1
out
2013

Dicas para Calibrar Pneus

Com os pneus calibrados você pode garantir a segurança da sua família e de outras pessoas, bem como também ajuda na diminuição do consumo de combustível e na redução do gasto do pneu. Esses são alguns dos motivos para manter a atenção com os pneus. No decorrer do Post falaremos mais sobre a importância de calibrar os Pneus.

Caso você não saiba qual é a pressão correta do pneu do seu carro, basta verificar o manual do carro, já que existem basicamente 2 tipos de calibragem: a calibragem para rodar na cidade e calibragem pra rodar na estrada. Outra maneira de conferir a pressão correta do pneu é verificar uma etiqueta com as medidas de pressão que fica na tampa do porta-luvas, no bocal de abastecimento e algumas das portas do veículo.

 

Tabela-de-Pressão

 

Um pneu calibrado de forma incorreta pode perder até 8.500 km de vida. Por isso, o recomendável é calibrar o pneu a cada 15 dias e calibrar o pneu frio, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.

Outra dica importante é calibrar o pneu com nitrogênio, uma vez que esse gás mantém constante a pressão do pneu. Pode ocorrer uma variação de calibragem, porém será uma variação muito pequena se comparada ao ar comprimido. Um pneu calibrado com nitrogênio sofre menos desgaste, aumentando ainda à vida útil do pneu e facilitando à vida do motorista, que precisará verificar menos a pressão do pneu. No entanto, encontrar postos que tenham nitrogênio é uma tarefa difícil, o mais comum é encontrar lojas especializadas para a calibragem.

 

Calibrar-com-Nitrogênio

 

Rodando com a pressão correta, você pode economizar até 10% de combustível e, diminuindo esse consumo, o veículo emite menos gás tóxico, favorecendo o meio ambiente. Outra maneira de preservar o meio ambiente é calibrar o pneu conforme o recomendável, prologando a duração dos pneus e contribuindo com a redução do volume de lixo.

 

Calibragem-dos-Pneus

 

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Michelin, aproximadamente 50% dos carros brasileiros rodam com a pressão incorreta dos pneus e 20% desses casos são considerados perigosos, podendo ocorrer acidentes fatais.

Espero ter ajudado, caso queira acrescentar algumas informações ou opinar sobre o assunto, esse espaço foi feito para você.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.