Tudo que você precisa saber sobre Abafador Esportivo
Quem não gostaria de deixar seu carro com uma característica única? Ter aquele som extraordinário ao termino da partida. Possuir um designe fora dos padrões, se distinguindo em meio à multidão. Ganhar a notoriedade sonora de um automóvel esportivo, desmantelando os padrões que o fabricante nos limita.
Os abafadores esportivos tem sido desejo de muitas pessoas, proporcionando tudo que fora citado acima. Quando falamos de abafador automotivo não podemos ficar presos a somente as melhorias estéticas – tanto visuais como auditivas – que o mesmo trará, é importante estar informado sobre o que acompanha esta mudança. Envolto neste item estão presentes desde vários benefícios até limitações que a legislação nos impõe. Acompanhe essa matéria e fique informado sobre as vantagens de adquirir esse acessório esportivo e se prevenir em relação à legislação referente a ruídos.
Abafador ou Silencioso?
Chegamos ao grande impasse, é chamado de abafador ou silencioso traseiro? Nenhuma das opções está errada, mas o mais indicado é chamarmos o acessório de Abafador por alguns motivos. O nome de silencioso traseiro é dado devido a outro componente, sendo este o silencioso (ou se preferir silencioso intermediário), que possui o foco nos ruídos de alta frequência do motor provocados pela combustão dos gases no mesmo. Já o Abafador (ou silenciador traseiro) tem a função de eliminar os ruídos de baixa frequência, logo, percebemos que ambos têm trabalhos semelhantes – só que voltadas a frequências distintas, assim sendo muito “diferentes” na prática.
Outro fator que contribui para ser chamado de Abafador é que o nome de uma peça, que trabalha em conjunto com o produto, é silencioso/silenciador, item que faz parte do produto em questão, mas pode ser removido caso seja o desejo do usuário (falaremos mais do silencioso posteriormente).
Sua Função
A função técnica é simplesmente diminuir ruídos, todavia, não estamos limitados somente a isso. Na atualidade existe uma grande valorização da estética, nossos carros deixaram de ser somente um meio de locomoção. A valorização de um ronco esportivo, como também um designe diferenciado, faz com que nossos carros sejam mais atraentes, tanto aos nossos olhos como aos olhos alheios.
A mudança para um abafador esportivo pode proporcionar um visual diferente, dando um charme a mais no veiculo e também aquele sonhado ronco que o produto original nunca proporcionaria. É claro que tudo isso será obtido sem perder sua função principal (que é muito importante para o veiculo) de amenizar os ruídos do motor.
Legislação referente a Ruídos
Todos estão sujeitos às leis de trânsito e sempre uma das maiores dúvidas, quando trocamos um acessório que altera a sonoridade de nosso veiculo, é a seguinte: será que serei multado pela alteração?
Atualmente não existe nenhuma lei voltada especificamente para abafadores, todavia, a legislação diz que os equipamentos podem ser substituídos, mas a emissão de sons não deve estar acima dos níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante. Quando falamos de empresas sérias do ramo não precisamos se preocupar com a qualidade do produto, mas sim com a instalação do mesmo. Sempre é indicado que a instalação seja feita por um bom profissional do ramo, para evitar qualquer espécie de complicação.
Infelizmente às vezes nos deparamos com o caso de sermos parados por emissão de lixo sonoro, e agora o que devo fazer? Você deve ficar atento a alguns detalhes como, por exemplo, se o agente de transito está usando algum aparelho para a medição de decibéis do som emitido. Devemos lembrar que sempre o dialogo é um bom caminho, pois pode ser somente um equivoco pela parte do agente. Como ultima solução sempre podemos recorrer à lei.
Aqui fica claro o quão importante é a utilização do silencioso que faz parte do abafador. Como o próprio nome diz, sua utilização reduz drasticamente a emissão de sons, diminuindo também as chances de que seu veiculo entre no quadro de infração da legislação de poluição sonora proposta pelos órgãos responsáveis.
Como funciona
Já sabemos sua função, agora o fato de como ele consegue executá-la ainda é um segredo. Chegou a hora de desvendarmos esse mistério, pois tudo se baseia nos materiais que constituem o abafador.
Para a absorção dos sons poluentes, que devem ser amenizados o máximo possível, o produto é normalmente constituído em três camadas. A mais interna (chamaremos de primeira camada) é formada por um tubo metálico totalmente perfurado, a segunda camada é mantida por um isolante sonoro (esse podendo variar de fabricante a fabricante, sendo muito comum utilizar um material têxtil de características de isolamento acústico). Para finalizar temos a capa térmica que contribui para a absorção do calor (evitando prejudicar algum componente do veiculo) e também na emissão de lixo sonoro, sendo constituída de aço inox ou de fibra de carbono.
