8
out
2013

Os Benefícios do Freio ABS

A partir de Janeiro de 2014 todos os carros que saírem de fábrica terão que possuir freio ABS, a medida foi estabelecida pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito. O sistema ABS é considerado seguro, já que ele evita o travamento das rodas durante uma freada brusca. Vamos falar como funciona o freio ABS e os seus benefícios.

O instinto do motorista ao se deparar com um obstáculo que surge de repente na rua ou em outros lugares, é apertar o pedal do freio até o final. Nos carros que não possuem freio ABS, ao frear o carro você vai derrapar, mesmo com as rodas paradas, fazendo com que o motorista fique sem o comando do veículo. Já o carro com freio ABS devido aos seus sensores, ele evita o travamento das rodas, com isso o motorista tem mais chance de desviar do obstáculo e ter o controle do veículo, e ainda diminui a extensão da parada em 30%. Com essa diminuição na distância proporcionada pelo uso do freio ABS, acredita-se na redução no número de acidentes provocados pelo travamento antecipado das rodas. Além do ganho da segurança, o freio ABS evita que os pneus sofram desgastes desnecessários durante a freada.

 

a-diferença-do-freio-abs

 

Como Funciona o Freio ABS

O ABS (Anti-Look Braking System) que em português é Sistema de Freio Antitravamento, é um sistema que evita que a roda bloqueie. Ele é composto por sensores que monitoram a rotação das rodas e compara com a velocidade do veículo, e assim eles transferem essas informações para a unidade de controle ABS. Quando o sistema detecta que as rodas vão frear bruscamente, haverá uma interferência em milésimo de segundo do sistema. O ABS controla o freio, liberando e soltando a rotação da roda, garantindo assim que as rodas não travem e o motorista terá mais chances de controlar o veículo. Vale ressaltar que o freio ABS só é acionado, quando o condutor freia bruscamente o veículo.

 

Freio-com-ABS

 

 

Quando o freio ABS está acionado, as rodas estão no limite de travarem, é quando acontecerá uma vibração nos pedais, esta vibração é normal, isso é provocado pelo fluído do freio que é empurrado no sentido contrário. Por isso, em hipótese alguma o motorista deve retirar a pressão sobre o pedal, pois o ABS não deixará as rodas travarem.

Pista Molhada

Em testes realizados em pista molhada teve o seguinte resultado, os pneus deslizam com mais facilidade sobre a superfície, e um carro sem freio ABS a distância percorrida após a freada são de 53 metros. Já o carro com o sistema ABS alcança a distância percorrida após a freada são de 42 metros, uma diferença de quase 11 metros. Porém esses números podem variar com peso e modelo do carro.

Espero ter ajudado, caso queira acrescentar alguma informação ou opinar sobre o assunto, esse espaço foi feito para você


POSTADO EM Funções

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.