16
fev
2016

Como montar um som automotivo de qualidade

Como montar um som automotivo de qualidade capaz de ganhar até campeonatos de áudio em carros? Especialistas indicam que para ter uma sonorização musical perfeita você precisa gastar entre 3 mil e 5 mil reais, contando com os custos do player.

Para a perfeição sonora dentro do automotivo os proprietários não devem investir apenas no tipo de som. Também existem outros gastos essenciais, tais como: acústica, áudio, bateria, cabos, etc.

Para tudo ficar mais simples no seu projeto vale a pena ler o texto a seguir com dicas simples e eficazes de como montar um som automotivo qualitativo.

Acústica: como montar um som automotivo

como_montar_um_som_automotivo_de_qualidade

O tratamento acústico no carro faz uma total diferença na qualidade do som. A grande missão da isolação acústica é evitar que as ondas sonoras fiquem canceladas ou travadas. De início, para economizar você pode tratar apenas das portas da frente.

As outras partes do carro, como porta-malas e teto, devem ser trabalhadas apenas a quem ambiciona disputar uma competição de som automotivo. Mas, para curtir um som de alta qualidade no trânsito urbano um tratamento acústico nas portas dianteiras já é o bastante.

Vidro duplo, mantas, jornais, espumas, enfim, existem diversos tipos de materiais disponíveis no mercado para tratamentos acústicos.

Amplificador para sons automotivos

como_montar_um_som_automotivo_de_qualidade

Outra dica de como montar um som automotivo é usar amplificador, uma forma de otimizar a sonorização do player sem fazer adaptações complexas. As melhores centrais multimídias têm saídas amplificadas ou pré-amplificadas com módulo amplificador.

Quem quer sonorização não muito explosiva, embora alta, deve investir no módulo amplificador de potência, responsável por exterminar as distorções e os ruídos perfeitamente.

O amplificador possui a particularidade de amplificar sinais baixos. Desta forma, ao aumentar apenas um nível no som do carro é possível usufruir de uma grande potência em sonorização.

Atenção, você precisa escolher o amplificador conforme a potência do som automotivo. Não adianta comprar um modelo com mais de 500 watts se o som não aguenta 100 watts.

Um bom local para colocar o amplificador é no porta-malas. Desta forma sobra mais espaço para motoristas e passageiros viajarem com segurança.

Processando o áudio no som automotivo!

como_montar_um_som_automotivo_de_qualidade

Processador de áudio é uma ferramenta indispensável na vida de quem só pensa em como montar um som automotivo qualitativo. Com este tipo de equipamento você pode diminuir o efeito de delay ao controlar a energia sonora nas caixas e nos alto-falantes.

Não se pode ignorar que grande parte dos players de luxo tem processadores embutidos, mas você também pode adquirir um processador aftermarketing e obter mais opções para processar o áudio.

Cabos para som automotivo

como_montar_um_som_automotivo_de_qualidade

Cabos RCA novos são excelentes escolhas de apoio ao som automotivo, peças indispensáveis para garantir a verdadeira fidelidade na sonorização. Incrível pensar que talvez à grande parte dos motoristas os cabos são preocupações secundárias, um enorme erro, afinal, o ótimo desempenho do som se relaciona de modo direto aos conjuntos de cabos.

De acordo com especialistas, existem 3 tipos de cabos indispensáveis para projetar um som automotivo de qualidade: (1) Alta corrente: Transmissão de energia aos módulos amplificadores; (2) Alta tensão: Ideal a emitir sinais nos módulos amplificadores externos e altos falantes. (3) Baixa tensão: Resistentes, transmitem sinais amplificados previamente.

Crossover para sons automotivos

como_montar_um_som_automotivo_de_qualidade

Como montar um som automotivo que não falha nas frequências? Para isto basta você investir em crossover. Especialistas indicam que no carro precisa haver pelo menos 3 unidades crossovers ao ajuste do áudio beirar à perfeição. O crossover objetiva fazer a divisão da frequência do som nos players.

Sons automotivos e Tweeter

como_montar_um_som_automotivo_de_qualidade

Uma dica que não falha para curtir até os mínimos detalhes das faixas agudas originadas em alta frequência. Após instalar Tweeter no seu carro você vai notar a grande diferença na qualidade sonora do player. Atenção: Instale entre a porta e o para-brisa no sentido de cancelar qualquer delay.