Aumento de Potência
Ao trocar o abafador podemos sim ver um aumento da potência do automóvel, isso depende muito da troca do abafador. Em média a troca pode render uma diferença de até cinco cavalos, isso devido à liberação de ar diferente que cada abafador possui. É bom lembrar inicialmente os abafadores esportivos não foram desenvolvidos para o aumento de potência do veiculo, mas para produzir um ronco esportivo. O ganho de cavalos foi somente uma consequência… Uma consequência muito interessante!
Qual o melhor produto para meu carro?
Qual é seu gosto? Existe uma grande variedade de abafadores diferentes, com acabamento em aço inox ou fibra de carbono, de variados tamanhos e com ponteiras distintas. Nós da TuningParts recomendamos o Abafador Compacto em Aço Inox da Luzian, sendo um ótimo produto e tendo boa aceitação no mercado.
Caso deseje saber mais Sobre o Abafador Compacto em Aço Inox da Luzian o produto está à venda no site da TuningParts, estamos disponibilizando o link direto para o produto aqui.
Também estamos disponibilizando outro acesso direto aos Abafadores disponíveis no site aqui.
Instalação do Produto
Contamos com um vídeo de instalação do Abafador de Aço Inox da Luzian em um HB20, confira o vídeo no link abaixo:
Caso possua alguma duvida em relação ao escapamento, disponibilizamos uma matéria explicando a função do sistema de escapamento.
Gostou da Matéria?
Ficou com alguma duvida?
Compartilhe sua opinião sobre o abafador esportivo nos comentários!
[…] pode acompanhar a matéria sobre abafador esportivo no blog a Tuning […]
Olá, adorei a matéria. Comprei um Abafador Luzian, gostaria de saber se preciso tirar o intermediário do meu carro quando instalar o luzian
@Cayo Dias:
Tudo bem? Não é preciso tirar o intermediário.
Abafadores esportivos causam perda de torque em baixa rotação?
@João Paulo:
Tudo bem? Não perde, pode ficar tranquilo.
se eu tirar o intermediario o som fica mais alto ?
Na matéria diz, que consequentemente o motor ganha alguns cavalos de potência.
Então, posso jugar que o consumo de combustível é maior com abafador esportivo??
@Anderson:
Tudo bem? Ele não aumenta o consumo do combustível, porém quando você ouvir o ronco, consequentemente você vai pisar mais no acelerador (de tão empolgado), e assim consume mais 🙂
Se tive mais alguma dúvida, é só chamar.
Ola boa noite! O aumento de potecia tambem existe em carros turbo? desde ja obrigado!
@Oliver q:
Tudo bem? Pode aumentar 2 ou 3 cavalos de potência.
Olá’ muito boa a matéria, gostaria de saber qual ficaria bom em meu carro.. ford fusion 2.5 2010.. quero com “atenuador” estava pensando em compra o de (SAÍDA 3POL) E (ENTRADA DE 2,5) e corpo de 4 polegada..
Quero um ronco grave mais não como se estivesse sem escape.. e que em baixa fique gostoso de anda.. aguardo sua resposta..
@Rafael Soares:
Tudo bem? Tenho o LA02, ele é muito bom. Esse vídeo vai te ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=abr9UbPw3nE
Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.
Tenho um Hb20s 2016 e gostaria de saber se ao trocar o abafador original por um esportivo a risco de perder a garantia?
@Lucas:
Tudo bem? Sim, perde a garantia do escapamento.
Tenho um fusion 2.5 2011/2012. Coloquei um abafador esportivo mas a ressonância ficou muito alta. O que devo fazer??? Existe alguma marca de abafador recomendado para ele???
@Frederico Nascimento:
Tudo bem? Qual o abafador você colocou? Modelo e marca.
Olá bom dia.
Queria instalar um desses em um New Civic 2.0.
Quais as especificações do abafador que devo comprar ? Será que vai precisar cortar para-choque ? Vai haver algum ganho de potência quando combinado com filtro de ar esportivo ?
Obrigado, abraço
@Paulo César:
Tudo bem? Para o seu carro indico os abafadores grandes, e indico o LA06: https://www.tuningparts.com.br/abafador-aco-inox-grande-ponteira-burned-tipe-luzian-la06b.html?_pid=5FzGynn
Só com o filtro esportivo, você o carro ganha cavalo de potência.
