29
jan
2016

Entenda os diferentes tipos de iluminação automotiva

Compreender quais são os diferentes tipos de iluminação automotiva é uma medida indispensável para motoristas ganharem perícia em dirigibilidade, além de ser um santo remédio contra a “indústria pública” das multas nos mais diferentes municípios brasileiros.

tipos-de-iluminação-automotiva

Diferentes tipos de iluminação automotiva fazem parte do carro para as mais variáveis funções, seja ao aumento de luz à longa distância em um trajeto escuro, ou, a sinalizar aos pedestres e outros condutores da pista.

Dirigir com segurança e consciência de cidadania requer conhecimento dos diferentes tipos de iluminação automotiva, um assunto que você vai saber ao ler o artigo a seguir.

Faróis: diferentes tipos de iluminação automotiva

tipos-de-iluminação-automotiva

Trafegar com os faróis em dia é uma normal no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Quem não usar tais equipamentos nas perfeitas condições pode receber multas ou ter a recolha de veículos. Geralmente utilizados nos ambientes noturnos, faróis objetivam tornar mais claro o caminho para a visão do condutor dentro de um carro.

Nos trânsitos mundiais cada país possui uma norma específica aos usos do farol, um dos principais tipos de iluminação automotiva. No Brasil, ao considerar as ruas mais iluminadas se requer farol baixo para não ofuscar os olhos de condutores nas vias contrárias, em horários noturnos.

Uma proposta de lei federal tramita no Senado brasileiro para legalizar o uso do farol de carros de dia. Oficialmente é permitido utilizar de forma diurna apenas nas cidades, em passagens subterrâneas ou túneis.

Vale destacar a diferença entre faróis de milha e neblina no universo dos diferentes tipos de iluminação automotiva. Os modelos de milha possuem um longo alcance maior, perfeito ao uso em estradas sem iluminação pública.

Por outro lado, unidades indicadas à neblina têm um foco mais curto e maior nos espaços próximos ao automóvel, opções perfeitas para evitar acidentes em ambientes nebulosos ou chuvosos.

Conheça 12 curiosidades sobre faróis de milha (aqui).

Tipos de iluminação automotiva: lâmpadas e lanternas

tipos-de-iluminação-automotiva

Lâmpadas e lanternas também são indispensáveis no mundo dos diferentes tipos de iluminação automotiva, presentes nas partes frontal e traseira do carro, normalmente ao lado interno de faróis.

Atenção! Jamais utilize as lâmpadas automotivas sem o auxílio dos faróis, principalmente nos ambientes noturnos, tendo em vista que a iluminação fraca aumenta as chances de colisões com obstáculos na pista.

tipos-de-iluminação-automotiva

Ao considerar as lâmpadas talvez um dos assuntos mais polêmicos no Brasil seja o uso de composições Xenon. É permitido utilizar Xenon apenas nos carros que possuem equipamento de fábrica, ajustável para promover o mínimo de danos possíveis à visão de condutores na via contrária.

Conheça mais sobre a polêmica Xenon ao clicar no link e ler outro artigo da Tuning Parts.

Vale ainda destacar a lanterna para neblina, usualmente de tom vermelho, situada em um dos lados do carro para tornar mais intensa a iluminação, e, fornecer maior fonte de luz aos veículos que seguem perto da traseira de um automóvel – acessório primordial aos ambientes escuros, chuvosos ou nebulosos.

Luzes de freio para carros

tipos-de-iluminação-automotiva

Estes tipos de iluminação automotiva são importantes para evitar colisões de veículos que seguem próximos à traseira de um carro. A cada pisada no pedal, as luzes são acionadas e os condutores de trás ficam precavidos sobre qual velocidade manter, no sentido de evitar colisões e preservar o fluxo do trânsito.

Atualmente as luzes de freio são obrigatórias nos veículos de fábrica vendidos no mercado brasileiro.

Luzes-de-ré para automotivos

tipos-de-iluminação-automotiva

Entre os diferentes tipos de iluminação automotiva se destacam as luzes-de-ré, responsáveis por sinalizar quando um veículo trafega no sentido contrário da pista para manobras legais, tais como a baliza de estacionamento, por exemplo.

Em via de regra as luzes de ré para carros devem ter tom branco, independentemente do tipo de automóvel. Não existe obrigação legal quanto ao uso no Brasil.

O infravermelho da câmera ré também é um dos tipos de iluminação automotiva. Saiba mais!

Setas: tipos de iluminação automotiva

tipos-de-iluminação-automotiva

As setas objetivam alertar que determinado carro vai mudar de faixa ou fazer uma curva à esquerda / direita. Logo que ligar o automóvel os motoristas também precisam acionar tal sinalização ao lado em que o veículo vai sair do estacionamento, medida que quando negligenciada gera infração de trânsito.

Luzes automotivas internas

tipos-de-iluminação-automotiva

Luzes de quebra-sol, pedais, porta-malas, painel e som fazem parte dos diferentes tipos de iluminação automotiva no interior automotivo. Carros modernos possuem luzes de alertas para indicar quando motoristas ou passageiros não usam cintos de segurança.

Para realizar a troca de lâmpadas internas você precisa sempre conferir antes quais são os tipos de modelos aceitáveis no veículo conforme o manual do proprietário.

Diferentes tipos de iluminação automotiva

Entre os veículos públicos ou particulares há unidades especiais caracterizadas de forma principal por causa dos diferentes tipos de iluminação automotiva à base de giro flex ou sirenes, o que inclui bombeiros, polícia, ambulâncias de hospital, etc.

Você precisa manter os variados tipos de iluminação automotiva em dia no carro para ter a segurança perfeita e não correr riscos de multas. Compre diferentes tipos de iluminação automotiva na Tuning Parts, a melhor loja brasileira de acessórios automotivos.

Conheça também as nossas páginas nas mídias colaborativas (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube).


POSTADO EM Lâmpadas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.