11
jul
2013

Volante esportivo: saiba como escolher o melhor para seu carro

Os volantes esportivos fazem muito sucesso entre os adeptos do tuning automotivo. Veja dicas de como escolher o mais adequado para o seu carro.

Além de incrementar a aparência interna, a peça pode melhorar a dirigibilidade do veículo, conferindo mais rapidez e firmeza nas manobras. Existem diversos modelos de volantes esportivos no mercado, com detalhes, tamanhos e preços variados. Para cada gosto e modelo de automóvel, há um volante correspondente. O primeiro passo é saber se o seu carro é de passeio, clássico, esporte, aventura etc.

Também é importante se lembrar do cubo, peça indispensável para instalação do volante esportivo e que pode ser vendida em conjunto ou separada do mesmo. Alguns volantes, além do formato diferenciado, possuem botões que podem ser usados para diversas funcionalidades, como utilizar a buzina, ligar uma luz ou acionar um Booster.

Apesar dos vários atrativos que esses volantes oferecem, a característica mais importante que se deve observar é a segurança. O volante deve ter um formato que auxilie as manobras, facilitando o manuseio do carro e garantindo a segurança do motorista e dos passageiros. Além disso, é importante pedir a ajuda de um profissional na hora da instalação do novo volante.

Vale também lembrar que, uma vez feita a alteração, o veículo pode perder a garantia, e a montadora deixará de ser responsável pelo seu funcionamento. Uma saída é realizar a  instalação na concessionária.

Para todos os gostos

As peças podem ser universais ou restritos a alguns modelos ou categorias. O volante Shutt RMX 350 – de umas das marcas mais populares no Brasil – possui design esportivo e formato que facilita a pegada. É confeccionado em alumínio naval com tratamento de superfície, possui a alma em acabamento preto e ferradura cromada. A peça é universal, mas sua instalação exige cubo adaptador específico para o veículo.

volante-shutt

Há ainda as réplicas, que costumam ser adaptáveis a diversos veículos e contam com acabamentos que, além de atraentes, são funcionais. A réplica do Gol Rallye e do Saveiro Surf é universal e tem cor prata e acabamento em couro sintético. A textura aderente dá mais firmeza à direção.

volante-rallye

Na Tuning Parts, você encontra diversos modelos de volantes e cubos. Acesse nosso site e conheça os produtos disponíveis.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Emmanuel disse:

    Vocês tem várias cores gostaria de saber se for nesse só o aro colorido porque tenho um cromo quero mudar a cor sem trocar o volante.