15
ago
2014

Você sabe o que é backfire?

A cena é relativamente comum: o carro, geralmente mais antigo, passa pela rua dando estouros bastante altos, como se fossem fogos de artifício. Quer chamar a atenção? Talvez. Trata-se de algum tipo de problema no veículo? Com certeza! Esses estouros, algumas vezes acompanhados de chamas que saem do escapamento, são na verdade o resultado de uma disfunção chamada de “backfire” (ou “retrocesso de chama”). Mas você sabe exatamente o que é e o que causa esse tipo de comportamento no veículo?

“Backfire” são explosões que acontecem dentro do escapamento do carro, decorrentes de resíduos de combustível que sobraram do processo de combustão. Esse, na verdade, é o problema: motores desregulados injetam mais combustível do que deveriam (em sistemas sem injeção eletrônica), de acordo com a capacidade de queima do cilindro, e quando a válvula de escape se abre para liberar os gases resultantes desta queima, o combustível excedente acaba queimando de forma descontrolada, provocando a explosão e liberação de chama e fumaça.

Além de ser indicativo de que há algo errado com a regulagem do carro, essas explosões descontroladas podem danificar peças importantes, como filtro de ar e coletor de admissão, se for feito de plástico. Outras peças, como sensores eletrônicos, podem também ser bastante prejudicadas pelo backfire – isso sem falar no aumento do consumo, uma vez que, o sistema passa a usar mais combustível sem aumento da performance do veículo.

Convertidos, modificados e esportivos

Engana-se quem pensa que o problema do backfire acontece só em veículos antigos, sem sistemas eletrônicos de injeção. Em carros esportivos e modificados para desenvolverem melhor performance, os estouros seguidos de chamas são resultado do aumento da capacidade de admissão de combustível, muito comum nesse tipo de carro. A grande quantidade de combustível injetada acaba indo para o escapamento, provocando o efeito de backfire.

Além disso, é bastante comum que carros convertidos para rodar com GNV (Gás Natural Veicular) tenham esse problema. Nesse caso, a velocidade de queima do combustível é menor, e se o tempo de ignição não for adiantado (como acontece com muita frequência), ocorrem as explosões.

backfire-2

Como evitar?

Para evitar problemas com backfire, vale a velha dica: é sempre melhor prevenir do que remediar. Verifique com frequência a situação das velas e de todo o sistema de ignição do carro, e troque as peças que estejam velhas, desgastadas e fora do tempo de validade – para veículos convertidos em GNV, a cada 10 mil quilômetros, e o dobro desse tempo para aqueles a gasolina ou etanol. Vale também instalar velas com maior poder de ignição e específicas para sistemas movidos a GNV.

Outras medidas importantes são: o uso de um bom variador de avanço, que corrige o ponto de ignição, a manutenção da mistura ar-combustível bem equilibrada e a regulagem do redutor de pressão e do misturador, mantendo este último bem próximo do corpo de borboleta.

O estouro e as chamas provocados pelo backfire podem até ser bem “invocados” e chamativos, mas se o seu carro apresenta esse tipo de comportamento, é necessário corrigir! Comente aqui se você já teve esse tipo de problema e discuta conosco!


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  • sergio nigro disse:

    constantemente tenho este tipo de problema, estou tentando solucionar, agora, com a troca das capas do filtro de ar e do TBI por tampas feitas em aluminio com valvulas de alivio, porem ainda sofro, menos, mas ainda sofro, velas, tampa de ditribuidor, cabos de velas e rotor ja subistitui todos, nao sei mais o que fazer

  • mats disse:

    Troque a bobina limpe o redutor do GNV w de uma boa regulada nele

  • Carlos Barreto disse:

    Percebi um detalhe, quando o hidrovácuo está com algum problema, acontece isso, também quando o anti-chama está muito sujo, uma boa limpeza no TBI também é muito importante, troca de velas e cabos.

  • Rodrigo disse:

    Bom dia meu amigo, Meu carro esta apresentando esse problema de Backfire.
    e com mt dificuldade para pegar quando o motor esta frio e apos pegar ele so funciona no GNV,
    no alcool ele parece embolar e cala, ja foi feito varios procedimentos pelo mecãnico inclusive a troca do cabo e das velas, segundo o mecãnico o scaner não acusou problema algum.

    OBS: O curioso é que o carro ficou 3 meses sem apresentar esse problema de não pegar direito pela manhã porem mt de vez em quando ele dava esse backfire mais bem mais fraco quando o motor estava bem aquecido, e agora ele voltou a acusar esse problema.
    e apos voltar esse problema o carro fica mais fraco não responde bem a aceleração quando exigida.
    CARRO Spacecross 1,6 2012.
    se alguem poder me ajudar com algumas dicas agradeço!
    grande abraço!!

  • Tenho uma grande cherokee 5.9 ano 1998 que usa alternativamente GNV.De uns dias para cá começou a produzir back Fire ,até que parou de funcionar adequadamente com GNV. Detectei que o potenciômetro de avanço da ignição está defeituoso. Pode ser ele a causa?

  • Angelo Donelate dos Santos disse:

    Já troquei 2x o coletor de admissão que é de plástico (Peugeot 306 sw break, 1.8, 16v, c/gnv), estou com medo. Ouvi falar que existe uma válvula de pressão que pode ser instalada, qual seria?

  • Sidney disse:

    Meu marea faz todo dia ate esquenta