19
jul
2014

Etanol, gasolina, gás natural e diesel: conheça as vantagens e desvantagens de cada um desses combustíveis

Questões como o aquecimento global, a busca por fontes renováveis de energia e a relação custo/benefício têm, cada vez mais, feito parte de nosso cotidiano e entrando em cena de maneira decisiva na hora de escolher um carro ou a cada vez que vamos ao posto de combustíveis. Nessas horas, vale muito a pena conhecer as opções disponíveis no mercado para eleger aquela que melhor cabe na sua rotina. Por isso conheça agora algumas das vantagens e desvantagens dos principais combustíveis disponíveis no Brasil!

Gasolina

A gasolina é, sem dúvidas, o tipo de combustível mais utilizado em veículos de passeio. E isso é explicado por uma de suas principais vantagens: é extraído em grandes proporções do petróleo, o que lhe garante uma ampla rede de abastecimento mundo afora. Ela possui rendimento superior a outros combustíveis fósseis, como o diesel, e mesmo frente aos renováveis, como o etanol. Além disso, seu arranque na combustão do motor é mais eficiente, aquecendo o motor de maneira rápida, inclusive em locais de baixa temperatura. Outro ponto positivo é que alguns aditivos da gasolina conseguem limpar o motor, mantendo sua integridade e ampliando sua vida útil.

A principal desvantagem da gasolina é que sua queima é uma das principais pela emissão de gases de efeito estufa, que contribuem no aceleramento do aquecimento global. Ela provém, ainda, de uma fonte não renovável e, futuramente, acabará. Por fim, ela é um combustível mais caro se comparado a outros, como o gás natural e o diesel.

Etanol

O etanol vem ganhando adeptos e cada vez mais países ao redor do mundo investem no melhoramento dessa tecnologia. Extraído de plantas, como a cana-de-açúcar ou o milho, o etanol tem como principal vantagem o fato de ser bem mais limpo que os combustíveis fósseis. Além disso, ele pode ser produzido em vários lugares, o que diminui a dependência de certos países que não possuem reservas naturais de petróleo e gás.

Como desvantagens, o etanol é menos eficiente se comparado a gasolina e, por isso, seu consumo está diretamente associado ao preço por litro. O preço, entretanto, é muito volátil e depende da safra do vegetal associado à sua produção. Ademais, a produção de etanol vem sofrendo críticas pela introdução da monocultura agrícola, o que modifica radicalmente as condições ambientais de vários lugares.

Diesel

Uma das principais vantagens dos motores a diesel é que o consumo de combustível chega a ser 35% menor se comparado, por exemplo, a gasolina. Além disso, ele possui maior força, o que explica sua larga utilização por caminhões e carretas transportadoras. Seu preço na bomba do posto é também muito vantajoso, diminuindo os custos significativamente.

Como desvantagens, os carros a diesel costumam ser bem mais caros se comparados aos outros combustíveis. Além disso, o motor é mais pesado e mais barulhento. Os gases resultantes da sua combustão são quatro vezes mais poluentes do que a gasolina e, trata-se também de uma fonte não renovável de energia, com o agravante que possui ainda menor disponibilidade.

Gás natural

O gás natural é a opção mais barata de combustíveis para automotores, sendo essa uma de suas principais vantagens. Além disso, é bem menos poluente que os outros combustíveis fósseis. Para o motor, o GNV faz com que o sistema de injeção esteja sempre limpo. Ademais, ele não contamina o óleo, retardando sua troca.

Como principal desvantagem, encontramos uma rede de distribuição pouco eficiente. Há ainda poucos postos de combustível nas estradas ou mesmo nas cidades, o que faz o preço oscilar bastante. A redução do espaço do bagageiro para colocação do cilindro é outro problema.

Com podemos perceber, todos os combustíveis trazem prós e contras e cabe a você selecionar aquele que julgar mais coerente com as suas necessidades. Além disso, muita tecnologia vem sendo desenvolvida por meio de pesquisas que visam diminuir a poluição gerada por eles e aumentar a eficiência. Por isso, fique atento às nossas dicas e tenha menos dúvidas na hora de encher o tanque… ou o cilindro!

E siga a gente no Instagram: lojatuningparts.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *