para tirar embaçado ou gotas de água dos vidros. A parte que aciona jatos para limpar sujeiras também precisa funcionar de modo perfeito, embora existam motoristas que negligenciam este aspecto.

Conforme regras do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), trafegar com veículos automotores na chuva sem usar limpador de para-brisa gera multa equivalente em 5 pontos na CNH (R$ 127,69).

10 # Retrovisor

itens de segurança indispensáveis

Como trafegar no trânsito com segurança, tendo certeza dos acontecimentos presentes na traseira? Simples, basta observar o retrovisor. Más, quando estão quebrados não proporcionam visão segura aos motoristas. Ao contrário, aumentam as chances das colisões.

Estes e outros itens de segurança indispensáveis são encontrados com desconto no site Tuning Parts. Se divirta ao conhecer fotos exclusivas (Instagram).

Fonte: Denatran.gov.br


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.