5
jul
2013

5 acessórios para personalizar seu carro

A palavra inglesa “tuning” significa “afinação” e dá nome a carros modificados por seus donos, muitas vezes mais pela estética do que pelo desempenho do veículo. O lançamento do filme Velozes e Furiosos, em 2001, fez com o que a tunagem ganhasse ainda mais admiradores e impulsionou esse mercado, tanto que alguns carros já são fabricados com algum componente modificado.

Hoje, as mudanças são aplicáveis a praticamente todos os componentes do veículo. As opções incluem pintura, adesivagem, manoplas, renovação dos bancos e tetos, uso de peças cromadas e o famoso rebaixamento, entre muitas outras. A prática é tão popular que várias cidades brasileiras já realizam campeonatos de som, tuning e rebaixados, onde são julgados a harmonia e o design dos veículos, e tem quem customize só para participar de feiras e exibições.

carro-com-acessorios

O tuning exige muita paciência para regularizar as mudanças junto ao Departamento de Trânsito (Detran), e nem todas as modificações são autorizadas. Os faróis de xenon, por exemplo, foram proibidos pelo Conselho Nacional de Trânsito e só são permitidos se vierem de fábrica.

Além disso, algumas seguradoras aumentam o valor ou não cobrem veículos modificados. Mesmo assim, nenhuma dessas dificuldades intimida os apaixonados por carros modificados, e o tuning vem ganhando cada vez mais admiradores.

Pra quem está disposto a tunar seu carro, selecionamos cinco acessórios entre os mais populares. Vale lembrar que, antes de fazer qualquer modificação, é importante se informar no Detran do seu estado sobre o que é ou não permitido.

Rodas

roda-aro-15

Estão entre as mudanças mais realizadas pelos fãs do tuning. Como a maioria dos carros tem rodas de aro 13 ou 15, muita gente gosta de substituí-los por um maior. A numeração vai até o 28 e pode ter design esportivo. Há ainda diversos outros acessórios, como calotas de vários modelos e frisos para roda.

Cromados

cromado

As peças cromadas também são muito populares. Retrovisores, maçanetas e grade dianteira são os mais populares, mas existem também molduras de lanterna e farol e aplique para porta-malas, entre outros.

Angel eyes

angel-eyes-carro

Além de mudar o tipo de lâmpada, dá para usar o angel eyes, um aro de LED colorido colocado ao redor do farol. Pode ser encontrado em diversos tamanhos e cores.

Spoiler e aerofólio

 

aerofolio-carro

 

Os dois acessórios possuem função estética e aerodinâmica. O spoiler, que pode ser dianteiro, lateral ou traseiro, melhora a estabilidade e a aderência do veículo. Se usado com as saias laterais, também melhora o desempenho do carro nas curvas. Já o aerofólio, que fica na parte traseira, reduz a turbulência causada pelo vento.

spoiler-carro

 

Se você faz parte desse grupo e também quer deixar seu carro com o seu estilo, acesse nosso site e conheça os produtos oferecidos pela Tuning Parts.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.