24
jun
2015

Cresce o número de radares que identificam IPVA atrasado

Aumenta o número de radares que identificam IPVA atrasado e outras irregularidades. Desde 2010 o que mais se vê no noticiário são Estados e Municípios investindo alto nos radares que identificam IPVA atrasado. Com esta medida o poder público deseja reduzir a grande inadimplência no país relacionada ao “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”.

O dinheiro dos radares que identificam IPVA atrasado vem dos pagamentos relacionados aos Impostos e das multas, majoritariamente. O tempo passa e no mesmo passo aumenta este tipo de tecnologia ao trânsito brasileiro. Confira: Radares que identificam IPVA atrasado crescem no Brasil.

IPVA

Radares que identificam IPVA atrasado

Conforme reportagem do site A Notícia, desde segunda (15/06/2015) há no mínimo 22 pontos em Joinville com radares, visto que parte dos aparelhos identifica IPVA atrasado, para a tristeza de quem tem o Imposto a pagar. Custo total do projeto ultrapassa a casa dos 23 milhões de reais!

A previsão é que até o final de 2015 exista pelo menos cem radares ao redor da cidade catarinense (26 unidades com a tecnologia de identificar IPVA atrasado), seguindo a tendência de aumento à presença de radares das principais cidades do Brasil.

De acordo com o PM, Pedro Paulo da Cruz, a evolução no número de radares que identificam IPVA atrasado representa um grande avanço, considerado que quanto maior a fiscalização menores as chances de leis de trânsito serem burladas.

Quais critérios para localização de radares?

Radares que identificam IPVA atrasado geram confusões nos pensamentos de motoristas brasileiros ao ponto de parte dos condutores não entender quais critérios utilizados para instalar o equipamento em determinado lugar.

O gerente de operações do DETRAN, Samuel Luiz Bernardes Gomes, indica que a instalação dos radares segue normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) não apenas quanto ao número de equipamentos como também aos locais a serem instalados.

De onde vem o dinheiro para radares?

O principal dos critérios ao poder público investir nos radares que identificam IPVA atrasado está no artigo 320 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9.503/1997), indicando que os valores da multa podem ser convertidos para educação, fiscalização, policiamento, sinalização e (ou) engenharia de trânsito.

Identificação: Interessante notar que os radares que identificam IPVA atrasado também podem demonstrar restrições administrativas, excesso de velocidade e se o carro é roubado. Para cada região de cobertura dos radares existe um centro de monitoramento no qual são processadas as imagens.

Radares que identificam IPVA atrasado em São Paulo

radares_que_identificam_IPVA_atrasado

A moda do poder público instalar radares que identificam IPVA atrasado começou em São Paulo, no ano de 2010, quando a Secretária Estadual de Transportes instalou mais de 40 radares para a cobertura de rodovias estaduais.

O radar, também denominado “Leitura Automática de Placas” (LAP), é testado e administrado por agentes do Departamento de Estrada e Rodagem (DER). O custo do projeto foi de R$ 7 milhões, informou o R7.

No Estado de São Paulo há diversos tipos de “Operação Radar” para identificar veículos irregulares. Em uma destas ações, na região de Presidente Prudente (SP), a Polícia Rodoviária com ajuda da Polícia Militar guinchou 11 automóveis graças ao auxílio dos “radares dedo-duro”.

Durante a operação, 11 das 17 multas de trânsito se relacionaram ao atraso de licenciamento. Um dos infratores não pagava IPVA desde o ano de 2008. O subtendente Vilson Ribeiro informou ao iFronteira que os radares autuaram com 100% (por cento) de eficiência – testados e aprovados para o trabalho nas ruas.

radares-que-identificam-IPVA-atrasado

Radares que identificam IPVA atrasado: Mato Grosso e Bahia

Cuiabá: Na capital de Mato Grosso a prefeitura indicou que vai operar dois radares para identificar IPVA atrasado, coibir excesso de velocidade, entre outros objetivos. Estes equipamentos devem fazer a cobertura nas vias movimentadas, tais como as Avenidas Fernando Corrêa, e, República do Líbano.

O radar tem um raio de distância equivalente em setenta metros, com capacidade de fotografar e recolher detalhes dos veículos, de carros até bicicleta, noticiou o Mídia News.

Salvador: A capital da Bahia também não escapou dos investimentos públicos milionários em radares capazes de identificar IPVA atrasado. Desde o segundo semestre de 2014 existem unidades operando no bairro da Barra, todos com capacidade de registrar automóveis a mais de cem metros de distância. O custo total do projeto é de arrepiar: R$ 60,6 milhões, conforme divulgado no Diário Oficial.

A tecnologia dos aparelhos permite identificar quando caminhões trafegam em horários proibidos, um recurso para aumentar o nível de segurança no trânsito baiano, divulgou o Bocão News.

Agora que você já leu sobre os radares que identificam IPVA atrasado crescendo em números nas estradas nacionais, chegou a hora de visitar o site da Tuning Parts para comprar acessórios e equipamentos ao seu automóvel.

Visite também nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro do mundo automotivo: Youtube, Facebook e Instagram. Caso tenha dúvidas ou algo a dizer deixe um comentário abaixo. Até a próxima.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.