Subwoofer no carro

como_montar_um_som_automotivo_de_qualidade

Além de emitir frequências baixas, o subwoofer atua com eficácia na qualidade do som grave. Graças a tal recurso as batidas sonoras ficam precisas e integradas de modo completo ao sistema de áudio.

Para não prejudicar a segurança dentro do carro você precisa instalar subwoofer em uma caixa acústica grande e com tela de proteção, principalmente se a instalação acontecer no porta-malas. Desta forma é possível carregar as compras sem prejudicar o equipamento.

Bateria e sons automotivos!

como_montar_um_som_automotivo_de_qualidade

Ao considerar que cada carro possui um certo tipo de potência na bateria vale a pena ter um pouco mais de garantia na energia. Para isto você deve comprar fontes, ótimas auxiliares à economia de consumo energético do som automotivo potente.

Como montar um som automotivo com alto custo-benefício?

Visite o site da Tuning Parts e veja como montar um som automotivo com custo-benefício, afinal, este conhecido e-commerce tem os preços mais em conta para acessórios e equipamentos de áudio.

Conheça também novidades em players ao visitar nossas páginas nas mídias colaborativas: Youtube, Instagram, Facebook e Twitter.



COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jose luciano disse:

    montei um som na minha blazer e não gostei , preciso de umas dicas

  • Ayrton disse:

    Poxaa nao da ideia vey o titulo tem que ser ” como deixar seu som normal que não incomode seus vizinhos”

  • Paulo disse:

    olá, gostei muito do artigo, consegui ter um ideia de como se criar um som para carro, estarei montando um som e quando aparecer as duvidas estarei perguntando aqui, abraço!!

  • Marco Antônio disse:

    Quero um contra giros

  • Paulo disse:

    Boa tarde, amigo! Tudo bem!?
    Primeiramente gostaria de lhe agradecer pelas dicas e informações. Me foram bastante úteis. Mas, como sou ignorante no quesito som (de carro ou não). Fiquei com algumas dividas e etc..
    Gostaria de lhe pedir uma gentileza. É o seguinte; tenho o seguinte equipamento de som:
    Possuo um Fox modelo G2.
    I – Cd Player: pioneer DEH-6480BT;
    II – Duas 6×9″ TS-A6990S Ts 400 Watts (pentaxial) instaladas na tampa traseira. Estrutura de madeira.
    III – Duas 6’’ instaldas na porta dianteira (não consegui verificar o modelo exato mas é o conjunto da caixa acima).
    ÏV – 12’’ JBL GT5-12 (275RMS; 1100W). Isntalda no porta mala e selada em estrutura MDF. Somente o sub.
    V – Módulo Hurricane Punch 400 (não encontrei o modelo online pq o que tenho é antigo). Instalado na própria estrutura da selada.
    VI – (desativei as duas caixas da porta traseira)

    A maior parte desses equipamentos acima são antigos, mais de 08 anos. Gostaria de fazer um up-grade no som. O que você me aconselha a fazer?
    Para você ter uma ideia, pensei em trocar o conjunto de alto falantes (6×9” e 6”) colocar todas de duas vias. Acrescentar dois tweeter nas colunas dianteiras.
    As pioneers atuais, 6×9” e 6″ (Pioneer TS-A6990S Ts 400) estão distorcendo e o som as vezes sai sem algum agudo.
    O que você acha?
    Os modelos que pensei em comprar são:
    Pioneer Ts-m650pro 6 Polegadas 500w (par);
    Pioneer 6×9 Ts-6900pro 2vias 600w (par);
    Super Tweeter Pioneer 4 TS-B400PR0 200 W 4 Ohms (par);

    Você acha que vai melhorar sensivelmente o som? Melhor escolher duas vias ou as pentaxiais e etc.? Devo pensar em trocar o modulo? Trocar/acrescentar bateria? Devo passar as duas 6” que vou trocar/retirar da porta dianteira e passar para as traseiras? O modulo vai aguentar isso? So trocar as 6×9″ e esquecer o resto? São tantas dúvidas…

    Desde já agradeço a gentileza. Se tiver outra sugestão custo/beneficio eu aceito. Ou mesmo uma de custo similar mas superior. Com relação ao módulo… aguenta? Melhor escolher outro?
    Curto o som mais grave. Escuto mais R.A.P. and hip-hop. Mas acabo escutando de tudo.

    Me desculpa pelo número de perguntas, mas é porque estou igual cego em tiroteio. rara

    Desde já agradeço a gentileza.

    Abraço

  • PEDRO JR disse:

    LEGAL MUITO BOA AS DICAS.