20
set
2014

Economizar Combustível: 15 Dicas Especiais para Poupar

Economizar Combustível

Combustível custa caro e prejudica orçamento quando o consumo ocorre de maneira exagerada. Existem técnicas e costumes que ajudam em poupar litros de gasolina ou etanol. Dirigir sem se ater a este aspecto custa caro, por vezes preço maior do que a quantia paga na parcela de financiamento ou no seguro. Leia 15 dicas especiais para economizar combustível.

1 # Evitar Arrancadas Bruscas para Economizar Combustível

Amantes de velocidade quando encontram a mínima brecha não pensam duas vezes em pisar no acelerador. Este costume, além de inseguro com o trânsito repleto de obstáculos, gera maior consumo de gasolina ou etanol.

A falta de economia ocorre porque, ao acelerar o carro, motor é forçado a conceder respostas prontas para obter alto desempenho. Regra básica: Carro quando em movimento, quanto mais velocidade, maiores os gastos de gasolina ou etanol.

2 # Tirar o Pé da Embreagem e Economizar Combustível

Aos condutores em início de carreira a tarefa é difícil, mas para economizar combustível tem que tirar o pé da embreagem. Jovens condutores possuem medo do veículo morrer e por este motivo acionam este pedal quase em todo instante, gerando prejuízo de combustível.

Especialistas indicam que, percorrer determinado trecho em 90 km/h traz maior economia no combustível (30%) ao comparar à velocidade de 120 km/h. As causas se relacionam ao aumento do arrasto aerodinâmico, típicos às velocidades altas.

3 # Calibragem e Balanceamento a Economizar Combustível

Os pneus demandam nível de pressão adequado, inclusive estepes. Quando se encontram murchos provocam desgaste de peças importantes, caso da suspensão, por exemplo.

Procure calibrar e balancear no mínimo 1 vez ao mês. Use apenas unidades dentro do prazo de validade, evite risco de estouros.

Outro ponto que não pode ser esquecido na busca por dirigir com economia no combustível: Escolha pneus de acordo com o tipo de pista na qual seu veículo percorre à grande parte do tempo.

Mercado atual fornece produtos com borrachas e desenhos especiais de acordo com a estrutura da pista: Urbana, estrada, areia, terra, entre outras.

Se atenha sempre às condições do estepe. Conheça quais cuidados necessários deste acessório ao clicar aqui e ler outro artigo informativo do blog Tuning Parts.

4 # Combustível Original

Para economizar combustível abasteça em postos que oferecem produtos originais. Como se sabe, gasolina adulterada tem baixa octanagem, o que por sua vez gera queimas rápidas, resultando em consumo além do previsto no desempenho oficial, conforme manual de proprietários.

Leia maiores informações no artigo: COMBUSTÍVEL BATIZADO: 5 PERIGOS PRINCIPAIS.

5 # Desligar motor

Grandes metrópoles são conhecidas por condições caóticas do trânsito congestionado, seja em Londres ou na cidade de São Paulo. Quando perceber que paradas demoram tempo além de 1 minuto é necessário desligar o motor para economizar combustível.

6 # Trafegar com Motor Ideal

Assim como pneus, a escolha do motor ideal também faz parte deste processo. Veículos 1.0 são ideais para economizar combustível ao tráfego na cidade, enquanto que estruturas de motorização, com maior potência, ficam indicadas ao tráfego em zonas com estradas livres.

7 # De Olho no Ar Condicionado

Apesar de pequeno, existe certo gasto ao ar-condicionado funcionar e gerar bem-estar, em principal no verão. Por causa do aumento dos roubos, há pessoas que sempre trafegam com janelas fechadas e usam este acessório.

Ao analisar sob a ótica mecânica se pode dizer que o refrigerante absorve eletricidade produzida no motor. Por este motivo, ligue apenas um pouco e quando conseguir se refrescar, desligue para evitar gasto extra.

8 # Fechar as Janelas

Se ar condicionado prejudica a economizar combustível, ficar com as janelas abertas acarreta danos consideráveis no consumo por causa do aumento de resistência ao avanço da aerodinâmica.

Não se sabe ao certo qual método faz economizar combustível em maior quantidade: Trafegar com janela aberta ou ar-condicionado ligado? Há apenas uma certeza, as duas escolhas juntas trazem gastos altos de gasolina e etanol.

9 # Troca Marcha no Tempo

Este é truque antigo, mas funciona aos veículos com transmissões manuais, reservado para motoristas experientes, que conhecem de forma profunda a estrutura de motorização.

Existem condutores que fazem troca manual sem pisar na embreagem, apenas ao ouvir o som do motor e escolher as etapas exatas às mudanças. Há mecânicos que contraindicam tal método – por causa dos riscos de danos no disco e platô da embreagem.

De qualquer maneira, além economizar, pode ser ideal aos casos nos quais cabos da embreagem quebram e motoristas não querem parar porque estão em locais desconhecidos, sem segurança.

Acione a terceira marcha quando estiver em 30 km/h, aproximadamente.

10 # Cuidado com Marcha Baixa

Trafegar com marcha alta é costume que ajuda a economizar combustível, inclusive em distâncias curtas que exigem paradas constantes, como no tráfego urbano. Acelerar na primeira ou segunda marcha exige maior eficiência do motor, ou seja – aumento no gasto de gasolina ou etanol.

Para economizar no combustível acione a terceira ou outras marchas rápidas.

11 # Cargas Inúteis

Evite cargas desnecessárias! O peso extra, além de forçar peças importantes, faz motor trabalhar em excesso a cada acelerada. Para seguir nas subidas com veículos lotados de pessoas será necessário amplo gasto de combustível.

12 # Motores Híbridos

Há veículos híbridos de vários tipos que fornecem motor elétrico. Consiste na escolha apropriada, tendo em vista a economia de combustível.

O motor elétrico se comporta de forma semelhante às estruturas convencionais, isto é, atua como gerador de corrente.

Este tipo de motor é capaz de realizar a chamada de travagem regenerativa, abrandando o veículo ao converter energia cinética. Motorização elétrica atua como gerador, aos moldes do dínamo da bicicleta.

O sistema permite economizar combustível entre 5% a 8%.

13 # Carro na Garagem

Deixe o carro na garagem, de modo principal às distâncias curtas, quando motor não fica quente e precisa desempenhar maior esforço, exigindo consumo extra no combustível.

Além de poupar dinheiro, ao deixar carro na garagem os motoristas colaboram para o bem-estar do meio ambiente. Quando há menos veículos nas ruas diminuem os gases nocivos, que seguem à atmosfera e aceleram aquecimento global.

14 # Tirar o Pé do Acelerador

Ao pisar com peso correto no acelerador e retirar o pé, seu veículo continua a trafegar sem maiores problemas em retas. Não é preciso acelerar ao extremo nas pistas com baixo fluxo e limite de velocidade.

Cada vez que se pisa no acelerador o motor precisa trabalhar com maior força. Para isto, também exige maior consumo de combustível.

15 # Óleo

Economize até 5% devido à qualidade do óleo. Com motor bem lubrificado o trabalho ocorre em baixas emissões. Tal aspecto é importante ao arranque a frio, ou às viagens curtas.

Óleos de baixa viscosidade são soluções ideais, capazes de reduzir o consumo de combustível além dos lubrificantes convencionais. Quase todos os carros Premium das grandes montadoras saem da fábrica com este produto.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)

Fonte: Thinkblue.volkswagen.com


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.