19
set
2013

Como manter a pintura do carro brilhante

A pintura é uma das características que mais chama atenção. Veja dicas de como manter a pintura do carro sempre brilhante.

Não é novidade nenhuma que o carro é uma das maiores paixões nacionais. Mesmo os mais desleixados costumam ficar atentos aos cuidados básicos, afinal, ninguém gosta de ficar circulando com o veículo danificado. Além disso, um carro com pintura sempre brilhante e conservada chama atenção por onde passa.

 

pintura-carro-2

 

Há várias receitas caseiras que prometem proteger a pintura e eliminar riscos, manchas e falhas, mas é bom usá-las com moderação. Apesar de alguns fatores fugirem ao controle do motorista – principalmente os naturais -, há vários cuidados e precauções que o proprietário pode seguir para evitar prejuízos maiores. Algumas são mais simples, como não utilizar produtos agressivos e abrasivos, como querosene ou silicone em excesso, e verificar se o combustível não respingou na lataria ao redor do bocal quando abastecer (se isso acontecer, lave imediatamente). Nos casos mais graves, o mais indicado é recorrer à ajuda profissional.

Confira como manter a pintura do carro brilhante:

 

Mantenha o carro limpo

Esse é o primeiro passo para manter a pintura conservada e brilhante. O ideal é lavar o carro pelo menos uma vez por semana, desde que seja, claro, da maneira adequada (veja como lavar o carro corretamente). Caso não tenha tempo ou o material necessário, leve a um lava-rápido de confiança. Procure os que utilizam produtos ambientalmente corretos e não tenha medo de pagar um pouco mais caro; geralmente, preços muito baixos indicam mão de obra pouco qualificada.

 

pintura-carro

 

A maresia é um dos fatores que mais danificam a pintura. Se você costuma ir à praia, lave o carro assim que voltar. Quem mora no litoral deve redobrar os cuidados.

Cuidando da camada protetora

Independentemente de ter pintura sólida, metálica ou perolizada, todos os veículos saem de fábrica com uma camada protetora, que se desgasta ao longo do tempo. Vários fatores contribuem para esse desgaste, como o ambiente e a luz ultravioleta do sol, entre outros. Assim, uma boa maneira de fazer com que essa proteção dure mais é encerar o veículo com regularidade.

 

pintura-carro-polimento

 

O recomendável é que o serviço seja feito pelo menos a cada três meses. Também é importante procurar profissionais qualificados, que possuam ferramentas e local adequados para executar o serviço. Caso prefira fazer o trabalho em casa, não se esqueça de escolher um lugar à sombra. Espere o carro esfriar e aplique pequenas quantidades de cera com a ajuda de flanelas macias.

Para as situações em que a aplicação de cera não é suficiente, vale a pena investir em um polimento, também conhecido como revitalização, espelhamento ou cristalização. Mas atenção: é preciso escolher com muito critério o local onde o serviço será feito. Cada polimento retira um pouco da camada de tinta do automóvel, logo, deve ser feito por profissionais.

Quando a natureza não ajuda

Estacionar embaixo de árvores é ótimo pela sombra que elas proporcionam. Entretanto, o prejuízo pode ser grande, e não só pela sujeira causada pela seiva das plantas. As fezes de aves, aparentemente inofensivas, são extremamente corrosivas e podem provocar manchas na pintura em apenas um dia. Assim que perceber a sujeira, faça a limpeza. Uma receita caseira que pode ajudar é usar um limão cortado ao meio – mas lembre-se de passar bastante água logo em seguida. Para evitar ser atingido, procure estacionar em locais cobertos.
Não adie pequenos consertos

Pequenos riscos e amassados podem provocar o início da oxidação da lataria, portanto, devem ser consertados o mais cedo possível. Nos casos mais leves, procedimentos como micropintura, martelinho de ouro e mesmo o polimento costumam resolver. Outra opção é utilizar o Elimina Riscos, que remove riscos superficiais e pequenas manchas na pintura, além de manchas em vidros automotivos.

 

pintura-elimina-riscos

 

Para os casos mais graves, recorra a oficinas especializadas em funilaria. Ao procurar uma, avalie se o ambiente é limpo, a organização dos funcionários e o histórico de trabalhos. Outra característica que pode afetar a qualidade do serviço de repintura é a disponibilidade de estufa, na qual o carro pode secar à temperatura apropriada e em local livre de poeira.

 

A Tuning Parts tem vários acessórios para carros. Veja nossos produtos e dicas para personalizar seu veículo.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.