5 marcas extintas de carros que deixam saudades
Paixão é amor ardente e que deixa saudade. Sentimento que muitas vezes fica mais latente quando o objeto da paixão já se foi e não tem como mais encontrá-lo. A paixão por carros passa por esse mesmo caminho quando marcas que fizeram história são extintas. Sobra, então, as histórias.
Se você já ouviu falar de carros da Pontiac, Plymouth, Puma, Simca e Gurgel prepara-se para fortes emoções ao ler este post. Quem não conhece vai descobrir grandes momentos da indústria automotiva.
Pontiac
Tradicional por fazer carros vigorosos e potentes, a Pontiac ganhou o título de ser a primeira a produzir verdadeiros muscle cars, com o modelo GTO. Algo marcante dessa montadora era a tração traseira movida muita força com motores V8.
A empresa encerrou as atividades em 2010, lançado à época a última geração do GTO e o G8.
Plymouth
Um verdadeiro carro da família muscle car. Esses carros eram verdadeiramente sonhos de consumo para quem deseja ter um veículo todo equipado. O Plymouth era da divisão da norte-americana Chrysler. Entre os modelos mais famosos estiveram o Hemi ‘Cuda, Road Runner e o Superbird.
O último a ser produzido foi o Prowler, um hot road que foi muito criticado por conta de seu motor V8 que não atendeu as expectativas. Nas décadas de 1960 e 1970 brigou de frente com o Dodge.
Puma
Com carroceria de fibra de vidro e mecânica de DKW, o Puma surgiu como um carro de corrida. Foi concebido por Rino Malzoni no início da década de 1960. Entre 1964 e 1966 transformou-se em veículo de rua e passou a usar plataforma da Volkswagen, com motores refrigerados a ar.
Veio então o Puma GTB, em 1974, inspirado no lendário Opala. A empresa ainda produziu caminhões e fechou as portas em 1990.
Simca
A empresa surgiu depois que o empresário Henri-Théodore Pigozzi decidiu seguir seu próprio caminho após ter produzidos muitos carros para Fiat no mercado francês. Pigozzi comprou uma antiga fábrica e passou a produzir o Simca em 1934.
Imitando alguns modelos da marca italiana, o Simca teve o Cinq Simca, copiando o Fiat 500, e o Huit Simca, que fez paralelo ao Fiat 1100. O Huit ainda chegou a competir em Le Mans, conquistando sucesso e mercado. Só depois da Segunda Guerra mundial que a marca descolou dos italianos e lançou o Aronde, em 1951. Oito anos mais tarde, a produção do modelo chegou a 200 mil unidades ao ano e foi o grande sucesso da marca.
O Simca, que por aqui teve o famoso modelo Simca Chambord, foi o primeiro carro de luxo produzido no Brasil, de 1959 a 1967. Ficou famoso por ter sido usado pelo ator Carlos Miranda na série de TV O Vigilante Rodoviário e virou música da banda Camisa de Vênus. Teve motor V8 de 110hp e 140hp.
Gurgel
Não se trata de um carro potente ou moderno, mas foi uma marca genuinamente brasileira que acabou não dando certo. Fundada por João do Amaral Gurgel em 1969, só conseguiu mesmo destaque em 1988 com o modelo BR-800.
A fama criou a expectativa em seu fundador de instalar uma fábrica no Ceará, mas o projeto não vingou. Praticamente tudo era fabricação própria. O motor era o Enertron, a ar, inspirado nos da VW, de 800 cm cúbicos. O modelo mais modesto tinha 36cv.
Faltou investimento e a empresa não foi para frente e sucumbiu na história.
Esses foram carros que deixaram muita gente perdida de amor e hoje ficaram somente na lembrança. Mas talvez você ainda possa se deparar com algum por aí. Se isso acontecer, considere-se uma pessoa de sorte. E fique ligado nos próximos post, pois vamos falar de mais 5 marcas extintas, fique atento!
Já imaginou esses veículos com acessórios que existem hoje em dia? Fica o desafio, portanto. Escreva nos comentários que tipo de acessório gostaria de ver em um desses modelos.
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