Tenho um HB20 2016 1.6 , qual abafador vocês indicam para deixar com um ronco bom??
Tenho uma jetta variant 2.5
Qual seria o mais indicado?
Queria o sim mais alto
@Leandro Sudario:
Tudo bem? Indico esse abafador: https://www.tuningparts.com.br/abafador-aco-inox-grande-luzian-la07b-cannon.html?_pid=z1RrMpn
Muito bom a matéria
Olá
meu Hb20 é zero não fez nem a primeira revisão. Se for instalo o abafador eu perco garantia?
Olá tudo bom? Gostaria de saber se o resultado é bom em carros carburados, tal como um Voyage 91 quadrado que eu tenho, obrigado! Aguardo resposta.
olá bao tarde. tenho um siena EL 2013/2013. qual o abafador esportivo que vc me indica?
Wanderley, blz? Indico o LA01: https://www.tuningparts.com.br/abafador-aco-inox-luzian-compacto.html?_pid=GKvxKyh
Se alterar o silencioso intermediário do carro o consumo dele almentera. Estou querendo colocar um escape bananinha no lugar do silencioso intermediario. Posso ter problemas no carro futuramente
Gostaria de tirar o abafador intermediário e por um cano. O carro é um jetta 2.0 tsi, queria saber se o ronco fica agradável e o principal, se perde a garantia fazendo essa pequena mudança. Obrigado
Bom, gostaria de saber qual é o modelo apropriado para o gol g5 1.6?
Onrigado!
Vitor, blz?
Indico o abafador compacto, esse: https://www.tuningparts.com.br/abafador-aco-inox-luzian-compacto.html?_pid=GKvxKyh
Comprei um silêncioso para o meu carro mas oq está no meu carro tem o dobro do tamanho oq vai acontecer se eu colocar esse menor
Ola ,todos os modelos sao aprovados pela vistoria anual realizada pelo detran?????
Boa noite, possuo um Polo hatch 2007 1,6 comfortline. Admiro muito os carros tunados, mas sempre na total legalidade. Meu Carro não é rebaixado, mas tenho minhas personalizações, como peça pintadas, faróis de máscara, grades esportivas etc. Gostaria de adquirir um abafador, mas com toda certeza do mundo que passaria em qualquer vistoria ou blitz de rua.
Ps: Vocês entregam em Armação dos Búzios, RJ?
Marcelo, blz?
Sim, entregamos na sua cidade.
Boa tarde gostaria de saber de voces qual estabelecimento em Belo Horizonte onde possa colocar meu abafador esportivo q comprei com voces,Obrigado…
Dentre os modelos da Luzian, como saber qual ficará com um ronco mais grave …? (ja vi alguns que ficam com som estalado.. metalizado)
obrigado.
David, blz? Depende do carro e da motorização.
Mas quanto maior o abafador, mais ele vai abafar o som, porém mais baixo que o abafador pequeno e médio.
o ganho de potencia é em alta rotação? e em baixa rotação o motor perde torque?
muito boas estas esplicaçoes
Boa tarde, qual o recomendado para o jetta 2.0 tsi, o LA 04 ou o LA 08?
Alex, tudo bem? Você pode colocar qualquer um dos 2.
olá, bom dia. tenho um Chevrolet Sonic 1.6 16v 2013, e tenho um duvida. qual abafador ficaria melhor no meu carro? qual a diferença do abafador compacto e o grande? o tamanho do abafador altera o ganho de potencia ou muda o ronco esportivo?
Olá boa noite.Gostaria de saber quanto maior a polegada, maior será o ronco? Ou como funciona?
Tenho um Toyota Etios 1.5 XLS 2013 Hatch. Qual você recomenda para maior ganho de potência. O barulho em si fica em segundo plano.
Bom dia,
meu carro é um uno vivace 1.0, e eu gostaria de instalar um abafador esportivo, mas eu não quero que fique um som mais aberto, eu queria ficar com um som mais grave.
Então minha dúvida é, onde eu devo colocar o abafador para ele ficar com um som mais grave, no intermediário ou no final.
Deixa eu perguntar, já q vc explicou sobre abafador esportivo, eu tenho um uno ao retirar o abafador traseiro ele fica com barulho esportivo caso eu use o escapamento direto aumentará muito o consumo
Gostei muito. Então possuo s10 ano 2009, e gostaria de saber no caso, se preciso instalar também abafador intermediário?