18
mar
2015

Tudo que você precisa saber sobre Abafador Esportivo

Quem não gostaria de deixar seu carro com uma característica única? Ter aquele som extraordinário ao termino da partida. Possuir um designe fora dos padrões, se distinguindo em meio à multidão. Ganhar a notoriedade sonora de um automóvel esportivo, desmantelando os padrões que o fabricante nos limita.

Os abafadores esportivos tem sido desejo de muitas pessoas, proporcionando tudo que fora citado acima. Quando falamos de abafador automotivo não podemos ficar presos a somente as melhorias estéticas – tanto visuais como auditivas – que o mesmo trará, é importante estar informado sobre o que acompanha esta mudança. Envolto neste item estão presentes desde vários benefícios até limitações que a legislação nos impõe. Acompanhe essa matéria e fique informado sobre as vantagens de adquirir esse acessório esportivo e se prevenir em relação à legislação referente a ruídos.

 

Abafador ou Silencioso?

Chegamos ao grande impasse, é chamado de abafador ou silencioso traseiro? Nenhuma das opções está errada, mas o mais indicado é chamarmos o acessório de Abafador por alguns motivos. O nome de silencioso traseiro é dado devido a outro componente, sendo este o silencioso (ou se preferir silencioso intermediário), que possui o foco nos ruídos de alta frequência do motor provocados pela combustão dos gases no mesmo. Já o Abafador (ou silenciador traseiro) tem a função de eliminar os ruídos de baixa frequência, logo, percebemos que ambos têm trabalhos semelhantes – só que voltadas a frequências distintas, assim sendo muito “diferentes” na prática.

Localizacao do abafador

Outro fator que contribui para ser chamado de Abafador é que o nome de uma peça, que trabalha em conjunto com o produto, é silencioso/silenciador, item que faz parte do produto em questão, mas pode ser removido caso seja o desejo do usuário (falaremos mais do silencioso posteriormente).

 

Sua Função

A função técnica é simplesmente diminuir ruídos, todavia, não estamos limitados somente a isso. Na atualidade existe uma grande valorização da estética, nossos carros deixaram de ser somente um meio de locomoção. A valorização de um ronco esportivo, como também um designe diferenciado, faz com que nossos carros sejam mais atraentes, tanto aos nossos olhos como aos olhos alheios.

A mudança para um abafador esportivo pode proporcionar um visual diferente, dando um charme a mais no veiculo e também aquele sonhado ronco que o produto original nunca proporcionaria. É claro que tudo isso será obtido sem perder sua função principal (que é muito importante para o veiculo) de amenizar os ruídos do motor.

 

Legislação referente a Ruídos

Todos estão sujeitos às leis de trânsito e sempre uma das maiores dúvidas, quando trocamos um acessório que altera a sonoridade de nosso veiculo, é a seguinte: será que serei multado pela alteração?

Atualmente não existe nenhuma lei voltada especificamente para abafadores, todavia, a legislação diz que os equipamentos podem ser substituídos, mas a emissão de sons não deve estar acima dos níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante. Quando falamos de empresas sérias do ramo não precisamos se preocupar com a qualidade do produto, mas sim com a instalação do mesmo. Sempre é indicado que a instalação seja feita por um bom profissional do ramo, para evitar qualquer espécie de complicação.

Infelizmente às vezes nos deparamos com o caso de sermos parados por emissão de lixo sonoro, e agora o que devo fazer? Você deve ficar atento a alguns detalhes como, por exemplo, se o agente de transito está usando algum aparelho para a medição de decibéis do som emitido. Devemos lembrar que sempre o dialogo é um bom caminho, pois pode ser somente um equivoco pela parte do agente. Como ultima solução sempre podemos recorrer à lei.

Aqui fica claro o quão importante é a utilização do silencioso que faz parte do abafador. Como o próprio nome diz, sua utilização reduz drasticamente a emissão de sons, diminuindo também as chances de que seu veiculo entre no quadro de infração da legislação de poluição sonora proposta pelos órgãos responsáveis.

Silencioso

*Imagem mostrando o Silencioso removível.

 

Como funciona

Já sabemos sua função, agora o fato de como ele consegue executá-la ainda é um segredo. Chegou a hora de desvendarmos esse mistério, pois tudo se baseia nos materiais que constituem o abafador.

Para a absorção dos sons poluentes, que devem ser amenizados o máximo possível, o produto é normalmente constituído em três camadas. A mais interna (chamaremos de primeira camada) é formada por um tubo metálico totalmente perfurado, a segunda camada é mantida por um isolante sonoro (esse podendo variar de fabricante a fabricante, sendo muito comum utilizar um material têxtil de características de isolamento acústico). Para finalizar temos a capa térmica que contribui para a absorção do calor (evitando prejudicar algum componente do veiculo) e também na emissão de lixo sonoro, sendo constituída de aço inox ou de fibra de carbono.

 

Fabricacao abafador

 

Aumento de Potência

Ao trocar o abafador podemos sim ver um aumento da potência do automóvel, isso depende muito da troca do abafador. Em média a troca pode render uma diferença de até cinco cavalos, isso devido à liberação de ar diferente que cada abafador possui. É bom lembrar inicialmente os abafadores esportivos não foram desenvolvidos para o aumento de potência do veiculo, mas para produzir um ronco esportivo. O ganho de cavalos foi somente uma consequência… Uma consequência muito interessante!

 

Qual o melhor produto para meu carro?

Qual é seu gosto? Existe uma grande variedade de abafadores diferentes, com acabamento em aço inox ou fibra de carbono, de variados tamanhos e com ponteiras distintas. Nós da TuningParts recomendamos o Abafador Compacto em Aço Inox da Luzian, sendo um ótimo produto e tendo boa aceitação no mercado.

Caso deseje saber mais Sobre o Abafador Compacto em Aço Inox da Luzian o produto está à venda no site da TuningParts, estamos disponibilizando o link direto para o produto aqui.

Também estamos disponibilizando outro acesso direto aos Abafadores disponíveis no site aqui.

 

Diversos Abafadores

 

 

Instalação do Produto

Contamos com um vídeo de instalação do Abafador de Aço Inox da Luzian em um HB20, confira o vídeo no link abaixo:

Caso possua alguma duvida em relação ao escapamento, disponibilizamos uma matéria explicando a função do sistema de escapamento.

 

Gostou da Matéria?

Ficou com alguma duvida?

Compartilhe sua opinião sobre o abafador esportivo nos comentários!



COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *