11
set
2014

Cuidados Necessários Com Estepe

Cuidados necessários com estepe fazem parte da rotina de qualquer condutor que prima por segurança. Este consiste em item obrigatório.

Automóvel sem pneu reserva corre risco de levar multas quando autuado por blitz policiais. Quem negligencia este aspecto está em desacordo à Legislação Nacional de Trânsito.

Pneus representam a segunda parte de maior importância no veículo, atrás apenas do motor. Demandam condições ideais ao uso, do contrário colocam em risco a ordem no trânsito. Conheça 10 dicas e cuidados necessários com estepe.

1# Prazo de Validade: Cuidados Necessários Com Estepe

Manter a unidade reserva dentro do tempo de validade é um dos cuidados que devem ser levados em consideração. Especialistas indicam que pneus possuem apenas 5 anos de validade.

O prazo pode ser conferido na embalagem ou marca estampada, presente à própria parte lateral do produto. Alto consumo de combustível, gastos na suspensão e chances de romper a borracha são principais riscos dos pneus antigos.

2# Rodagem Simétrica

A rodagem precisa ser simétrica, seja dos pneus em uso ou do reserva. Os principais manuais que trazem dicas e cuidados com estepe afirmam que, para verificar a simetria, é preciso traçar uma linha imaginária, iniciada no meio do pneu.

Depois, veja se a borracha tem desenho semelhante nos dois lados. Caso isto não ocorra, então compre nova unidade para não colocar em risco a integridade do veículo ou das pessoas que usufruem tal bem.

3# Calibragem e Balanceamento: Cuidados Necessários Com Estepe

https://www.youtube.com/watch?v=lvGil8KnXeA

Manter estepe balanceado e calibrado faz parte do processo. Como permanece parado por longo tempo, o pneu reserva precisa ter por volta de 5 libras além das unidades no uso.

Quanto maior a temperatura climática dos locais em que o carro percorre, mais chances há de diminuir a pressão.

Por vezes é preciso usar um estepe que se encontra murcho. O que fazer? Trocar e continuar na pista ou permanecer no local até chamar seu guincho de confiança. De fato, a primeira opção é menos custosa, mas caso seja escolhida, o carro precisa parar na primeira borracharia do caminho para ajustar a calibragem.

Quando Calibrar o Pneu?

Indicado calibrar os pneus em cada duas semanas, assim como o estepe. Este procedimento se faz indispensável antes das viagens longas. Além de proporcionar perda de controle na direção, pneu murcho causa aumento no consumo de combustível.

4# Itens Adicionais ao Estepe

Outro dos cuidados com estepe está nas ferramentas necessárias para trocar o pneu na hora do sufoco. O triângulo necessita ficar por perto, acessório para cumprir a lei e alertar outros condutores de que existe automóvel parado, com problema no trânsito.

Deve ser posicionado no mínimo em distância de 50 metros. Macaco e chave de roda também são indispensáveis e precisam ficar dentro do veículo.

5# Condições dos Itens Adicionais: Cuidados Necessários Com Estepe

Não apenas os itens adicionais devem estar presentes como também precisam portar qualidade máxima.

Caso se encontrem em péssimas condições de uso podem quebrar durante a troca dos pneus, colocando o motorista em verdadeiros apuros por causa da falta de cuidado com os itens adicionais do estepe.

6# Limite do Estepe Fino

Existem modelos de automóveis que saem da fábrica com estepes em diâmetros distintos dos pneus em uso, caso do Honda Civic, por exemplo. As montadoras indicam que o uso de estepe fino deve ser feito no máximo em 100 km/h, exceder este limite implica correr maiores riscos.

7# Dirigir com Estepe Fino: Cuidados Necessários Com Estepe

Não se pode ignorar que, para casos do gênero, se recomenda inclusive a mudança do comportamento por parte dos condutores, em principal porque existem prejuízos ao equilíbrio do veículo.

Fazer curvas em velocidade baixa e ficar distante da traseira dos carros à frente são outros cuidados necessários com estepes em uso.

8# Usar Estepes Originais “T”

Estepe menor também existe nos carros da Europa ou dos Estados Unidos, países que como o Brasil consideram este acessório “emergencial”, usável apenas até a troca rápida no borracheiro.

Vantagem: É possível guardar este estepe em melhor ajuste dentro do carro, o que proporciona inclusive maior leveza ao comparar aos pneus reservas com largura igual.

Unidades finas e originais estão identificadas com a letra “T”, de TEMPORÁRIO, conforme indica a Associação Nacional da Indústria de Pneus.

9# Consciência: Item de Emergência

Estepe é à emergência. Por este motivo, não deve ser colocado no uso do veículo como se fosse pneus originais, em principal por causa da diferença de pressão, textura e vida útil ao comparar com as outras unidades já instaladas no carro. Troque no exato momento que encontrar a primeira borracharia e prime por segurança.

10# Capa de Estepe: Cuidados Necessários Com Estepe

Entre os principais cuidados necessários com estepe vale o destaque às capas. Produtos ideais tanto para quem guarda pneu reserva no lado externo ou interno do carro. Este acessório é indispensável a evitar qualquer dano na borracha, além de aumentar resistência e custo-benefício.

Para carros com suporte do lado de fora este item defende estepes dos furtos. Capas de qualidade demandam cabo de aço e cadeado para aumentar a segurança. Clique no link e conheça algumas opções interessantes de capa para estepe.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)

Fonte: Pirelli.com


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.